Aniversariante do Dia: Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Aniversariante do Dia: Almirante de Esquadra Alípio  Jorge Rodrigues da Silva

Almirante de Esquadra Alípio Jorge e CLC Ricardo Monteiro (colunista) - Hoje é uma data muito especial para um grande Comandante da Marinha do Brasil, de fino trato e educação: Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva. Ele que tem muitos amigos em Belém (PA) e com certeza estará recebendo os merecidos parabéns pelo seu aniversário. Entre os amigos, está o colunista, que na foto relembra o dia em que lhe entregou a placa de agradecimento do NT “Oscar Niemeyer”. O Almirante Alípio Jorge, ainda quando Vice-Almirante, comando o 4º Distrito naval pelo período de 26 de Agosto de 2015 à 26 de Julho 2017, quando assumiu o cargo de Comandante em Chefe da Esquadra. Nessa função, foi promovido a 4 estrelas, para felicidades de amigos e familiares. Também exerceu o Comando da Escola Superior de Guerra (ESG) e o Comando de Operações Navais (COM), todos com profissionalismo e dedicação, que são suas características peculiares. Atualmente é Conselheiro do Brasil na ONU. O colunista parabeniza o Almirante Alípio Jorge, desejando-lhe muita paz, saúde e esperança. Que muitos anos ainda venham pela frente.

Pelo seu especial conteúdo, publicamos mensagem de um grande amigo Comandante da Marinha Mercante.

Comandante Monteiro,

Você é um CLC vencedor. Veja suas conquistas, suas condecorações, seus méritos, suas viagens e experiências em navegar no Atlântico, Índico, Pacífico, Mar da China, atravessas os Estreitos de Málaca, Gibraltar e Magalhães. Isso é um privilégio para poucos e hoje em dia não conto nas duas mãos os Comandantes que tem essa experiência no Brasil. Assim, Monteiro, você se destaca sobremaneira. O que te desfavorece é a inveja e a implicância desses sujos da (...) que não tem caráter, são pobres e ainda conseguem enganar alguns. Não esmoreça. Você fez história a Marinha Mercante e foi escrita no mar. Essa turma aí se fe em “terra”, o por certo não merecem ostentar o título de Comandante. Escrito por uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira (sigilo o nome).

CLC Alvaro José de Almeida Júnior é homenageado pelo CCMM.

Durante o evento que celebrou os 90 Anos da Criação do Centro dos Capitães, no último dia 08 de Novembro, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, o ilustríssimo Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior recebeu o Prêmio em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à instituição. O Comandante Alvaro, por muitos anos, foi Presidente do CCMM, exercendo com o mesmo amor, honra e profissionalismo que teve a época em que embarcava. Durante sua gestão foram criadas a Bandeira da Marinha Mercante, antes não existente, o Hino da Marinha Mercante, hoje muito cantando pelos Alunos das EFOMM’s do CIABA e do CIAGA, o Livro sobre a história da nossa instituição, além de várias condecorações, como a Medalha de Mérito Naval. O seu livro, intitulado “O Mar como Destino”, conta sua vida e trajetória. A coluna parabeniza o Comandante Álvaro por seus relevantes serviços prestados à nação.

CLC Ronaldo Cevidanes e CLC Alvaro com seus Prêmios, ao lado das autoridades

ABRAMMIL realizará sua 44ª Cerimônia no próximo dia 24 de Novembro

No próximo dia 24 de Novembro, a Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL) realizará sua 44ª Cerimônia, que será no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). A Academia, além de reconhecer e homenagear personalidades civis e militares, muito tem contribuído com ações sociais e humanitárias. Na Cerimônia desse mês de novembro, um grande amigo do colunista será condecorado pela instituição, que é o Major (PMPA) Juniel Costa Maciel, Oficial de grandes serviços públicos realizados e querido na área de sua atuação.

O colunista ao lado de amigos em uma das Cerimônias da ABRAMMIL

MARÉ ALTA.

A presença dos Alunos da EFOMM, seja do CIAGA ou do CIABA, é sempre relevante e tem uma importância parte, quando participam dos eventos da Comunidade Marítima. Com certeza esses jovens jamais esquecerão dos momentos em que viveram durante o Período Escolar.

MARÉ BAIXA.

Infelizmente, tem gente que prefere arriscar, a maioria das vezes para o lado errado, do que fazer a coisa certa. E o que falar daqueles que se deixam usar apenas para evitar indisposição ou manter sua função. O mundo está mudando.

PASSADIÇO.

O grande Prático Pantoja foi agraciado com a Medalha “Amigo da Marinha”, no dia 06 de Novembro em Belém (PA). Parabéns ao colega. Agradecimentos as palavras do grande amigo Márcio Viller Preissler , que sem dúvida nenhuma é um grande profissional e de boa índole. O Coronel (PMPA) Wladmilson Godinho foi um dos grandes Comandantes da Regional de Santarém (CPR1). Hoje está na aposentadoria

NAVEGANDO

A Coréia do Sul é líder mundial em construção naval, passando a China, também considerada outra grande potência nesse setor. A pontualidade na entrega, a qualidade e a otimização da construção são alguns pontos fortes que levam muitas empresas e realizarem encomendas. Não á toa que são potências mundiais e a cada dia vem demonstrando isso. O colunista tem a grata satisfação de compartilhar com os leitores sobre o recebimento da Medalha de Mérito “OCB Peacekeepers”, com o Status Honorário de Pacificador, da Ordem dos Comendadores do Brasil. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar representeou este Comandante na Cerimônia do dia 10 de Novembro, em virtude de estar no mar cumprido uma última missão. O Chefe de Máquinas Edson Magalhães é um verdadeiro gentleman. Mesmo com a melancolia e tristeza do colunista, conseguiu arrancar breve sorriso ao escrever: “Só acho o senhor muito novo pra estar pensando em aposentadoria. Tem muito carvão pra queimar ainda”. Um grande abraço ao querido amigo e quem sabe no ano que vem estaremos embarcando juntos novamente. A Mediterranean Shipping Company (MSC), considerada a maior companhia de navegação internacional, nomeou o seu mais nome navio de “MSC Turkyie”, que é um dos maiores e mais eficiente porta-contêineres do mundo. A Cerimônia aconteceu no último dia 30 de Outubro e fez sua escala inaugural para Asyaport, na Turquia. Parabéns, MSC! Quando falo que temos que nos policiar com pessoas de duplas ou mais personalidades, não apenas afirmo por questão de ética ou de forma pessoal. Para retirar essas dúvidas, sugiro a leitura do livro “Mentes Perigosas”, da autora Ana Maria Beatriz, que fala muito casos de pessoas envolventes. O livro não ensina como evitar, e sim, dá dicas como reconhecer e proceder. A empresa Log-In Logística Intermodal pelo décimo mês consecutivo registrou lucro, com um crescimento de 12,8, conforme dados divulgados pelo setor de Comunicação Social da companhia. O lucro foi de R 40,6 milhões no terceiro trimestre. Quem sabe o colunista não estará nessa equipe em 2024, que contam com grandes comandantes. No último dia 10 de Novembro foi celebrado os 201 Anos da Esquadra Brasileira. O preparo constante, poder de fogo, tecnologia e profissionalismo no mar, no ar e abaixo da linha d’água são marcas da invicta Esquadra Brasileira que completou maus um aniversário de imprescindíveis serviços prestado ao Brsil. Viva a Esquadra Brasileira! Viva a Marinha do Brasil. O colunista transmitiu nesta data o Comando do NT “José do Patrocínio” ao Capitão de Longo Curso Abel Sabino Samca, que agora terá a missão de conduzir o timão da embarcação por pelo menos três vezes. Apesar de cumprir a missão de forma profissional, infelizmente o colunista desembarca triste, melancólico e em estado de depressão, mas tudo tem cura. As causas já são de conhecimento deste Comando. Isso estará escrito em um livro futuramente. (RM)

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br