Porto do Açu realiza 1ª operação de exportação de café

Coluna Luís Celso Borges - Edição de sexta-feira

Porto do Açu realiza 1ª operação de exportação de café
Porto Açu (divulgação)

O Porto do Açu, localizado no norte do Estado do Rio de Janeiro, realizou neste mês sua primeira operação de exportação de café em big bags. Ao todo, 15.520 toneladas das variedades arábica e conilon, vindas principalmente de produtores do sul e leste de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, foram embarcadas para Hamburgo, na Alemanha, por intermédio do operador logístico C. Steinweg Group.

Segundo o diretor Comercial e de Terminais do Porto do Açu, João Braz, o terminal tem condições de oferecer soluções customizadas e eficientes para apoiar o forte crescimento do agronegócio e da indústria brasileira. “Temos uma infraestrutura de classe mundial para viabilizar o escoamento dos diversos tipos de cargas vindos do estado e queremos contribuir para reduzir custos e ampliar a competitividade dos produtos nacionais”, afirmou.

Em 2023, o Terminal Multicargas (T-MULT) do Porto do Açu movimentou 2,1 milhões de toneladas, um aumento de 33% em relação ao mesmo período em 2022. Como um porto totalmente privado, o Açu opera no regime 24/7, sem filas de espera para atracação. Até o fim de 2024, a área de cais operacional do T-MULT terá 500 metros, com calado de 13,1 metros, e um segundo berço para operar dois navios simultaneamente. A capacidade de movimentação do terminal alcançará 2,7 milhões de toneladas ao ano. Considerando também a expansão da área de armazenagem, será possível duplicar essa capacidade de movimentação ao longo dos próximos anos, chegando a cinco milhões de toneladas. (Fonte: Mundo Logística).

VISITA DO SINAGÊNCIAS NA ANTAQ

Na quarta-feira (23), o Vice-Almirante (RM1) Wilson de Lima Filho recebeu na ANTAQ, a visita institucional do Presidente da Sinagências Sr. Fabio Rosa, acompanhado de integrantes da sua Diretoria. Na agenda temas de interesse dos Servidores da ANTAQ, o papel do Sindicato, as dificuldades orçamentárias e a falta de pessoal nas agências. Outro ponto abordado foi a importância das onze agências para o país, bem como a relevância de sua autonomia e a importância da aproximação crescente entre o Sindicato e as Agencias.

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação – Sinagências é uma entidade jurídica de direito privado, de âmbito nacional, com sede em Brasília, Distrito Federal, sem fins lucrativos e de caráter representativo dos Servidores Públicos Federais das Agências Nacionais de Regulação. Agradeçeu a gentil e esclarecedora visita.
Os servidores são o maior patrimônio de uma Agência Reguladora.

ACONTECIMENTOS

Na terça-feira (22), o SindaRio teve a honra de participar do almoço em comemoração aos 178 anos de criação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro. Foi um momento especial que reforçou a importância da segurança e da fiscalização nas águas brasileiras. O evento, liderado pelo Capitão dos Portos, CMG Luciano Calixto de Almeida Junior, destacou o compromisso da Marinha do Brasil em orientar, instruir e fiscalizar, sempre visando a segurança de todos que navegam.

Beatriz Avelar nota 10 na redação de um dos melhores cursos preparatório para o Enem em Belém/Pa. “Parabéns para a netinha da vovó e do vovô. Que você continue sendo esta netinha que dá muito orgulho para nós e para a sua família. Siga o exemplo dos seus avós Avelar e Cleide, seus bisavós Laurindo e Lúcia, seus tios Cristiano, Jane, Ci, Chulé, Carolina, Carmecy, Rubinho e vários primos e primas que são vencedores e tem vida abundante prometida por Deus e Jesus Cristo”.

Mais uma vitória do meu neto Arthur Avelar. “Hoje meus parabéns vai para o netinho da vovó e do vovô Arthur Avelar. Que você continue sendo este netinho que dá muito orgulho para nós e para seus familiares. Siga os bons exemplos de seus avós Avelar e Cleide, Valdemir e Helena, seus bisavós Laurindo e Lúcia, seus pais, tios, tias, primos e primas que são vencedores e tem uma vida abundante prometida por Deus e Jesus Cristo. Ele tirou em primeiro lugar em um dos melhores colégios de Belém, ganhando 100 % da bolsa de estudo pela 2a vez”, palavras do vovó Avelar.

A revolução do transporte aéreo no Amazonas

O Terminal de Cargas (TECA) do Manaus Airport acaba de alcançar um marco significativo: o primeiro voo de carga operado por uma empresa estrangeira em solo nacional. Graças às diretrizes inovadoras da nova portaria nº 15538 da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil a Atlas realizou uma operação exemplar, transportando 98 toneladas de insumos essenciais.

A operação destaca uma parceria estratégica com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas, o Polo Industrial de Manaus (PIM) e diversas companhias aéreas, refletindo o compromisso em impulsionar negócios cruciais para a Amazônia e para todo o Brasil. Esse passo fortalece a logística na região e também posiciona Manaus como um hub de oportunidades no cenário global, onde a colaboração e a inovação criam soluções sustentáveis e eficazes.

AGRO E LOGÍSTICA

SUSTENTÁVEL - A ZF lançou uma nova iniciativa sustentável focada na reutilização de embalagens em operações logísticas entre suas unidades de São Bernardo do Campo e Araraquara, em São Paulo. O projeto consiste em reutilizar embalagens de papelão de diferentes tamanhos, todas baseadas em pallets, que antes eram descartadas. Agora, as embalagens serão enviadas para os mercados interno e externo, inclusive exportação por via marítima.

 REDUÇÃO - A Movecta revelou que está usando Inteligência Artificial e outras tecnologias incorporadas na cabine do motorista para eliminar acidentes envolvendo caminhões. A iniciativa faz parte de um projeto experimental implantado na unidade de Lages (SC) com o objetivo de minimizar e eliminar ocorrências de trânsito. A empresa destacou que, desde que a iniciativa foi adotada no início deste ano, o comportamento inapropriado em viagens foi reduzido em 50%.

ANUNCIOU - A Bravo Serviços Logísticos anunciou a criação do “Fast Delivery”, um serviço para o setor agrícola para realizar entregas fracionadas num período de 24h a 48h.O serviço é destinado a consumidores finais que compram diretamente de produtos ou vendedores que possuem estoque na Bravo. Iniciado em 2022 e apresentado agora para o mercado, o projeto foi destacado pela companhia como uma forma de atender às demandas dos produtores rurais de forma mais rápida e eficiente. 

PLANTIO DE MILHO NO RS -  A semeadura de milho já alcança 68% da área projetada para a safra no Rio Grande do Sul, diz o boletim semanal da Emater-RS. A maior parte das lavouras do estado encontra-se na fase de desenvolvimento vegetativo (96%), e as áreas plantadas mais precocemente estão em florescimento (4%). De acordo com o órgão, para que o plantio do cedo seja concluído, ainda restam semeaduras nas regiões da Campanha e dos Aparados da Serra.

UMIDADE DO SOLO - A Emater aponta que as chuvas frequentes e bem distribuídas mantiveram a umidade do solo em níveis adequados, além da alta incidência de radiação solar durante o dia e das temperaturas amenas à noite, que favoreceram o bom estande de plantas e o elevado potencial produtivo. Segundo os técnicos do órgão, na maior parte das regiões, a adubação nitrogenada em cobertura, executada entre os estágios vegetativos V2 e V4 de 2 e 4 folhas estendidas foi concluída.

ALGODÃO - O Brasil recebeu autorização para exportar algodão em pluma, em caroço e os seus subprodutos, como farelos, torta, fibrila e óleo do Brasil para a Arábia Saudita. A notícia foi divulgada na quinta-feira (24) pelos Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE). Essa é a sexta abertura de mercado na Arábia Saudita apenas neste ano. Em março, o país passou a importar sementes de hortaliças; em agosto, aves vivas; e, neste mês, flores e feno.

LEITEIRA - Uma das maiores dificuldades da atividade leiteira é o planejamento dos investimentos. O produtor entrega o produto para a cooperativa e só fica sabendo o valor exato de quanto foi pago pelo litro em 15 dias. Agora, uma nova ferramenta validada pelo Conseleite pretende ajudar a mensurar essa remuneração de forma prévia, dando ideia de quanto o alimento vai render ao produtor.

Uma maravilhosa e abençoada sexta-feira a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: Agência/Safras, Ascom/Antaq, ascom/MPor, Mundo Logística e Canal Rural.

Por: Luís Celso News

Contatos: contato@luiscelsonews.com.br

91 98112 0021  luiscelsonews@gmail.com