Adidos de Defesa de Nações Amigas conhecem a importância estratégica do CMN
Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo
O Comando Militar do Norte (CMN) recebeu na terça-feira (1), a visita de Adidos de Defesa de Nações Amigas. Ao longo desta semana, o grupo realiza uma Viagem de Estudos Estratégicos à Guarnição de Belém. Integram a comitiva, 28 militares das Forças Armadas de 24 países, além de integrantes do Ministério da Defesa.
Na sede do CMN, a programação teve início com a visita ao Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira e ao Memorial Pracinhas da Amazônia. Em seguida, o Comandante Militar do Norte, Gen Ex José Ricardo Vendramin Nunes, apresentou as capacidades do CMN, bem como as missões, vocações estratégicas e peculiaridades do ambiente de selva, na defesa e proteção da Amazônia Oriental.
Os adidos também conheceram a missão da 8ª Região Militar e as soluções para o apoio logístico diante dos desafios da Amazônia Oriental, apresentados pelo Comandante da 8ª RM, Gen Div Carlos Feitosa Rodrigues.
A Viagem de Observação para os Adidos de Defesa das Nações Amigas segue até a sexta-feira (4), com visitas ao 4º Distrito Naval, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM e Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA. Tais atividades reforçam as relações de cooperação e intercâmbio entre os países e contribuem na construção do conhecimento sobre à defesa da Amazônia Oriental. (Fonte e fotos: Ascom/CMN).
CONSTRUÇÃO NAVAL
O Estaleiro Rio Maguari será um dos responsáveis pela construção de embarcações destinadas à navegação interior para a LHG Logística, braço logístico da mineradora LHG Mining, do Grupo J&F. A LHG já atua na hidrovia Paraguai-Paraná, principal rota para o escoamento da produção de minério de ferro extraído pela mineradora em Corumbá (MS).
Fabio Vasconcellos, diretor comercial do ERM, concedeu entrevista à revista Portos e Navios sobre os desafios da indústria naval. “Nossos principais projetos se concentram na construção de balsas graneleiras e mineraleiras, além de rebocadores portuários, empurradores fluviais e oceânicos”.
O diretor comercial do ERM verifica um grande potencial em todas as modalidades de navegação, começando pela cabotagem com os novos projetos do sistema Petrobras e também de empresas privadas, na navegação interior, especialmente na região norte com o crescimento das exportações de grãos pelos portos do Arco Norte, no apoio marítimo com o desenvolvimento da Margem Equatorial e no apoio portuário, com o rápido crescimento que o setor vem mostrando nos últimos anos. Confira o trecho completo da reportagem: www.luiscelsonews.com.br
SINDMAR VISITA O CIABA
No dia 04 de outubro, a DRSPA-Delegacia Regional do SINDMAR em Belém-PA, realizou visita no Centro de Instrução Braz de Aguiar (CIABA), quando reunimos com alguns alunos da turma CAAQ-ELT2-CIABA-2024, ocasião que tratamos os seguintes assuntos:
1) Relação de interesses entre Representantes, Representados e Assessorias do SINDMAR:
1.1- ACTs: Evolução, Propostas, Aprovação e Descumprimento de Cláusulas;
1.2- Certificação: Vencimento e Atualização; e
1.3- Denúncias: Importância e Descumprimentos das Regras da MLC e RN-06 / Água Potável e Alimentação / SaláriosAtrasados / Abandono de Marítimo / Assédio / Agressão Física / Roubo à Mão Armada / Acidentes e Incidentes a Bordo. Foram reproduzidos registros e observado a importância dos mesmos para fundamentar respectivas ações junto às autoridades.
2) Foi feito um breve histórico das mudanças e evoluções de leis passando pela CFB de 1988, Art. 178, Par.2°(antes/depois); EC-7; Lei 9.432, Par.6°; RNs 31, 58, 72 e 06; e a Lei 14.301 (BR do Mar) considerando as preocupações do SINDMAR, FNTTAA e CONTTMAF em priorizar os empregos nas embarcações que trafegam em AJB exclusivos para marítimos brasileiros.
Finalmente foi aberto o debate, dirimido às dúvidas e avaliado por este a reunião com o grupo de ótima compreensão nas informações passadas.
O grupo manifestou preocupação com o estágio após o curso e pediu que o SINDMAR, de alguma forma, auxiliasse nesse processo. Nesse contexto, respondi que o SINDMAR envidaria esforços, especialmente, naqueles que se associarem ao sindicato.
Um outro assunto abordado pelo grupo foi a inserção do ELT no CTS das embarcações de AM e CABOTAGEM.
AGRO E LOGÍSTICA
LOGÍSTICA DO FUTURO - O encerramento da Logística do Futuro 2024 foi marcado pela primeira edição do “MLOG Awards: Prêmio Executivos de Logística do Ano”, criado pela MundoLogística para reconhecer e celebrar o desempenho dos profissionais do setor. A cerimônia de premiação destacou categorias importantes que refletem as demandas do mercado atual, como “Farmacêutica e Cosméticos”, “Bens deConsumo”,“Agroindústria”, “Varejo”, “Provedor de Serviços Logísticos (LSP)” e “E-commerce” . Além disso, a premiação contou com os destaques “ESG” e “Mulheres na Logística”
A Emiteaí, focada em soluções de TMS (Transportation Management System) para transportadores e embarcadores, apresentou no evento Logística do Futuro o sistema para automatizar a cadeia logística, desde a emissão de documentos fiscais até o pagamento dos motoristas. Com o objetivo de ser uma solução simples, completa e eficiente, o TMS da Emiteaí utiliza Inteligência Artificial para interpretar diferentes tipos de cargas e modelos de emissões, agilizando e automatizando processos logísticos. Segundo o presidente da Emiteaí, Ewerton Caburon, a emissão do documento fiscal da empresa ajuda a automatizar processos.
FORÇA NAVAL DO NORDESTE – 05 de outubro. Há exatos 82 anos era criada a Força Naval do Nordeste (FNNE), durante a Segunda Guerra Mundial. Como a economia brasileira sempre dependeu do comércio marítimo, era fundamental que o tráfego marítimo ao longo do litoral fosse mantido seguro contra investidas navais inimigas. Por isso, é com imenso orgulho e gratidão que celebramos o dia da FNNE, reverenciando os bravos e dedicados marinheiros que, com desprendimento e amor à Pátria, souberam atravessar os diversos obstáculos da ocasião, nos deixando uma Nação livre e soberana.
FINANCIAMENTO BB - O Banco do Brasil reformulou um de seus programas de financiamento ao setor agrícola, o Pecuária do Futuro, que passa a se chamar Pecuária Mais Sustentável. Voltado à recuperação de áreas degradadas, a iniciativa usa insumos tecnológicos para auxiliar os produtores participantes e está disponível em todas as agências do BB.
CAFÉ - A produção de café no Brasil começa a incorporar a inteligência artificial (IA) como ferramenta para aprimorar a qualidade e a rastreabilidade do grão, em uma iniciativa liderada pelas cooperativas Minasul e Cooxupé, em parceria com a startup de Cingapura ProfilePrint. A tecnologia busca substituir os métodos tradicionais de avaliação sensorial, oferecendo análises rápidas e precisas sobre a composição e a qualidade dos grãos.
SOJA BRASIL - Os preços da soja ficaram mistos na sexta-feira (4) nas principais praças de comercialização do país. Enquanto isso, a Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) e o dólar caíram. Segundo a consultoria Safras & Mercado, as melhores ofertas foram para pagamentos alongados. Ainda assim, os produtores não se mostram dispostos a negociar, esperando por ofertas com pagamentos mais curtos. Lotes pontuais foram negociados para entrega disponível e pagamento em meados de abril.
CHICAGO EUA - Os contratos futuros da soja negociados em Chicago fecharam a sexta-feira em baixa, ampliando as perdas semanais. O mercado mudou de direção, após iniciar o dia tentando recuperar tecnicamente parte das perdas recentes. A previsão de retorno das chuvas sobre as regiões produtoras do Brasil na próxima semana, beneficiando o plantio, determinou as perdas, tanto na sexta como na semana. Apesar do atraso na semeadura, a expectativa é de que o Brasil colha uma safra cheia em 2024/25.
CONTRATO FUTURO - Os contratos da soja em grão com entrega em novembro fecharam com baixa de 8,25 centavos de dólar, ou 0,78%, a US$ 10,37 3/4 por bushel. A posição janeiro teve cotação de US$ 10,56 por bushel, com perda de 8,50 centavos ou 0,79%. Nos subprodutos, a posição dezembro do farelo fechou com baixa de US$ 2,00 ou 0,6% a US$ 330,50 por tonelada. No óleo, os contratos com vencimento em dezembro fecharam a 43,97 centavos de dólar, com baixa de 0,56 centavo ou 1,25%.
MERCADO BOI - O mercado físico do boi gordo volta a se deparar com preços em alta no decorrer da sexta-feira (4). Houve relatos de bom ritmo de negócios em São Paulo a R$ 290/300 a arroba com prazo curto para pagamento, o que promoveu relativo alívio nas escalas de abate. Após o bom ritmo de compras no mercado paulista, algumas unidades passaram a se ausentar da compra de gado.
MERCADO ATACADO - O mercado atacadista segue com preços firmes, e o viés ainda é de alta dos preços no decorrer da primeira quinzena do mês, período pautado por maior apelo ao consumo. O quarto dianteiro ainda é precificado a R$ 16,50. O quarto traseiro ainda é precificado a R$ 21,50 por quilo. A ponta de agulha segue precificada a R$ 15,50.
CÂMBIO - O dólar comercial encerrou a sessão em baixa de 0,34%, sendo negociado a R$ 5,4554 para venda e a R$ 5,4534 para compra. Durante o dia, a moeda norte-americana oscilou entre a mínima de R$ 5,4515 e a máxima de R$ 5,5202. Na semana, a moeda teve valorização de 0,36%.
Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna vai estar na quarta-feira, sexta-feira e domingo. (DEUS É BOM - Em todo tempo).
Fontes: Mundo Logística, Canal Rural, Estadão Conteúdo, Agência/Safras e Agência/MarNot.
Por: Luís Celso News
Em contato: luiscelsonews@gmail.com
(91) 98112 0021 – contato@luiscelsonews.com.br
Comentários (0)
Comentários do Facebook