Cerimônia de Assinatura de Investimentos Portuários e Hidroviários em Belém/PA
Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo
Na manhã da quinta-feira (21), nas dependências do Estaleiro Rio Maguari no Distrito de Icoaraci em Belém/PA. Um importante e animador evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, Governo do Pará e BNDES, em parceria com o Estaleiro Rio Maguari do maior programa de navegação interior do Brasil. Na oportunidade, foram assinados os contratos de financiamento de R$ 4 bilhões para balsas e empurradores e autorizados novos investimentos essenciais para elevar a eficiência logística do Brasil. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, incluindo colaboradores, representantes da classe empresarial e membros dos poderes executivo e legislativo em níveis municipal, estadual e federal. Entre os projetos anunciados pelo ministro Silvio Costa Filho está a construção de 400 balsas e de 15 empurradores para o transporte de minérios de ferro e manganês pelos rios Paraná e Paraguai.
Com R$ 4 bilhões em investimentos, o Governo Federal, por meio do Fundo de Marinha Mercante, financiará a construção de embarcações para a LHG Logística, braço logístico da mineradora LHG Mining, do Grupo J&F. Além disso, serão feitos investimentos nos portos de Santarém e Vila do Conde, no Pará, para modernizar os terminais e melhorar a segurança das operações.
Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari, destacou que este marco é fruto de uma política de Estado bem-sucedida: “Se estamos aqui hoje para este importante anúncio de construção de centenas de embarcações, incluindo 400 balsas e 15 empurradores fluviais — o maior contrato de construção naval assinado neste governo —, isso se deve, entre outros fatores, ao Fundo de Marinha Mercante, existente desde 1958. Só neste projeto, estamos falando de quase 10 mil empregos diretos e indiretos no Amazonas, no Pará e na Bahia, três das regiões mais carentes de empregos de qualidade no Brasil.”
O presidente da J&F Investimentos e da LHG Mining, Aguinaldo Filho, destacou que o projeto teve início há um ano e meio, quando a LHG decidiu aumentar a produção de minério de ferro, o que demandou a construção de embarcações para o escoamento do produto. “Hoje, construir essas barcaças e empurradores no exterior, em alguns casos, sai até mais barato do que no Brasil, daí a importância fundamental das linhas de crédito que possam de fato equacionar essa diferença.”
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou: “Estamos lançando hoje o maior programa da história do Brasil para a navegação interior. São R$ 4 bilhões em investimentos na construção de 400 barcaças, que irão gerar quase 10 mil empregos no país. Com isso, estamos consolidando uma agenda de desenvolvimento voltada para as hidrovias e para uma indústria limpa, fundamental para o escoamento da produção brasileira.”
O governador Helder Barbalho destacou: “Nós somos um estado que se orgulha muito daqueles que elevam o nome do Pará. Particularmente, a operação realizada aqui (Estaleiro Rio Maguari) coloca a engenharia naval e sua excelência em evidência, demonstrando a eficiência do trabalho desenvolvido neste local.”
De acordo com o MPor, os investimentos vão gerar mais de 10 mil empregos, além de garantir a ampliação do escoamento de minérios que são extraídos na cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e levados em barcaças pelas hidrovias, atravessando 2.500 quilômetros pelo Rio Paraguai até o terminal de Nova Palmira, no Uruguai.
Para o presidente da Conttmaf, Carlos Augusto Müller, o Fundo de Marinha Mercante se mostra, mais uma vez, essencial para o fortalecimento da indústria nacional, a preservação da nossa soberania e a geração de empregos para trabalhadores brasileiros nos nossos portos e hidrovias. “É importante que o Brasil busque aprimorar os mecanismos atuais de fomento à Marinha Mercante para podermos ter condições de competir, pois os países mais desenvolvidos subsidiam pesadamente esse setor e protegem os seus interesses marítimos com leis e outras modalidades de barreiras contra a concorrência estrangeira”, destacou.
No que se refere ao setor portuário, há a previsão de investimentos nos portos de Santarém e de Vila do Conde – ambos no Pará – para a modernização dos terminais e a ampliação da logística.
A construção das barcaças e empurradores será realizada ao longo dos próximos quatro anos em seis estaleiros nacionais distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. Esse projeto impulsiona a indústria naval brasileira, gerando empregos e promovendo desenvolvimento regional. Além de transformar o transporte na Hidrovia do Paraguai, o impacto desses investimentos alcança países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina, ampliando a integração econômica e logística na Bacia do Prata. Este é, sem dúvida, o maior e mais ambicioso projeto de navegação interior do Brasil, que reforça a importância das hidrovias para o futuro da logística sustentável no país e na América do Sul.
O lançamento contou com a presença de importantes autoridades, incluindo o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o Diretor-Geral da ANTAQ, Eduardo Nery; o Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes; o Secretário Nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila; e o Governador do Pará, Helder Barbalho, além de outras lideranças que prestigiaram este marco histórico para a navegação interior no Brasil.
CIDADÃO PARAENSE
Ainda na manhã da quinta-feira (21), nas dependências do Estaleiro Rio Maguari no Distrito de Icoaraci em Belém/PA no evento de assinaturas de contratos. O Diretor Comercial Sr. Fábio Vasconcelos recebeu o “Título de Cidadão Paraense”.” Depois de 41 anos da minha primeira visita ao Pará, onde moro há 25 anos, hoje recebi o título de Cidadão Paraense, das mãos do Governador Helder Barbalho, do Deputado Estadual e Secretário de Ciência e Tecnologia do Pará Victor Dias e do Deputado Estadual e Prefeito eleito de Belém Igor Normando. Na foto também o Ministro dos Portos e Aeroportos Silvio Costa filho . Fiquei muito feliz com o título, coroando minha intensa relação com o Pará”.
POSSE NO CIABA
Na segunda-feira (25), será a posse do novo comandante do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). Realiza a cerimônia de transmissão de cargo de Comandante deste centro de Instrução do CMG Marcio Braga de Souza para o CMG Rafael Teixeira Cerqueira, que será realizada ás 9 h30.
AGRO E LOGÍSTICA
NOVO TERMINAL - Com investimentos iniciais de R$ 1,6 bilhão, foi lançada, na sexta-feira (22), a Pedra Fundamental do novo Terminal de Uso Privativo (TUP) no Complexo Portuário de Suape, localizado no Litoral Sul em Pernambuco. A obra, que faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vai gerar cerca de 500 empregos diretos e 2 mil indiretos na região metropolitana do Recife.
AMPLIAÇÃO - O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve no Aeroporto de Belém/PA para acompanhar as obras de ampliação e modernização do terminal. A expectativa é superar os 4 milhões de passageiros este ano, com a meta de chegar a 5 milhões nos próximos anos.
INVESTIMENTOS - Com investimentos de quase R$ 500 milhões e com a previsão da COP-30 em Belém, a infraestrutura do local está sendo repaginada para melhorar o atendimento aos passageiros e aumentar a capacidade operacional.
QUEIJO - Um queijo fino autoral produzido no oeste do Paraná alcançou o título de melhor da América Latina e entrou para a lista dos 15 melhores do mundo, ocupando a nona colocação. O feito foi conquistado no dia 15 de novembro durante o World Cheese Awards, em Portugal. Entre os 4.784 queijos concorrentes de 47 países, o Passionata, fabricado no Biopark em Toledo, ganhou o super ouro.
PLANTIO - Em Nova Mutum, o produtor Andrey Costa Beber relatou como o atraso das chuvas encurtou em 15 dias a janela ideal para o plantio da safrinha de milho, uma situação que também se repetiu em Lucas do Rio Verde. ”Todo mundo começou mais tarde, porque não havia umidade suficiente para o plantio, e isso trouxe dificuldades na colheita e no transporte da produção”, comentou. O clima irregular também afetou a qualidade e o tempo de colheita em várias outras localidades.
CAFÉ - A Semana Internacional do Café (SIC) 2024, realizada em Belo Horizonte, foi um marco para o setor cafeeiro, que reuniu produtores de diversas regiões do Brasil com compradores de mercados internacionais. O evento, realizado de 20 a 22 de novembro em Belo Horizonte, foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
RESPOSTA A CARREFOUR - Em resposta à recente decisão de Alexandre Bompard, CEO global do Carrefour, de suspender a venda de carne bovina proveniente do Mercosul nas lojas da França, a Mesa Argentina de Carne Sustentável (Macs) emitiu uma carta oposta à postura de protecionismo comercial adotada pela rede de supermercados francesa. Segundo a carta, assinada pelo presidente da associação, Carlos David Barrios Baron, a atitude prejudica as relações comerciais e enfraquece os esforços globais por uma pecuária mais sustentável.
MACS ARGUMENTA - No documento, a Macs argumenta que a decisão de Bompard sobre a carne bovina representa um retrocesso em relação ao livre comércio, enfatizando que o protecionismo só gera maior isolamento entre os países. A associação alerta que, quando a xenofobia e o protecionismo aumentam, as nações tendem a se fechar, o que resulta em restrições não apenas comerciais, mas também de mobilidade e liberdade, o que reforça os conflitos e diminui o valor da paz mundial.
VALOR NELORE - A vaca nelore Carina FIV do Kado, de quase três anos de idade, bateu um novo recorde de valorização da raça nesta sexta-feira (22). No leilão Cataratas Collection, realizado em Foz do Iguaçu (PR), a matriz teve 25% de sua propriedade vendida à Nelore Syagri por R$ 6,015 milhões, alcançando assim a valorização total de mais de R$ 24 milhões, um recorde mundial. O leilão Cataratas Collection foi promovido por Roberto Bavaresco, da RS Agropecuária e pela família Paulo Marques e Fabiana Marques, da Casa Branca Agropastoril. O lance final da venda da porcentagem de Carina chegou a R$ 200.500 de parcela, com um total de 30 parcelas, cinco duplas e vinte iguais mensais.
Um maravilhoso e a bençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).
Fontes: Agência/Safras, Canal Rural e Ascom/MPor.
Por: Luis Celso News
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