Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém realiza cerimônia alusiva ao “Dia das Comunicações Navais”

Coluna luís Celso Borges - Quarta-feira

Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém realiza cerimônia alusiva ao “Dia das Comunicações Navais”

A Estação Radiogoniométrica da Marinha em Belém (ERMBe) realizou a Cerimônia alusiva ao Dia das Comunicações Navais no dia 2 de abril de 2024. O dia das Comunicações Navais foi instituído pela Portaria n° 178 de 2008, do Estado-Maior da Armada, como sendo o dia 28 de março. Essa data traz à memória, a cada ano, fatos relevantes atinentes às Comunicações Navais.

Comandante do 4° Distrito Naval realiza entrega do Prêmio “Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego”

Na ocasião, foi realizada a entrega do prêmio “Vice-Almirante Tácito Reis de Moraes Rego” aos Navios destaques em atividades e procedimentos de comunicações do ano de 2023. O Comandante do 4° Distrito Naval, Vice-Almirante ANTÔNIO CAPISTRANO DE FREITAS FILHO, procedeu à entrega dos prêmios ao Navio-Patrulha “Guarujá’’, do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e ao Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Rio Xingu”, do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte. Também foram entregues os prêmios de “Operador CN Padrão” e “Operador Padrão do Posto de Monitoragem” ao 3° SG-CN Anderson FONSECA do Espirito Santo e ao CB-CN Luiz Carlos Santos QUEIROZ, militares da ERMBe que mais se destacaram no desempenho das atividades relativas às comunicações navais no ano de 2023.

Comandante do 4° Distrito Naval realiza entrega do Prêmio “Operador CN Padrão”

O Vice-Almirante Capistrano com o livro de visita.

EMGEPRON

A EMGEPRON tem investido em projetos de elevado valor agregado e de significativa participação de tecnologia nacional, como do Navio-Patrulha nacional de 500 toneladas (NPa-500BR) e da embarcação autônoma de superfície multipropósito USV SUPPRESSOR. Os referidos projetos totalizam investimentos da própria Empresa em mais de R$ 20 milhões.

O projeto NPa-500BR visa a construção dos navios em estaleiros nacionais e, como consequência, a mobilização de toda a cadeia de suprimentos, recursos e insumos no país, além de contribuir para o desenvolvimento econômico nacional, com geração de renda e empregos. Esses navios-patrulha tem capacidades operacionais múltiplas, que permitem o emprego nas atividades de Inspeção naval, Busca e Salvamento e operações navais no mar, especialmente na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), para a proteção da Amazônia Azul®.

O projeto USV SUPPRESSOR é o primeiro do mercado de defesa brasileiro e da América Latina com a finalidade de realizar a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no país. O SUPPRESSOR proporciona inovação tecnológica à capacidade operacional em atividades complexas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, além disso apresenta emprego dual (civil e militar), tanto no setor de Defesa e Segurança Marítima, como no setor de Segurança Pública e de Pesquisa Oceanográfica. (Fonte: Asc/Emgepron).

PREMIAÇÃO

O Sistema Colégio Militar do Brasil conquistou 20 prêmios, em 17 categorias, na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que aconteceu entre os dias 18 e 22 março  na Universidade de São Paulo (USP).

O destaque coube ao Projeto Minerva, do Colégio Militar de Manaus (CMM), o qual recebeu seis premiações.  Ao todo, nove Colégios Militares chegaram à fase final presencial, apresentando 12 projetos científicos, caracterizados pelo saber investigativo, pela inovação e, principalmente, pelo aspecto empreendedor, com contribuições significativas à sociedade. (Fonte: Ascom/EB).

DOCAGEM

A Wilson Sons Estaleiros, localizado em Guarujá/SP receberá nesta semana, a maior docagem já realizada na história do estaleiro. O navio gaseiro Forte de Copacabana, pertencente ao armador espanhol Naviera Elcano, sediado em Madri e operado pela subsidiária brasileira Elcano Navegação, sediado no Rio de Janeiro/RJ. Procedente do Porto do Itaqui/MA, em lastro está previsto para chegou em Santos/SP amanhã da sexta-feira (02/04/2024) e entrar no dique seco do estaleiro no dia seguinte.

O Forte de Copacabana, possui 123,98 m de LOA, 17,60 m de boca, calado operacional de 8 m e capacidade para transportar até 7.060 m³ de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Irá superar a docagem do navio de abastecimento (bunkering) Amalthia realizada em outubro/2018, com 99,60 m de LOA. O novo dique seco do estaleiro que foi inaugurado em 2013, possui 144 m de comprimento de 25 m de boca e profundidade de 8,50 m.

LOGÍSTICA

Movimentação em alta no Porto de santos/SP. 26,2 milhões de toneladas movimentadas no 1º bimestre de 2024 e um crescimento de 23,9%. Só no mês de fevereiro, o crescimento foi de 30,4%, com 14,3 milhões de toneladas. A melhor marca já registrada nesse período. Os destaques vão para as cargas do agronegócio, como o açúcar, soja, milho, celulose, carnes e fertilizantes.

No dia 23 de maio, vão a leilão seis terminais portuários: quatro no Porto de Recife (PE), um no Porto do Rio de Janeiro (RJ) e um no Porto do Rio Grande (RS). A expectativa de investimento nessas áreas é de R$ 89,7 milhões.

PARTICIPAÇÃO SOCIAL – Na segunda-feira (), foi realizada a Audiência Pública sobre a licitação do terminal VDC04, localizado no Porto de Vila do Conde (PA). Ao todo foram feitas oito contribuições durante a sessão. Lembramos que a consulta pública segue até (10/04).

O Presidente Lula e o Ministro do MPor Silvio Filho anunciam na terça-feira (2) o início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, em NiteróI/RJ. Obra irá aumentar de 7 para 11 metros a profundidade (calado) do local.

DNIT Informa: BR-290/RS! Está programada para sexta (5) uma restrição de veículos pesados na ponte sobre o Arroio Bossoroca, no km 353,9. O tráfego de veículos leves será liberado com interrupções parciais e controlado por sistema de PARE e SIGA.

A partir desta quinta (4), o tráfego estará parcialmente interditado entre os km 262 e 266 da BR-116/RS, em Canoas. A ação será na pista da esquerda, sentido capital-interior, entre o viaduto da Metrovel e o acesso da BR-386/RS.

BR-222/MA - Devido as fortes chuvas que atingem o estado, o tráfego no km 363, município de Santa Inês, está totalmente interditado, até que a travessia seja recuperada, o DNIT orienta aos usuários da BR-222/MA como rota alternativa que utilizem a BR-316/MA até Peritoró, sigam pela BR-135/MA até Presidente Dutra, ingressem na BR-226/MA até Porto Franco e utilizem a BR-010/MA.

NEWS

IMUNIZAÇÃO - Vacinação contra HPV passará a ser feita com dose única. Para saber mais sobre esta mudança, a Agência Brasil entrevista a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi.

PROTEÇÃO - A vacinação contra o HPV no Brasil agora passa a ser feita em dose única. O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade, do Ministério da Saúde. Até então, o país utilizava um esquema de duas doses.

AUTISMO - Na terça-feira (2), celebrou o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Criada em 2007, a data busca reduzir o preconceito contra indivíduos que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA).

PREVENÇÃO – A Anvisa autoriza registro de vacina que previne bronquiolite em bebês. Dose deve ser administrada na mãe durante a gestação.

ECONOMIA - Juros do cartão de crédito caem em fevereiro. A queda é de 6,8 pontos percentuais no mês e de 7,9 pontos percentuais em 12 meses.

PIB - Mercado eleva para 1,89% projeção de crescimento da economia brasileira em 2024.

INFLAÇÃO - A previsão de inflação nos preços administrados – que são controlados por contrato ou pelo poder público – diminuiu de 4,25% para 4,15%, enquanto a projeção para a inflação medida pelo Indice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu de 2,38% para 2,00%.

EMPREGO FORMAL - O Brasil criou 306,11 mil empregos formais em fevereiro deste ano. O resultado representa melhora em relação a fevereiro do ano passado, quando foram criados 252,49 mil empregos com carteira assinada. Os dados foram divulgados pelo ministro Luiz Marinho (MTE).

EXPOR - A fabricante argentina de máquinas agrícolas Crucianelli, sediada na cidade de Armstrong, na província de Santa Fé, vai expor seus equipamentos pela primeira vez aos produtores do Brasil. A estreia acontece na na Tecnoshow Comigo, que será realizada de 8 a 12 de abril, em Rio Verde (GO).

SOJA - O destino da soja brasileira continua sendo objeto de análise e discussão entre especialistas. A concentração das vendas para a China, por um lado, é vital para a economia brasileira como um importante parceiro comercial, mas, por outro lado, preocupa devido à dependência excessiva desse mercado. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a participação do gigante asiático nas exportações da oleaginosa brasileira permanece sólida.

SAFRA - A safra de grãos 2023/24 tem sido uma das mais complicadas pela adversidade do clima, segundo o diretor executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, durante coletiva de imprensa online realizada pela entidade, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), nesta terça-feira.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil. Agência/Safras, Ascom/DNIT, Ascom/Antaq e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com