Troca simbólica de Platina a bordo do navio André Rebouças

Coluna Convés principal - CLC Ricardo Monteiro

Troca simbólica de Platina a bordo do navio André Rebouças

CLC Ricardo Monteiro, 1ON Júlio, PON Dos Anjos e PON Sonia - Em singela Cerimônia realizada no Passadiço do navio “André Rebouças”, o Praticante Oficial de Náutica Kelves dos Anjos Costa teve suas platinas substituídas pelas de 2º Oficial de Náutica da Marinha Mercante, na manhã do dia 29 de Fevereiro de 2024, no porto de Bilbao - Espanha. As trocas de platinas foram apenas um ato simbólico, uma vez que o Praticante será oficialmente declarado 2ON pela Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, tendo o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) como a instituição de sua formação. O Praticante é originário de São Tomé e Príncipe. Teve seu Período de 1 Ano de Estágio completado na viagem de Angra do Reis para Bilbao, sob o Comando do colunista. No dia 1º de Março, desembarcou do navio, retornando para o CIABA. Desejamos sucessos em sua carreira e nas próximas missões de sua vida! Bravo Zulu!

PON Dos Anjos recebendo as Platinas de 2º Oficial de Náutica do CLC Ricardo Monteiro e 1ON Júlio.

CLC Ricardo Monteiro e 2ON Dos Anjos..

2ON Dos Anjos e PON Sonia, ambos de São Tomé e Príncipe.

1ON Júlio, CLC Ricardo Monteiro e 2ON Dos Anjos.

Hospital Naval e Núcleo de Assistência Social do Comando do 4º Distrito Naval promovem Ciclo de Palestras.

Excelente iniciativa das duas instituições com palestras realizadas no dia 20 de Fevereiro no Auditório do CIABA. Os temas escolhidos foram: “Riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis” (IST) e “os Perigos do uso abusivo de álcool e outras drogas”. Folders, preservativos e materiais de divulgações foram distribuídos ao final do evento.

Navio do colunista continuará em Bilbao, na Espanha.

Devido perspectivas de mau tempo, característicos no Golfo da Biscaia nessa época do ano, o navios André Rebouças teve que desatracar do Terminal do porto de Bilbao, na Espanha, para navegar, tudo isso ocasionado pelas condições meteorológicas adversas que e assolará a região atá o dia 04 de Março. Em virtude do tempo curto de operação, retornaremos para finalizar e dar a missão por cumprida.

NAVEGANDO

A IMO (International Maritime Organization) tem estudado soluções importantes para garantir que o transporte de pallets de plásticos em navios seja executado de maneira segura, com medidas para prevenir poluição no transporte marítimo. Como sabemos, é proibido o descarte desse tipo de material no meio aquaviário. Os preços para as construções de navios-tanques (petroleiros, gaseiros e químicos), sejam eles VLCC’s, Suezmax, Aframax/LR1 e Panamax/LR1, aumentaram cerca de 50% desde 2020. Como exemplo, um VLCC de cinco anos atrás que custava US$ 70 milhões, hoje está na faixa de US$ 110 milhões. A Primeira Ação Cívico-Social (ACISO) do ano de 2024 começaram com os planejamentos entre o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e o Ministério Público do Estado do Pará, em reunião do dia 23 de Fevereiro. Os municípios que contarão com o NA “Pará” serão Soure, Ponta de Pedras, São Sebastião da Boa Vista e Abaetetuba. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o Capitão de Longo Curso José Menezes Filho são bastante entusiastas da Marinha Mercante Brasileira e muito queridos pelos Alunos das EFOMM’s do dois Centros de Instruções (CIABA e CIAGA). Foi novamente sucesso o 31º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil). Diversas personalidades civis e militares foram homenageadas com Medalhas pelos relevantes serviços prestados. Amanhã se encerram as inscrições de chapas para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL). Seu atual Presidente é o Coronel Regis Lermen, que ao longo dos anos, vem realizando excelentes mandatos à frente da instituição. No próximo dia 08 de Março, haverá Assembleia Geral. Já 45ª Cerimônia da ABRAMMIL tem data marcada para o dia 28 de Junho de 2024 (Sexta-Feira) e será realizada no Forte de Copacabana, que fica na Avenida Atlântica, bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). Como sempre, será belo um belo evento, com presenças de personalidades a serem homenageadas. A matéria sobre a restauração da Corveta “Solimões” gerou muitas perguntas sobre quando retornará a ter visitas no Complexo Feliz Lusitânia. Como informamos, a embarcação passará por completa restauração para oferecer o melhor aos visitantes. O jornalista Antônio Cattete e vários amigos do ramo de imprensa já contando o tempo para o retorno do colunista a Belém, onde teremos várias interações no setor, principalmente os novos desafios que virão. Torçamos para que todos estejam bem e que Deus sempre os acompanhe. Compromisso com a verdade é o tema. Com tripulação totalmente renovada, exceto pelo colunista, o navio André Rebouças tem nova data marcada para atracação, provavelmente no dia 04 de Março, quando então finalizará sua operação e navegará com retorno ao Brasil para mais nova missão. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com