30 anos - Henvil Transportes

Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

30 anos - Henvil Transportes

A Henvil Transportes Marítimos iniciou suas atividades em abril de 1994 com transporte de veículos e passageiros na cidade de Bujarú /PA por meio de concessão do Governo do Estado para prestação de serviços, tornando-se, assim, o único meio de transporte da comunidade deste município.

Devido à caminhada de sucesso, responsabilidade e influência no desenvolvimento de uma região, conquistou outras travessias, como: São Domingos do Capim (1994), Inhangapi (1996), Icoaraci/Camará, Salvaterra/Soure, Salvaterra/Cachoeira do Arari, Belém/Arapari (2000).

Ao longo dos 30 anos, além do transporte de veículos e passageiros já oferecidos, a empresa Henvil Transportes deslanchou no cenário paraense, agregando serviços, tais como: Transporte Terrestre, Marítimo (Municipal, Intermunicipal e Interestadual) e/ou Fluvial de Petróleo, seus Derivados e Álcool e Agenciamento de Transportes de Cargas Rodo fluvial. 

Hoje a empresa atua no estado do Maranhão com Excelência no transporte marítimo e fluvial de cargas, veículos e passageiros à Ponta da Espera e Cujupe/MA.

Missão

Oferecer transportes marítimos e terrestres eficientes e seguros, por meio de uma equipe treinada, motivada e especializada, sempre focando as necessidades do cliente, e priorizando o desenvolvimento das regiões atingidas pelos nossos serviços com qualidade, satisfação e competência.

Visão

Ser referência em viagens hidroviárias, promovendo o desenvolvimento econômico e social da população. Agregando valor aos nossos clientes e colaboradores; visamos ampliar nossa participação no mercado, investindo em equipamentos e tecnologia e na satisfação pessoal dos nossos funcionários, num processo de desenvolvimento continuo.

Valores

Ética, Responsabilidade, Segurança, Eficiência, Satisfação do Cliente, Aperfeiçoamento contínuo dos processos e colaboradores sustentam o compromisso da nossa empresa. “São diferenciais que a Henvil pratica ano a ano, razão de sermos sempre agraciados pela Marinha do Brasil como a empresa de transporte aquaviário com maior grau de competência e segurança”.

ATENDIMENTO AO CLIENTE - (91) 3249-3400 – (91) 98029-4800 - contato@henvil.com.br – site: henvil.com.br

DRAGAGEM

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) assinou, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) contrato de dragagem de trecho da hidrovia do Rio Amazonas.

O contrato abrange, além de dragagem de manutenção, a sinalização náutica do trecho entre Manaus/AM e Itacoatiara/AM da hidrovia.Estavam presentes no ato, o diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; a secretária-executiva da pasta, Mariana Pescatori; e o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes.

MORREU NO RIO DE JANEIRO O ALMIRANTE KARAM O ÍCONE DA MARINHA DO BRASIL

O Brasil se despediu na sexta-feira (6), do Almirante de Esquadra, ex-Ministro da Marinha (1984-1985) e submarinista, que dedicou mais de 80 anos à Força Naval.
Alfredo Karam é filho de Fouad Karam e Latife Jabor Karam. Na cidade do Rio de Janeiro fez o curso primário no Colégio Santa Teresa de Jesus e o secundário no Colégio Militar. Já na Escola Naval, em 1941, assentou praça de aspirante; formando-se em 1945 com o posto de guarda-marinha, ainda em 1945 fez o curso de tática anti-submarinos.

Nos Estados Unidos especializaou-se em submarinos na United States Navy Submarine School, em New London em 1953. Logo após, de volta ao Brasil, serviu na Frota de Submarinos e na Base Almirante Castro e Silva, em Niterói/RJ. Em 1960 fez o curso básico de comando na Escola de Guerra Naval (EGN).

Foi promovido a contra-almirante em 1973 continuando à frente da Força de Submarinos até 1975, quando foi nomeado comandante da Força de Transporte da Marinha. Já em 1976 recebeu a patente de vice-almirante, no ano seguinte é nomeado chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais. É promovido a almirante-de-esquadra e eleito presidente do Clube Naval em 1981.

No inicio do ano de 1984 Karam toma posse na chefia do Estado-Maior da Armada (EMA), meses depois deixa esta chefia do EMA para assumir a pasta de Ministro da Marinha, em março de 1984. Alfredo Karam tornou-se ministro após a demissão do almirante Maximiano da Fonseca, num episódio que se processou quando da campanha conhecida como Diretas Já, pelo restabelecimento das eleições diretas para presidente da República, às quais Maximiano declarou-se favorável. Karam permaneceu neste ministério por um ano, até o fim do governo do presidente general João Batista Figueiredo, em 1985.

Durante sua carreira Alfredo Karam exerceu diversos cargos na arma de Marinha de Guerra, tais como: Comandante do Primeiro e Sexto Distritos Navais, Diretor-Geral do Pessoal da Marinha e Chefe do Estado-Maior da Armada. Em sua administração, foram criados o Instituto Nacional do Estudo do Mar, atual Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, e o Centro de Instrução e Adestramento Almirante Newton Braga, além de concluir as obras de reestruturação da Estação Naval do Rio de Janeiro, do novo Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão e do Centro Hiperbárico na Base Almirante Castro e Silva. Neste período, foram incorporados os Navios de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e os Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) empregados pelo Corpo de Fuzileiros Navais. Casou-se com Lidiane Pontes Karam, com quem teve quatro filhos, entre os quais o ator Guilherme Karam

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Na época como Capitão de Mar e Guerra, Karam presidiu a Comissão de Fiscalização e Recebimento de Submarinos, na Inglaterra, onde conheceu a Rainha Elizabeth II


O Almirante Karam e o Almirante Olsem dois submarinista

LOGÍSTICA E AGRO

ARGENTINA - Em agosto, exportações do país fecharam em US$ 2,45 bilhões, aumento de 40% ante o mesmo período de 2023. “A exportação de grãos e produtos da indústria de óleo de soja continua condicionada a um ritmo moderado de vendas e fixações“, ressaltou a CIARA-CEC. (CIARA-CEC). Na safra 2024/25, área de milho deve ser de 6,3 milhões de ha, queda de 17,1% ante a temporada anterior. Isso se deve à maior proliferação de pragas, principalmente a cigarrinha, e a seca. “Após as chuvas, espera-se que o plantio antecipado se torne mais difundido na área agrícola central”, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (Bolsa de Cereais de Buenos Aires).

BRASIL - Safra de soja 2024/25 é estimada em 169,9 milhões de toneladas, crescimento de 11,8% ante a safra anterior. A área plantada deve aumentar 1,6% alcançando 46,2 milhões de ha. “O crescimento de área é menor que os últimos anos, devido à expectativa de margens operacionais positivas mas abaixo da média observada na última década”, afirma a consultoria Céleres. (Céleres). De 1 de janeiro a 31 de agosto, mais de 131 mil focos de queimadas foram registrados no país, alta de 48% ante o mesmo período de 2023.  Em agosto, focos de incêndio chegaram a 68 mil, pior resultado desde 2010, com cerca de 90 mil. Até o dia 26, cerca de 167 cidades já declararam situação de emergência e mais de 4 milhões de pessoas foram afetadas pelos incêndios. Dos estados que decretaram emergência, destacam-se SP (51), MS (35), AC (22), etc. (Inpe). País vive a pior seca já registrada desde 1950. Cerca de 58% do território brasileiro está sendo afetado, correspondendo a 5 milhões de km². (Cemaden).

PERU - Governo fornecerá US$ 887,9 milhões para os setores agrícola e de irrigação em 2025, aumento de 19,6% do que havia sido investido em 2024. “Trata-se de um número recorde de recursos alocados ao sector agrícola face aos últimos cinco anos, o que revela a prioridade que o Governo atribui à promoção das atividades agrícolas”, disse Ángel Manero, ministro da Agricultura. (Midagri).

COLÔMBIA - Custos de produção do arroz aumentarão 4% devido ao preço do diesel. Com o aumento do ACPM (indicador de preços relacionado ao óleo diesel), os custos de produção são impactados, por usar maquinários que utilizam esse combustível. “Um hectare de arroz consome de 24 a 25 galões de diesel. Isso entre tratores e outros, então o preço é repassado para os custos de produção, que aumentarão 4%”, disse Rafael Hernández, presidente da Fedearroz. (Fedearroz).

INAUGURAÇÃO - A Rumo Logística (Grupo Cosan) irá inaugurar na terça-feira (10), o primeiro terminal rodoferroviário da Ferrovia Norte-Sul que foi criado após a conclusão da linha. Trata-se do Terminal de Alvorada (TO), construído pela concessionária ferroviária em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS e que terá capacidade para movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas de grãos (principalmente milho e soja) por ano. O evento terá a participação do ministro dos Transportes, Renan Filho. 

ASSAÍ NO NORTE - O Assaí inaugurou o seu primeiro centro de distribuição no Amazonas para fortalecer a expansão no Norte brasileiro. Segundo a companhia, a nova unidade ajudará a melhorar o alinhamento de compras com a indústria e reduzir riscos de desabastecimento, além de enfrentar melhor os desafios causados pela estiagem, consequência das mudanças climáticas.

QUEIMADAS - Ao menos 231,83 mil hectares de lavouras de cana-de-açúcar foram atingidos pelos recentes incêndios registrados no interior de São Paulo. As empresas com os números já contabilizados representam mais de 75% da produção paulista de cana-de-açúcar.

SOJA EXPORTAÇÃO - As exportações brasileiras da soja recuperaram o fôlego em 2024 e já superaram os volumes registrados no mesmo período do ano passado. No entanto, o cenário para o óleo de soja segue negativo, mantendo a tendência de baixa verificada no primeiro semestre deste ano.

REDUÇÃO - A pressão do greening no cinturão citrícola do estado de São Paulo em 2023 foi 54% menor neste ano em comparação a 2023, conforme levantamento divulgado na sexta-feira (6) pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus). O documento destaca como motivos as medidas de controle mais eficazes, a melhoria das práticas agrícolas e as temperaturas mais altas para a desaceleração da doença.

BOI GORDO - O mercado físico do boi gordo encerrou a semana com preços firmes. O viés ainda é de alta no curto prazo, considerando o encurtamento das escalas de abate em um momento de demanda muito positiva para a carne bovina.

BOI EXPORTAÇÃO - O resultado das exportações ainda sinaliza para embarques recorde na atual temporada, da mesma maneira que a demanda doméstica também conta com avanços em um momento de baixo nível de desemprego.

CÂMBIO - O dólar comercial encerrou a sessão em alta de 0,35%, sendo negociado a R$ 5,5914 para venda e a R$ 5,5893 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 5,5289 e a máxima de R$ 5,6010. Na semana, a moeda teve desvalorização de 0,73%.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na terça-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Agência/Safras, Agência/MB, Canal Rural e Agri/Brasilis.

Por: (LCN) Luís Celso News

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