Mineração: projeções de investimentos bilionários no setor aquecem o mercado do aço inoxidável

Mais duráveis e resistentes à corrosão, soluções à base da liga metálica, como as desenvolvidas pela Krominox, contribuem para o alto desempenho do segmento de minerais, que deve receber aportes de 64,5 bilhões de dólares até 2028

Mineração: projeções de investimentos bilionários no setor aquecem o mercado do aço inoxidável

Após vivenciar um cenário de estabilidade em 2023, com um faturamento na casa dos R$ 248 bilhões, as projeções seguem bastante otimistas para o setor da mineração do Brasil nos próximos anos. De acordo com o Ibram (Instituto Brasileiro de Mineração), no país, os aportes no segmento devem ultrapassar os 64 bilhões de dólares até 2028, alavancados especialmente pela alta demanda dos minerais críticos – como o lítio e o cobre –, amplamente aplicados nos processos de transição energética para fontes renováveis.

Segundo Marcos Ledo, Diretor Presidente da Krominox, a expansão e o índice de confiança gerados por este setor, sobretudo em virtude das boas expectativas para os próximos anos, mantêm aquecidos outros mercados, como o do aço inoxidável. A liga metálica, além de apresentar excelente durabilidade e resistência à corrosão, algo bastante presente nos processos produtivos na indústria de minérios, tem sido uma aposta certeira ultimamente, principalmente em termos de sustentabilidade.

Sentimos um forte aumento dessa demanda setorial específica nos últimos anos e, estrategicamente, estamos nos preparando para absorver essas necessidades. O aço inoxidável é comumente aplicado a tubos e tanques, assim como plataformas de perfuração, ferramentas, passarelas, e muitos outros itens utilizados no processamento dos minerais”, aponta o executivo da Krominox, que atualmente é líder nacional na produção de tubos e soluções em aço inoxidável. 

Ainda de acordo com Ledo, além de todos esses atributos de força e resistência, assim como outros segmentos, o setor mineral tem igualmente passado pela transição energética, um processo em que o uso do aço inox ganha ainda mais notoriedade. 

A mineração é uma área importante para as fontes renováveis, fornecendo insumos fundamentais para os painéis solares e a produção das baterias dos veículos elétricos. Ao mesmo tempo, o setor também busca se adaptar a esse novo cenário, utilizando energias limpas para as suas próprias operações. Por isso, a escolha pelo aço inox torna-se ainda mais relevante, afinal, estamos falando de uma liga metálica ecológica e totalmente reciclável que pode ser aplicada em diferentes etapas dessa indústria”, aponta o executivo. 

Para mais informações sobre a Krominox, acesse: www.krominox.com.br

Fonte: Rodolfo Milone
rodolfo.milone@atdcgroup.com.br

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com