Veteranos da Turma 74 visitam o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas em comemoração aos 50 anos de formação
Coluna luís celso Borges - Edição da sexta-feira
No dia 25 de outubro, veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais visitaram as instalações do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), revivendo momentos marcantes de sua trajetória na Marinha do Brasil, em comemoração aos 50 anos de formação.
Veteranos turma 74 visitam o 2ºBtlOpRib
Na visita os veteranos participaram do cerimonial à Bandeira, desfrutaram de um café da manhã, assistiram uma apresentação com cães de guerra e um treinamento de natação utilitária com os Fuzileiros Navais. Eles, também, tiveram a oportunidade de conhecer os atuais meios empregados pelo CFN no cumprimento de suas missões.
Veteranos participando do Cerimonial à Bandeira
Na ocasião, os ex-combatentes também percorreram as instalações do Batalhão e visitaram a antiga Lagoa Azul, localizada na área de selva. A visita permitiu que os veteranos observassem as significativas mudanças e melhorias ocorridas ao longo das últimas cinco décadas, além de recordarem os momentos vividos no Batalhão. (Fonte e Fotos: ACS/2ºBatOpRib).
Lembrança dos Veteranos da Turma 74 à Tripulação do 2ºBtlOpRib
PARTICIPE DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL AMAZÔNIA E NOVAS ECONOMIAS 2024
A Conferência é um evento de conversas sobre a Amazônia e seu impacto global. Durante 3 dias os participantes terão a oportunidade de trocar experiências sobre a responsabilidade para com esse bioma e o que podemos fazer para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
O evento também contará com a Exposição de Projetos sociais, Feira de bioeconomia e Arena de Negócios. Confira a programação: https://lnkd.in/dwgQgBq4 Inscreva-se e contribua para moldar o futuro da Amazônia e do mundo.
VISITA DO SINDMAR NO CIABA
Na quarta-feira (30), a DRSPA-Delegacia Regional do SINDMAR em Belém-PA, realizou palestra no CIABA quando reunimos com alunos da turma ACOM B-CIABA-2024, ocasião que tratamos dos seguintes assuntos:
1) Relação de interesses entre Representantes, Representados e Assessorias do SINDMAR:
1.1- ACTs: Evolução, Propostas, Aprovação e Descumprimento de Cláusulas;
1.2- Certificação: Vencimento e Atualização; e
1.3- Denúncias: Importância e Descumprimentos das Regras da MLC e RN-06 / Água Potável e Alimentação / SaláriosAtrasados / Abandono de Marítimo / Assédio / Agressão Física / Roubo à Mão Armada / Acidentes e Incidentes a Bordo. Foram reproduzidos registros e observado a importância dos mesmos para fundamentar respectivas ações junto às autoridades.
2) Foi feito um breve histórico das mudanças e evoluções de leis passando pela CFB de 1988, Art. 178, Par.2°(antes/depois); EC-7; Lei 9.432, Par.6°; RNs 31, 58, 72 e 06; e a Lei 14.301 (BR do Mar) considerando as preocupações do SINDMAR, FNTTAA e CONTTMAF em priorizar os empregos nas embarcações que trafegam em AJB exclusivos para marítimos brasileiros. Finalmente foi aberto o debate, dirimido às dúvidas e avaliada a reunião de ótima interlocução e compreensão.
Nota: Representando o SINDMAR-PA o delegado DSP e auxiliar-administrativa Iolene Soares.
SEBRAE FACILITA
Já começou o esquenta para a Black Friday. Você está preparado? As pessoas começam a pesquisar e comparar preços semanas, até meses, antes. Se encontrarem uma ótima oferta, podem fechar negócio, sem esperar a data em si. O Sebrae preparou um e-book com dicas para essa data. https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae
Colaboração e Inovação Logística
"O Norte do Brasil agradece a oportunidade em podermos demostrar a alternativa do Píer Provisório em Itacoatiara que o Grupo Chibatão Oficial implementou para minimizar os efeitos negativos da estiagem de 2024." explicou o Diretor Executivo do Grupo Chibatão - Jhony Fidelis Ramos.
"Essa ação inovadora e única no mundo está contribuindo com o abastecimento do Amazonas e toda economia do Brasil. Essa ação também reforça toda a responsabilidade dos armadores que operam na região, incluindo a Log-In Logística Integrada, e novamente reforça que o DNA do Sr. Passarão - Fundador do Grupo Chibatão, está vivo nas ações pioneiras e de investimentos no seguimento logístico." enalteceu o Sr. Jhony Fidelis. A cerimonônia contou com a participação do Vice-presidente de Navegação da Log-in - Marcus Voloch e do Diretor Executivo do Grupo Chibatão - Jhony Fidelis Ramos, para apresentar o case “Colaboração e Inovação Logística – Solução Pioneira para Enfrentar a Seca do Rio Amazonas” durante o Fórum ILOS 2024.
A Log-In e o Grupo Chibatão expuseram um panorama sobre os impactos da seca na Região Norte e detalharam o desenvolvimento de uma solução inovadora e colaborativa, que garantiu a continuidade do transporte de cargas, mesmo em condições críticas. Trata-se do Píer Flutuante Provisório do Porto Chibatão em Itacoatiara, uma estrutura que permite o transbordo de contêineres entre navios e balsas durante o período de restrição e interrupção da navegação no Rio Amazonas. Essa iniciativa exemplifica a união de esforços e a colaboração para fortalecer a logística na região, assegurando que o comércio, a indústria e o escoamento da produção local não parem. (Fonte: LinkedIn Log-in e Jhony Ramos/Chibatão).
AGRO E LOGÍSTICA
CONSUMO - Uma solução de iluminação e ventilação natural que promove redução de até 54% no consumo de energia elétrica em comparação aos centros de distribuição convencionais. Esse é o resultado da parceria entre a Engepoli, especialista em soluções sustentáveis, e a Coca-Cola no centro de distribuição do Caju (RJ).
NOVO PRSIDENTE - A Sequoia (SEQ3) terá um novo diretor-presidente a partir de fevereiro de 2025: Alexandre Rodrigues, executivo com experiência executiva em operações Industriais, Logística e Serviços. Ele já atuou em empresas como Ambev, Votorantim e, mais recentemente, como COO na Ouro Verde/Unidas. Rodrigues assumiu nesta semana como CEO interino, em um processo de transição que preparará o executivo para o mandato de diretor-presidente, que se iniciará em 1º de fevereiro do próximo ano.
FERROVIAS - O desenvolvimento ferroviário brasileiro sempre esteve ligado às políticas de governo, que sofreu grandes variações ao longo da história. Com o fim de sistematizar essa relação, procurou-se dividir a evolução do sistema ferroviário segundo fases cronológicas, correlacionadas a períodos da nossa história imperial e republicana. A análise é da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Atualmente, o Brasil possui cerca de 30 mil km de malha ferroviária, que representam 21,5% da matriz de transportes nacional.
DSPACHO - A Brado implantou o chamado Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex) no terminal da companhia em Rondonópolis (MT). O mecanismo é um espaço físico destinado aos processos de despacho aduaneiro de mercadorias que aguardam a liberação para serem exportadas. De acordo com a companhia, a novidade vai agilizar o processo de exportação, já que a liberação das cargas será feita ainda no terminal, simultaneamente à operação habitual. O recinto já está habilitado pela Receita Federal.
SISTEMA - A onBlox anunciou que seus sistemas TMS e WMS agora estão disponíveis na nuvem. Segundo a companhia, a atualização dos sistemas reduz em até 60% o tempo de implantação da aplicação, além de diminuir custos. Com as plataformas em nuvem, a onBlox elimina a necessidade de infraestrutura local, como servidores e backups, além de possibilitar uma instalação imediata dos módulos a partir da habilitação.
DNIT INFORMA - Entre os municípios de Macaíba e Serra Caiada, no Rio Grande do Norte. As equipes da autarquia executam a restauração de segmentos da BR-226/RN, com aplicação de CBUQ e implantação da sinalização horizontal.
ATENÇÃO - Usuários da BR-471/RS! A partir da quinta (31), o tráfego no km 608,20 e no km 528,08, rodovia que interliga os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, deve operar em sistema de PARE e SIGA. A ação é necessária para serviços de manutenção.
MELHORIAS - No Trecho Norte da BR-156/AP, entre os km 352 e 398 da rodovia, e do km 81,95 ao 92,52 da BR-210/AP, as equipes do DNIT executam microrrevestimento asfáltico.
INTERNET - O relatório TIC Domicílios 2024, publicado na quinta-feira (31), trouxe uma análise sobre o acesso à internet nos lares brasileiros, destacando avanços nas últimas duas décadas. De acordo com o estudo, conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o cenário de conectividade no país evoluiu de forma expressiva: em 2005, apenas 13% dos domicílios urbanos tinham acesso à internet, enquanto, em 2024, esse número atingiu 85%. No entanto, para os lares rurais, o acesso permanece limitado e enfrenta desafios estruturais, com apenas 74% das residências conectadas, evidenciando desigualdades que ainda precisam ser superadas.
PRODUTOR - O produtor rural Cesar Gonzaga de Albuquerque cultiva soja em Santana do Araguaia, no Pará, e está na sua quinta safra. Presidente do Sindicato Rural do município, sua trajetória no agronegócio é inspirada em seus pais, que migraram da Paraíba para o Paraná no final da década de 60. No Sul, eles plantaram algodão, com o cultivo de quase 1.800 hectares.
DELEGAÇÃO - Nesta quinta-feira (31), a delegação da Aprosoja Mato Grosso, que segue na missão China, participou de uma reunião na cidade de Hailun com representantes de empresas, indústrias, governo e comércios locais. O encontro foi conduzido pelo diretor do governo local, Sun Keyan, que apresentou a Hailun como um dos principais centros de produção de soja do país, com mais de 5 milhões de hectares dedicados a essa cultura.
PECUÁRIA - Os preços da pecuária têm tido fortes altas desde o final de agosto em todas as regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em São Paulo, o indicador do boi gordo Cepea/B3 e a carcaça casada negociada no atacado da Grande São Paulo acumulam avanço de mais de 15% somente neste mês de outubro.
PRODUÇÃO - A produção brasileira de carnes deve crescer 22,21% nos próximos dez anos, passando de 30,776 milhões de toneladas previstas para este ano para 37,597 milhões de toneladas de carne de frango, bovina e suína em 2034. A estimativa consta no estudo anual “Projeções do Agronegócio” da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o ministério, a produção deve crescer a uma taxa anual de 2,4% para carne de frango e suína e de 1,1% para a proteína bovina.
Um maravilhoso e abençoado final de semana a todos, a coluna volta no domingo. (DEUS É BOM – Em todo tempo).
Fontes: Estadão Conteúdo, Agência Safras, Mundo logística e Canal Rural.
Por: Luís Celso News
E-mails: luiscelsonews@gmail.com
contato@luiscelsonews.com.br – 91 98112 0021
Comentários (0)
Comentários do Facebook