Nova Policlínica Naval beneficiará 71 mil usuários no Rio de Janeiro

Início da construção de nova unidade de saúde faz parte de Programa Estratégico e amplia a rede de assistência fluminense

Nova Policlínica Naval beneficiará 71 mil usuários no Rio de Janeiro

Simbolizando o compromisso da Marinha com a assistencialidade e a saúde, foi lançada, no Complexo do Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), na cidade do Rio de Janeiro, a Pedra Fundamental da Policlínica Naval Nossa Senhora da Penha. A cerimônia marcou o início da construção da nova unidade, que destaca a contínua evolução dos serviços sociais e hospitalares em busca de garantir atendimento de qualidade aos militares, dependentes e pensionistas da Marinha do Brasil (MB).

Inserida no Programa Estratégico que trata do bem-estar do pessoal e resultado de Metas Prioritárias na Área de Saúde (PROSAÚDE), a Policlínica beneficiará os usuários do Sistema de Saúde da Marinha, somando forças ao conjunto assistencial já existente, no tocante à atenção primária e secundária. Em substituição ao antigo Ambulatório Naval da Penha, a unidade deve receber 500 pacientes por dia, aumentando a rede de apoio e diminuindo o número de encaminhamentos à unidade de alta complexidade, o Hospital Naval Marcílio Dias.

Segundo o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, o PROSAÚDE visa ampliar e até construir novos equipamentos, novas Policlínicas ou ampliar as já existentes.  “A expectativa é de que a Policlínica Naval Nossa Senhora da Penha, que deve levar cerca de dois anos para construção, possa atender 71 mil usuários, que, hoje, precisam se deslocar até o Hospital Naval Marcílio Dias, consumindo um tempo maior da atividade diária. Com isso, teremos a disponibilidade de uma Policlínica de primeiro nível para receber esse pessoal, próximo às suas residências, e liberar o Marcílio Dias para atender atividades de maior complexidade, como é o seu propósito”, ressaltou o Almirante Mello.

Serviços prestados
De acordo com o Diretor do Centro Médico Assistencial da Marinha, Contra-Almirante (Médico) Paulo de Moraes Mattos Júnior, o lançamento de hoje representa uma conquista importante para o Serviço de Saúde da Marinha, pois proporcionará atendimento de qualidade, beneficiando um número expressivo de pessoas. “A região, atualmente, carece desses serviços e a Policlínica estará completa para oferecer atendimento primário e secundário de saúde em diversas especialidades”, afirmou.

Com previsão de inauguração para 2025, a nova Policlínica Naval foi projetada para oferecer, em uma área construída de 5.320m², uma ampla variedade de serviços, incluindo especialidades como Clínica Médica, Cardiologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Dermatologia, Endocrinologia e Ortopedia. Também serão oferecidos atendimentos de Odontologia, Análises Clínicas, Farmácia, Radiologia, Psicologia, Ultrassonografia, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Assistência Social.

Os atendimentos vão abranger usuários de toda a Zona Leopoldina, formada pelos bairros de Bonsucesso, Brás de Pina, Cordovil, Manguinhos, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Ramos e Vigário Geral, além da Baixada Fluminense.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/
Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com