Supergasbras amplia etanol para veículos e testa alternativas para frota pesada
Em agosto de 2024, a empresa iniciou um projeto-piloto no Rio de Janeiro com quatro caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás

A Supergasbras está implementando mudanças na frota para reduzir as emissões de CO2. A empresa adota combustíveis de menor impacto ambiental e amplia iniciativas para tornar suas operações logísticas mais eficientes. A companhia prioriza o uso de etanol nos mais de 600 veículos leves, incluindo compactos e SUVs. Atualmente, 98,4% do abastecimento desses automóveis utiliza etanol, combustível derivado da cana-de-açúcar. “Desde 2021, quando a iniciativa foi implementada, a empresa já evitou a emissão de 8.030 toneladas de CO2. Se os veículos fossem abastecidos exclusivamente com gasolina, as emissões de CO2 da companhia seriam pelo menos 8% maiores a cada ano”, disse a gerente de Biocombustíveis e Sustentabilidade da Supergasbras, Priscila Maziero. A meta para 2025 é alcançar um índice de abastecimento acima de 99,5%.
Em agosto de 2024, a empresa iniciou um projeto-piloto no Rio de Janeiro com quatro caminhões movidos a uma mistura de diesel e biogás, sendo dois para transporte de GLP envasado e dois para transporte a granel. Esses veículos representam 0,6% da frota pesada, e os primeiros resultados indicam uma economia média de 15% no consumo de combustível. A expectativa é que cada caminhão reduza entre 15% e 30% das emissões de CO?. “Se os testes confirmarem a viabilidade da tecnologia, o plano é expandir o projeto para mais 10 caminhões em 2025, elevando a participação dessa solução para 2% da frota pesada. No entanto, a disponibilidade de biogás nos postos ainda é um desafio para uma adoção em larga escala. Por isso, seguimos diversificando as opções de combustível, avaliando diferentes tecnologias para tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis”, explicou Maziero.
A empresa também incorporou o primeiro caminhão elétrico para transporte de GLP a granel do mundo. Em dois anos, essa tecnologia resultou na redução de 2 toneladas de CO2 por mês. Em 2025, a frota elétrica será ampliada com novos caminhões para substituir parte dos veículos do canal de venda direta envasada. Com essa ampliação, 39% dessa operação será realizada com veículos elétricos, representando 8% da frota total de pesados. Desde 2021, as mudanças na frota resultaram na redução de mais de 3.700 toneladas de CO2, evitando um aumento de 18% nas emissões. A transição para veículos sustentáveis também trouxe redução de custos, com economia estimada de 24% no custo total por caminhão, considerando menores gastos com diesel, manutenção e aluguel dos veículos.
Fonte: Redação - Mundo Logística
Por: Luís Celso News
luiscelsonews@gmail.com
(91) 3212 1015 - 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook