Cerimônia militar alusiva ao 92º aniversário do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas e entrega dos certificados “Amigo do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas”
Coluna Luís Celso Borges - Edição da quarta-feira
Em 30 de outubro de 2024, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) realizou cerimônia alusiva ao 92° aniversário da Unidade, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.
Celebrado em 13 de outubro de 2024, o nonagésimo segundo aniversário do 2ºBtlOpRib, cuja origem remonta à criação da 2ᵃ Companhia Regional de Fuzileiros Navais, inicialmente, estabelecida no então prédio do Arsenal de Marinha do Pará, onde hoje se encontra o Comando do 4° Distrito Naval. A unidade marcou o início da presença permanente do Corpo de Fuzileiros Navais na região amazônica, e em 4 de abril de 1959, a Companhia Regional teve sua denominação alterada para Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém.
Em 16 de outubro de 2007, a sede do Grupamento ocupou as instalações do antigo Campo de Adestramento da Marambaia, local onde o 2ºBtlOpRib encontra-se atualmente, e, em 07 de outubro de 2016, o Grupamento de Fuzileiros Navais de Belém foi elevado a 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas.
Hoje, com noventa e dois anos de história, o 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas é não apenas o berço das operações ribeirinhas, mas também a mais antiga Organização Militar do Corpo de Fuzileiros Navais fora da sede no Rio de Janeiro. Suas atividades vão muito além das operações ribeirinhas: o Batalhão emprega cães de guerra, realiza operações de defesa NBQR, aerotransportadas, escoltas, atua em grupos de visita e inspeção, guarnição de presa, na garantia de votação e apuração, no controle de distúrbios, na garantia da lei e da ordem, no combate a ilícitos ambientais e transfronteiriços, coordena a segurança presidencial em sua área de atuação, além de participar de operações terrestres de caráter naval em parceria com a Força de Fuzileiros da Esquadra.
No âmbito social, a unidade mantém um núcleo de 100 crianças no Programa Forças no Esporte (PROFESP) e um coral infantil em parceria com o Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA). A Marinha do Brasil e o Corpo de Fuzileiros Navais são promovidos por meio de uma magnífica banda de música, palestras em escolas públicas, ações cívico-sociais, pela tradicional corrida anual da Batalha Naval do Riachuelo e segurança da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré no Círio.
A formação de militares, tanto no serviço obrigatório quanto voluntário, que fortalece as organizações militares do Comando do 4º Distrito Naval, é resultado do competente trabalho da Escola de Formação de Reservistas Navais e da equipe responsável pelos adestramentos na pista de liderança. O desenvolvimento profissional de Cabos e Soldados, capacitando-os não apenas para as atividades na caserna, mas também para futuros caminhos, é viabilizado pelas parcerias com SESI, SENAC, SEST-SENAT, Corpo de Bombeiros e o 8º Batalhão de Manutenção de Selva.
Durante a cerimônia foi feita a entrega dos certificados “Amigo do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas” a 15 personalidades de Unidades irmãs da Marinha do Brasil, organizações militares de outras forças, órgãos de segurança pública e fiscalização, e instituições civis, em reconhecimento ao apoio e à confiança prestados ao 2ºBtlOpRib.
A solenidade foi encerrada com o desfile em continência da tropa no pátio central do Batalhão, formada pelos seguintes destacamentos: Companhia de Serviço, Companhia de Operações Ribeirinhas, Companhia de Comando e Escola de Formação de Reservistas Navais. (Fonte e Fotos: ACS/2º BatOpRib).
Desfile em continência ao Comandante do 4º Distrito Naval
VISITA DO PASTOR E SENADOR FEDERAL NA ASSMBLEIA DE DEUS CAMPO BELÉM - TENONÉ
No domingo (03) na Assembleia de Deus Campo Belém – Tenoné, esteve visitando e participando do Culto de Santa Ceia do Senhor, o Pastor e Senador Federal Zequinha Marinho.
Foi um visita para participar do Culto de Santa Ceia do Senhor, mais foi dado uma oportunidade de usar a Palavra de Deus, e falar sobre a importância de Jesus Cristo para a humanidade.
O Pastor Presidente do Campo fez uma oração pedindo a proteção de Deus para a sua vida e seus familiares e assessores nas suas viagens nos 144 municípios do Estado do Pará, e nos deslocamentos para o Distrito Federal. Que Deus der sabedoria para o seu trabalho no Senado Federal Brasileiro.
PRÊMIO PADEIRO- AMIGO
Foi realizado na Assembleia Paraense em Belém/PA, a entrega ao Sr. Daniel Corrêa, que foi escolhido como o “Melhor Técnicos de Panificação”, entre os melhores do Brasil e foi homenageado sábado passado pelo Sindicado da Panificação do Estado do Pará.
Senhoras e senhores. “É com imensa gratidão e emoção que estou vindo aqui para receber, na sede da Assembleia Paraense, o reconhecimento profissional cedido pelo Sindipan-PA, a premiação do Padeiro-Amigo, primeiramente agradecer a Deus, minha família pelo apoio incondicional e pelas palavras de incentivo nos momentos difíceis, aos meus colegas de profissão, meu agradecimento também à Ocrim S.A, especialmente a farinha de trigo Mirella, aos meus gestores: Sr. Rui Brandão, Srs.Ismael, Flávio, Emerson e Daniel Oliveira, e a equipe técnica que juntos fazem a diferença. Muito obrigado a todos. Vamos juntos continuar fazendo o que amamos, criando e inovando na arte da Panificação”, palavras do homenageado. “Muito orgulho para todos que fazem desta empresa um marco no setor de moagem, você é um exemplo que todos devem seguir, todos da OCRIM estão muito felizes por você”, palavras do Sr. Rui Brandão.
ANTAQ entende ser possível a realização de operações e locação, por terceiros, em TUPs
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) concluiu pela possibilidade de terceirizar operações e de locação de parte da área de Terminais de Uso Privado (TUPs) para terceiros. A deliberação determina ainda que as empresas encaminhem à Agência cópia dos contratos de prestação de serviços e de locação em um prazo de até 30 dias após a celebração do acordo. Com isso, os autorizatários poderão celebrar contratos privados dessa natureza, desde que atendidas as seguintes premissas: seja mantida a responsabilidade integral do titular da outorga perante a ANTAQ e demais autoridades competentes; não haja desvirtuamento do objeto da outorga ou transferência de responsabilidade regulatória. Além disso, é preciso ser preservada a competência da ANTAQ para intervir e adotar medidas cabíveis em casos concretos, sempre que necessário; não pode existir cláusulas no contrato de adesão que vede a operação portuária por terceiros.
AGRO E LOGÍSTICA
CRUZEIROS - A temporada de cruzeiros 2024/2025 começou no Porto de Salvador.O SH Vega, da STAR SHIP, foi o primeiro navio a atracar no terminal da Companhia das Docas da Bahia, inaugurando oficialmente mais uma temporada com grande potencial para o turismo na Bahia. Com capacidade para 272 passageiros, a embarcação chegou ao porto com a tripulação, realizando os preparativos finais.
PORTO DO ITAQUI - Com um papel vital para a economia nacional e global, o alumínio é fundamental para garantir o suprimento de diversos setores e é essencial na cadeia produtiva da transição energética. O transporte do segundo metal mais utilizado e o terceiro mais abundante do mundo, que sai do Porto do Itaqui com o destino sendo a China.
PORTO DA BAHIA - A Autoridade Portuária atingiu um novo patamar ao movimentar mais de 10 milhões de toneladas até setembro de 2024, registrando um crescimento de 15% na movimentação anual. A Companhia das Docas do Estado da Bahia é responsável pela movimentação de contêineres, trigo, celulose, alimentos, frutas, petroquímicos, além de produtos siderúrgicos. Na Baía de Todos-os-Santos, os terminais de Salvador e Aratu-Candeias impulsionam a economia no entorno do Polo Industrial de Camaçari com logística eficiente. Já o Porto de Ilhéus atende ao oeste baiano, especialmente no escoamento de soja. Os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias seguem como pilares essenciais para o desenvolvimento do estado da Bahia e do Brasil.
RECONHECIMENTO – A Agência Nacional de transportes Aquaviário (ANTAQ) Recebeu a menção honrosa no Prêmio FGV Direito Rio - Melhores Práticas em Regulação 2024. O trabalho agraciado foi o “Mensuração da Efetividade dos Eventos de Participação Social da ANTAQ”, que trata da proposição de indicadores para medir a efetividade dos eventos de participação social nos termos e da Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Sistemas de Participação Social.
PRESENÇAS - A diretora Flávia Takafashi, que relatou o processo da nova metodologia, e o superintendente de Regulação, José Renato Fialho, representaram a Agência na cerimônia realizada Na manhã da sexta-feira (1º). Essa é a segunda vez no ano que a ANTAQ é reconhecida por sua excelência regulatória. Em julho, a Agência recebeu, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) um selo ouro e dois selos prata na 2ª edição do Selo de Boas Práticas Regulatórias.
CONTRATOS - Os contratos da soja em grão registram preços mais altos nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). O mercado amplia os ganhos do pregão anterior, sustentado pela forte demanda pelo grão dos Estados Unidos. A oleaginosa também é beneficiada pelo bom desempenho do petróleo em Nova York e pela desaceleração do dólar em relação a outras moedas.
MERCADO DO TRIGO - Os preços domésticos do trigo caíram em outubro, refletindo os avanços da colheita e, consequentemente, da disponibilidade do cereal no mercado brasileiro. Pesquisadores do Cepea explicam que esse cenário foi verificado mesmo com o valor interno do trigo operando abaixo do de importação – a maior paridade de importação tem sido sustentada pelo dólar valorizado frente ao Real. Ainda assim, as cotações domésticas do cereal estão acima das registradas em outubro do ano passado, em termos reais, também conforme apontam levantamentos do Cepea.
ETANOL - Apesar da queda no ritmo de negócios, os preços dos etanóis seguiram firmes na última semana, no mercado spot do estado de São Paulo. Para o hidratado, o Indicador Cepea/Esalq fechou em R$ 2,6023/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), de 28 de outubro a 1º novembro, avanço de 1,66% frente à semana anterior.
Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta na sexta-feira. (DEUS É BOM – EM TODO TEMPO).
Fontes: Agência/Safras, Ascom/Antaq, Ascom/MPor e Canal Rural
Por: Luís Celso News
E-mails: contato@luiscelsonews.com.br
luiscelsonews@gmail.com 91 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook