ANTAQ vai a Porto Velho (RO) debater a concessão da Hidrovia do Rio Madeira

A visita técnica foi um convite do governo local a fim de conversar sobre o projeto de licitação

ANTAQ vai a Porto Velho (RO) debater a concessão da Hidrovia do Rio Madeira

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) foi para Porto Velho (RO), nesta semana, a convite do governo do Estado, debater o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Madeira.

A licitação é de extrema importância para o Estado, pois vai evitar o desabastecimento de combustíveis e reduzir a quase zero o risco de desabastecimento de produtos. Além disso, a via é fundamental para o escoamento da produção de grãos para Rondônia.

Na intenção de dialogar mais com os setores da economia e as autoridades locais impactados pela concessão, a ANTAQ, juntamente com a Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos, foi para Rondônia. 

O diretor, Wilson Lima Filho, representou a Agência na visita nesta segunda-feira (04). Estavam presentes ainda o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, o governador de Rondônia em exercício, Sérgio Gonçalves, e o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico do Estado de Rondônia, Avenilson Trindade.

Concessão do Madeira

A Hidrovia do Rio Madeira compreende o trecho entre Porto Velho e sua foz, abrangendo os estados de Rondônia e Amazonas, com extensão de 1.075 km. Com a concessão será possível gerar emprego e renda de maneira sustentável para a região. 

Além disso, com a garantia dos investimentos em manutenção da via será possível transportar carga por mais tempo, inclusive no período da seca, e o recebimento de embarcações maiores e com mais quantidades de cargas. Neste período, a profundidade mínima do Rio Madeira será de 3,5 metros (com um calado de 3 metros).

Com a manutenção do calado e a sinalização adequada, o transportador de carga terá um ganho de eficiência tendo em vista que as embarcações poderão trafegar à noite e com mais carga durante a seca. Com esse ganho de eficiência, a ANTAQ estima uma redução do custo das empresas de navegação em torno de 24%, frente a uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada.

Na modelagem ficou definido que somente será feita a cobrança de tarifa para a movimentação de cargas quando a concessionária começar a prestar o serviço. Em relação ao transporte de passageiros e a pequenas embarcações não haverá cobrança de tarifa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

Por: Luís Celso News

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