Posse da diretoria “Academia Paraense de Ciências Contábeis do Pará” - período: 2024 a 2027

Coluna Luís Celso Borges - Quarta-feira

Posse da diretoria “Academia Paraense de Ciências Contábeis do Pará” - período: 2024 a 2027

Foi realizado na última sexta-feira (23), às 18h no Teatro da Paz em Belém/PA.  A solenidade de posse da gestão para o quadriênio 2024 - 2027 da Academia Paraense de Ciências Contábeis (APACIC), e posse de novos Acadêmicos. A APACIC terá  a frente os Acadêmicos: João Oliveira, Fátima Vasconcelos, Helena Taddei Miranda, Paulo Baker e Vânia Trindade Silva.

A diretoria ficou composta assim:

João de Oliveira e Silva – Presidente

Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos – Vice- presidente

Helena Taddei Souza M. Miranda – Secretária

Paulo Otávio Baker – Tesoureiro

Vania do Socorro Trindade Silva – Diretora de Programas Culturais, Biblioteca e Documentação

Após a cerimônia, foi oferecido um magnifico coquetel no Hotel Princesa Louça.

ANTAQ

Na próxima quarta-feira (28), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participa do evento sobre as práticas e desafios do ESG no setor público, promovido pela ANAC. O diretor-geral, Eduardo Nery, representará a Agência no debate, que ocorrerá às 10h, na sede da ANAC. O evento será transmitido pelo canal oficial da Agência no YouTube.

TOP 10

Porto de Santos fica em primeiro lugar no TOP 10 Portos Mais Movimentados do Brasil em 2023.

Parabéns aos trabalhadores que atuam nos mais de 55 terminais do Porto de Santos/SP.

Operação intensifica inspeções de navios de passageiros no Rio de Janeiro

No último sábado (24), a Operação “Lais de Guia” reforçou as inspeções aos navios de passageiros atracados no Píer Mauá, Rio de Janeiro (RJ). A ação ocorreu no contexto da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com a participação de militares da Marinha do Brasil (MB), em cooperação com agentes da Polícia Federal (PF), da Receita Federal do Brasil e da Guarda Portuária, e buscou garantir a segurança dos passageiros e tripulantes, além de coibir o tráfico de drogas, armas e outros materiais ilícitos.

Em um dos navios atracados no porto, a PF prendeu um homem que transportava cerca de 5 kg de cocaína, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Federal de Ilhéus. A MB contribuiu com as demais agências envolvidas, por meio do emprego de militares e cães de faro na busca por material ilícito. Na ocasião, também foram inspecionadas 8 mil bagagens.

O Comando da Operação “Lais de Guia” incentiva a colaboração de todos, com informações que auxiliem em novas apreensões, por meio dos canais de Disque Denúncia no Estado de São Paulo, pelo telefone 181, e, no Rio de Janeiro, pelo número (21) 2253-1177. As denúncias são recebidas 24 horas por dia, todos os dias da semana. (Fonte e Foto:  Agência Marinha de Notícias)

REUNIÃO DE TRABALHO

O Sindicato da Empresas de Navegação e Lacustre e das Agências de navegação do Estado do Pará (SINDARPA) realiza uma “Reunião de Trabalho com o Diretor da ANTAQ, Caio Farias”, na quinta-feira (29) às 17 horas, na sede do Sindarpa na Tv. Quintino Bocaiúva 2301 – Belém/PA. Com o tema: "Agenda Regulatória 2025/2027”.

NEWS

DENGUE - O país já soma 184 mortes pela doença confirmadas neste ano. Os dados foram divulgados na terça-feira (27) pelo do Ministério da Saúde. Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue. O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses.

SINAIS DE ALERTA - O termo dengue hemorrágica deixou de ser usado pela Organização Mundial da Saúde em 2009, uma vez que a hemorragia nem sempre está presente.

CHUVA - Acre tem 17 municípios em situação de emergência por causa da chuva. O Rio Acre está acima da cota de transbordo e, na manhã da segunda-feira (26), chegou a 15,92 metros.

IMPOSTO DE RENDA - Empresas têm até quinta-feira (29) para enviar comprovantes de rendimentos, aos seus funcionários os informes de rendimentos referentes a 2023. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras aos seus clientes.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1582837&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1582837&o=node

ECONOMIA - Dificuldade de crédito complica finanças das pequenas indústrias. O setor também cita carga tributária como problema nos últimos dez anos. A dificuldade de acesso ao crédito e a alta carga tributária têm complicado a situação financeira das pequenas indústrias nos últimos dez anos. A conclusão consta de um balanço da pesquisa Panorama da Pequena Indústria entre 2013 e 2023, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1582821&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1582821&o=node

DOAÇÃO - Um grupo de 24 famílias de pequenos pecuaristas do município de Placas, no Pará, recebeu uma doação de 209 cabeças de gado da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará). Cada família beneficiada recebeu entre 7 e 9 cabeças, o que, segundo a Emater, deve contribuir para impulsionar a segurança alimentar e o desenvolvimento rural.

FOGO - Mais de um milhão de hectares foram consumidos pelo fogo no Brasil em janeiro, segundo dados divulgados na terça-feira (27), em São Paulo, pelo Monitor do Fogo, plataforma do MapBiomas, que monitora a extensão territorial afetada por incêndios. Em termos comparativos, é como se dez estados como Sergipe tivessem sido queimados em um mês.

PREÇO - Após atingirem a casa dos R$ 148/saca de 50 kg na semana do carnaval, os preços do açúcar cristal branco voltaram a cair nos últimos dias no mercado spot do estado de São Paulo. Segundo pesquisadores do Cepea, a demanda retraída, com compradores adquirindo apenas pequenas quantidades para necessidades mais imediatas, explica o movimento de baixa nas cotações. 

QUEDA - Os preços da maçã gala seguem em queda nas regiões de classificação do Sul. Segundo pesquisadores da equipe Hortifruti/Cepea, a pressão vem do aumento da oferta, em meio ao avanço da colheita nos pomares e do processamento das classificadoras. 

SOJA - Os contratos da soja em grão registram preços mais altos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado estende o tom positivo da segunda-feira. O grão é sustentado por um movimento de cobertura de posições vendidas por parte dos investidores e pelas expectativas de menor produção no Brasil, maior exportador da oleaginosa. O clima adverso em partes produtoras do país afeta as estimativas de rendimento desta safra.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo (JESUS TE AMA).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/Safras, Ascom/PortoSantos, Ascom/ANTAQ e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com