Destacamento de Aviação recebe oficialmente aeronaves modelo Pantera

Coluna Luís Celso Borges - Quarta-feira

Destacamento de Aviação recebe oficialmente aeronaves modelo Pantera

O Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN) recebeu oficialmente, na segunda-feira (15), duas aeronaves modelo HM-1A Pantera.

A solenidade que marcou o batismo dos novos helicópteros foi realizada na Base Aérea de Belém (BABE) e deu início à Semana do Exército, em Belém.

O Gen Ex Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante Militar do Norte, presidiu a cerimônia e saudou os tripulantes dos helicópteros. “É uma grande satisfação estarmos aqui hoje recebendo duas aeronaves que oficialmente se integram ao nosso Destacamento. São aeronaves de médio porte que ajudam não só nas missões operacionais como as de apoio à nossa sociedade”, afirmou o General.

Capaz de transportar até dez militares e dois pilotos, as aeronaves chegam para reforçar as capacidades do Destacamento de Aviação do Exército na Amazônia Oriental. Os novos meios estão aptos a atuar no transporte de tropas, nas ações de busca e salvamento em cenário terrestre, no ressuprimento aéreo, entre outras missões de combate e apoio logístico.

O TC Ramos, comandante do Dst Av Ex/CMN, destacou a importância das novas capacidades. “A chegada dos Panteras veio para disponibilizar mais meios aéreos para cumprir as missões na Amazônia Oriental”, finalizou. (Fonte e Fotos: ACS/CMN).

Navegistic Navalshore Amazônia 2024

O Estaleiro Rio Maguari participou do maior evento de logística e indústria naval fluvial da América Latina, a Navegistic Navalshore Amazônia 2024, que ocorreu de 10 a 12/04 em Manaus. A equipe comercial e a diretoria da empresa receberam clientes, parceiros e visitantes no estande, proporcionando a oportunidade de conhecer de perto as soluções inovadoras que demonstram nossa liderança na fabricação de embarcações fluviais no Brasil.


Fabio Vasconcellos, diretor comercial, ressaltou a importância da participação na Navegistic Navalshore. "É fundamental estarmos presentes em um evento especializado, dentro de um setor tão estratégico para a região Norte e para o Brasil. Esta é uma oportunidade para fortalecer os vínculos com nossos clientes e parceiros, impulsionando ainda mais o crescimento do Estaleiro Rio Maguari."
Durante a conferência,
Fabio Vasconcellos ministrou a palestra “A construção naval no Norte do Brasil” e também participou como debatedor no painel sobre “Segurança na navegação fluvial na região Norte", na abertura do evento.

JUIZ NOMEADO

CLC/Sergio De Moura, assumiu a vaga de Juiz Suplente no cargo de Juiz Federal Civil Tribunal Marítimo, permanecendo a Juíza Civil Titular Maria Padilha, no cargo de Especialista na Armação Nacional e Navegação Comercial. O cargo de juiz suplente tem duração de 03 anos, prorrogáveis por mais 03 anos, não podendo ultrapassar os 75 anos de idade compulsória a saída. Também é nomeado pelo Presidente da República e pelo Comandante da Marinha do Brasil.

O CLC/Sergio De Moura tem um vasto conhecimento na área operacional e comercial marítima. Após a devida correção, venho aditar no meu C/E, que requer a inclusão de 01 OSM no cargo de Juiz Federal Civil do Tribunal Marítimo, que necessita alteração na "LOTM", vamos apr oveitar para alterar a idade do juiz civil dos atuais 35 a 48 anos para 35 a 55 anos, idade compatível com dias atuais, considerando à idade de saída compulsória atualmente de 75 anos no serviço público em toda administração pública e, em todos os poderes (federal, estadual e municipal). Ainda serão 20 anos de prestação de serviço público no cargo. 

Mais imagens da Transmissão de Cargo no Comando do 4º Distrito Naval

LOGÌSTICA

Melhor mês de março da história dos Portos do Paraná, 5,9 milhões de toneladas movimentadas! Crescimento de 11% em relação ao ano anterior. Os destaques vão: Soja: 1.525.907 toneladas mais 27%. Açúcar em granel: 419.899 toneladas mais 352% e Açúcar em saca: 70.220 toneladas mais 289%.

No consolidado do primeiro trimestre de 2024, os portos de Paranaguá/PR e Antonina/PR registraram um aumento de 16%, com 16,3 milhões de toneladas movimentadas.

Mais um mês de crescimento nos portos do Brasil! Em fevereiro, foram movimentadas 99,83 milhões de toneladas de cargas. Um crescimento de 11,44%! Esse resultado foi puxado principalmente pelas cargas conteinerizadas, o que sinaliza a retomada da atividade.

As obras do Aeroporto de Maragogi/AL estão a todo vapor! O município alagoano vai ganhar um novo equipamento que vai impulsionar a economia local e fortalecerá o turismo na região.

Os voos entre Brasil e Reino Unido podem aumentar! Com a assinatura do acordo sobre serviços aéreos entre os países, as empresas aéreas poderão definir livremente a oferta de voos para passageiros e de cargas, além de terem mais segurança jurídica.

DNIT Informa: Minas Gerais = o DNIT avança com as obras de pavimentação da BR-265/MG. No sul do estado, entre Alpinópolis, Bom Jesus da Penha e Jacuí, as equipes atuam com serviços de terraplenagem, implantação de bueiros e aplicação de capa asfáltica.

Rondônia - Os trabalhos de manutenção vem sendo executados de no trecho urbano da BR-364, no município de Porto Velho. Limpeza de canteiros, meio fio, roçada, tapa-buraco.

Maranhão - após intenso trabalho das equipes do departamento, o tráfego no km 267 da BR-316/MA, município de Santa Inês.

Paraná - Nos km 490 e 493 da BR-153/PR, a autarquia segue realizando serviços emergenciais próximo ao Município de General Carneiro.

NEWS

INCÊNDIO DINAMARCA - Um incêndio atingiu, na terça-feira (16), a antiga Bolsa de Valores de Copenhaque, na Dinamarca. O fogo provocou a queda da torre do edifício, que é um dos mais antigos e conhecidos da capital dinamarquesa. Não houve registro de feridos.

TRABALHO DE IDENTIFICAÇÃO - A Polícia Federal informou, nesta terça-feira (16), que havia oito corpos dentro da embarcação encontrada por pescadores no Pará, no sábado (13). Um nono corpo estava próximo ao barco. A polícia acredita que todos fazem parte do mesmo grupo de vítimas.

INVESTIMENTOS - O Mercado Livre anunciou R$ 23 bilhões em investimentos nas operações planejadas para o Brasil este ano. A expectativa é de que o quadro da empresa no país chegue a 30 mil funcionários, caso se concretize a expectativa de contratação de mais de 6,5 mil pessoas este ano.

FOCUS - Boletim divulgado pelo Banco Central, na terça-feira (16), projeta PIB de 1,95% em 2024 e inflação de 3,71%, percentual abaixo do projetado há uma semana (3,76%).

PRÉ-SAL - Búzios começou a ser operado em 2018 e tem produção em cinco navios-plataformas: P-74, P-75, P-76, P-77 e Almirante Barroso. Segundo a Petrobras, a capacidade do campo será elevada para 2 milhões de barris de óleo por dia até 2030.

CARRETA -Uma carreta bitrem carregada com 35 toneladas de grãos pegou fogo por volta das 18h da segunda-feira (15). O veículo se encontrava na BR-376, entrada de Mandaguaçu (PR), e estava há 20 km do seu destino final, no município de Maringá.

PRODUÇÃO - Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária brasileira totalizou R$ 1,147 trilhão em março de 2024, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Queda de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

DESTAQUE - Entre os produtos que mais se destacaram na composição do VBP estão a soja, o milho, a cana-de-açúcar, o café e a laranja, representando juntos 52% do valor total.

PREÇO - Depois de cinco meses consecutivos de alta, os preços da batata finalmente começaram a ceder nos principais mercados atacadistas do país em março.

CONAB - Segundo o 4º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta terça-feira (16) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a queda na média ponderada das cotações do tubérculo foi de 21,14% em relação a fevereiro.

CACAU - A indústria processadora de cacau no Brasil recebeu 18,7 mil toneladas do produto no primeiro trimestre deste ano, o que corresponde a uma queda de 31% em comparação com igual período de 2023 (27,2 mil t). Os dados foram compilados pelo SindiDados – Campos Consultores, e divulgados pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC).

SAFRA - O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou, na segunda-feira (15), que 55% da safra de trigo de inverno do país apresentava condição boa ou excelente até o domingo (14), queda de 1 ponto porcentual ante a semana anterior. Na data correspondente de 2023, essa parcela era de 27%, disse o USDA em seu relatório semanal de acompanhamento de safra.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos a coluna volta no domingo (DEUS É BOM).

Fonte: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/Safras, Ascom/DNIT e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com 91 98112 0021