Negócios focados em serviços e inovações para a área de RH avançam
Aumento das oportunidades no segmento está relacionado principalmente com a evolução tecnológica

O constante surgimento de novas tecnologias, aliado ao aprimoramento contínuo das ferramentas já disponíveis no mercado, tem criado um ambiente repleto de oportunidades. Esse cenário impulsiona o surgimento de negócios voltados para soluções inovadoras e diferenciadas. Isso ocorre porque, diante de tantas novidades simultâneas, as empresas enfrentam o desafio de acompanhar todas as mudanças. Como resposta estratégica, muitas optam por estabelecer parcerias com essas novas marcas, aproveitando suas expertises para se manterem competitivas e atualizadas.
Este movimento tem ganhado destaque no setor de Recursos Humanos. De acordo com mapeamento da Liga Ventures, consultoria de inovação, atualmente no Brasil existem mais de 490 HRTechs, ou seja, startups que nasceram com a missão de solucionar problemas do setor de RH. Entre os focos destas empresas estão: processos seletivos, vagas, engajamento dos colaboradores, gestão de processos, saúde ocupacional, bem-estar, inclusão e diversidade, avaliação de desempenho, onboarding e offboarding, cultura, etapas admissionais, entre outras.
Além disso, segundo dados da Fortune Business Insights, companhia que oferece pesquisas de mercado e consultoria para empresas, em 2023, o tamanho global do mercado de tecnologia de recursos humanos foi avaliado em US$ 37,66 bilhões e deve crescer de US$ 40,45 bilhões em 2024 para US$ 81,84 bilhões até 2032. Os dados mostram como a área de RH estará cada vez mais conectada com o universo tecnológico.
A Propay é um exemplo de companhia neste cenário, atendendo dores do setor de recursos humanos e crescendo devido às demandas atuais de mercado. A empresa possui serviços e inovações focadas em folha de pagamento e integrações tecnológicas de diferentes sistemas, além de atuar como corretora de seguros e benefícios. “Atualmente temos mais de 200 clientes e cerca de 300 colaboradores, e a empresa estima crescer de 15% a 20% por ano. Essa perspectiva está relacionada tanto com o fato de estarmos avançando em serviços especializados, como pela busca cada vez maior por parte do mercado por companhias que façam tarefas essenciais da área de RH de forma mais eficiente, segura e rápida”, diz Paulo Paliarini, Diretor de Tecnologia e Marketing da Propay.
Tendências
Neste cenário, uma das tendências do mercado de Recursos Humanos, por exemplo, é a busca de um caminho que garanta um olhar mais cuidadoso em relação ao colaborador. A necessidade de que o funcionário tenha uma boa experiência faz com que seja preciso uma gestão de pessoas mais assertiva. Dessa forma, os especialistas de RH precisam de mais tempo para se dedicarem a atividades estratégicas e que envolvam a liderança, e a solução passa a ser firmar parcerias que ficam responsáveis por aquelas tarefas mais morosas e burocráticas. “O ganho em tempo é fundamental, principalmente quando falamos do setor de recursos humanos. Quanto mais os especialistas da área tiverem horas dedicadas a pensar e desenvolver ações, e estudar para otimizar a cultura dos negócios, mais vão poder garantir experiências positivas e ganhos para as companhias em performance. Retirar do segmento tarefas burocráticas e morosas que outras empresas podem fazer melhor, é sinônimo de sucesso”, afirma o Diretor de Tecnologia e Marketing da Propay.
O cenário, porém, apresenta desafios, como escolher o parceiro ideal em um contexto de alta concorrência e entender com quais tipos de empresas fechar negócios, já que existem vários tipos de companhias e nem sempre é possível investir em todos os tipos de parceiros. Para Paliarini, é fundamental entender os principais gargalos do negócio, fazer uma ampla pesquisa de mercado e estudar quais as vantagens de cada parceria a curto, médio e longo prazo. “O estudo do mercado e das empresas é indispensável para escolhas assertivas. Uma dica é conhecer cases de sucesso dos parceiros antes de investir em alguma companhia, e levar em conta o tempo que uma marca está atuando no mercado. Com resultados e números em mãos fica mais fácil fazer a escolha certa”, conclui.
É esperado que em 2025 as empresas da área de recursos humanos estejam cada vez mais trabalhando em conjunto para desenvolverem experiências e soluções otimizadas aos seus clientes. Unir forças em um cenário tecnológico e acelerado passa a ser um caminho de sucesso.
Sobre a Propay:
Há 25 anos no mercado, a Propay é uma das principais empresas de produtos, serviços e tecnologias do Brasil com foco em RH. Atendendo companhias dos mais diversos portes e segmentos, conta com mais de 200 clientes. Com um portfólio de soluções especializadas, foca nas principais dores do RH, permitindo que as empresas estejam à frente do que realmente importa: gerir negócios, processos e pessoas com qualidade. Com serviços compostos por soluções para folha de pagamento, integrações tecnológicas e corretora de seguros e benefícios, a Propay garante a gestão integrada de ações essenciais do departamento pessoal à organização. Atualmente a Propay conta com aproximadamente 300 colaboradores, possui abrangência nacional e serviços customizáveis, e aposta em sua expertise para ajudar os clientes nas tomadas de decisões.
Fonte: Giovana Telles
Por: Luís Celso News
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