OPERAÇÃO MUNDURUKU III

Operação Munduruku III prepara militares em ambiente amazônico para o exercício combinado com Exército dos Estados Unidos

OPERAÇÃO MUNDURUKU III

As tropas do Comando Militar do Norte (CMN) seguem em preparação para a CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise), o exercício combinado com o Exército dos Estados Unidos que, pela primeira vez, será realizado em território amazônico.  Nesta semana, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), localizado em Marabá, sob a coordenação da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) realiza mais uma etapa da Operação Munduruku III, voltada à preparação e ao adestramento da tropa que participará do exercício bilateral.

O início da Operação, no último dia 15, foi marcado por uma formatura de apronto operacional da Força Tarefa (FT), composta por 387 militares. Destes, 246 são do 52ª BIS. Também integram a FT, os militares do 1º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, do 23º Batalhão Logístico de Selva, da 23ª Companhia de Comunicações de Selva e da 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva. 

A atividade foi presidida pelo General de Brigada Eduardo da Veiga Cabral, Comandante da 23ª Bda Inf Sl, que, juntamente com o Estado-Maior, fez a inspeção do efetivo e dos diversos materiais de emprego militar, tais como veículos, armamentos e material de apoio de saúde. “Nós estamos realizando a verificação do apronto operacional visando a Operação CORE 23. Acompanhamos a preparação da FT do 52º BIS e, nesta semana, a Operação Munduruku III tem o objetivo de preparar essa tropa para o exercício combinado”, destaca o General.

Ao longo da semana, os militares receberam instruções voltadas ao adestramento de diversas táticas e procedimentos. O Capitão Caio Vitor Stallaiken Cabral Lima, subcomandante da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva (1ª Cia Fz Sl), acompanhou de perto o treinamento da tropa que participou do exercício combinado. “Visando a preparação e o adestramento para a Operação CORE, estamos realizando uma infiltração aeromóvel, uma marcha e ataque coordenado. Em uma 2ª fase, realizamos um ataque à localidade”, detalhou o capitão. 

A Companhia de Comando e Apoio do 52º BIS também participou dos treinamentos, que encerram nesta sexta-feira (19). Uma das principais atividades realizadas pelo grupo foi uma montagem de instalações da Área de Trem Única, com a finalidade de dar suporte para a tropa em situação de combate. 

Todos esses treinamentos visam a execução da CORE 23, nos meses de outubro e novembro deste ano. O Comando Militar do Norte (CMN) receberá mais de 300 militares do Exército Americano. Serão cerca de 20 dias de atividades operacionais concentradas nos estados do Pará e Amapá.

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN)) Luis Celso News

contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com