Norcoast inicia transporte de cargas pela costa brasileira

Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

Norcoast inicia transporte de cargas pela costa brasileira

A Norcoast, a nova empresa de navegação brasileira, uma joint venture fundada pela Hapag-Lloyd e Norsul para atuar no setor de navegação costeira no Brasil, inicia sua operação de transporte de contêineres, tendo a Santos Brasil como parceira no Porto de Santos. Com infraestrutura robusta e integração multimodal, a Norcoast aposta em um serviço porta-a-porta, buscando e entregando a carga até a porta do cliente. Seus navios contam com janelas de embarque e desembarque nos mesmos dias e horários, possibilitando um planejamento mais adequado, aumentando a eficiência logística e trazendo como vantagem a regularidade de capacidade com similaridade. Com capacidade de 3.5 mil TEUs (medida equivalente a 20 pés, usada para mensurar a capacidade de contêineres), os navios terão rotação semanal, navegando de Santos para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus, retornando novamente a esses mesmos portos, completando uma jornada de cerca de 13 dias de duração. Todos os navios possuem bandeira e tripulação 100% brasileira. Lançada ao mercado em outubro do ano passado, a Norcoast traz uma nova opção para o transporte marítimo em contêineres ao longo da costa brasileira e da bacia amazônica, atendendo os principais portos e regiões metropolitanas do país. Há 20 anos esse setor não tem novo entrante neste mercado.

Posse do novo Comandante do 2º BtlOpRib

Em solenidade presidida pelo Comandante do 4º Distrito naval Vice-Almirante Antônio Capistrano, foi realizada a transmissão do cargo de Comandante do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2º BtlOpRib), quando o CF (F) José Oliveira assumiu o comando em substituição ao CF (F) Rocha Lima. Após um ano, Rocha Lima deixa o Comando do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, onde desempenhou o cargo com profissionalismo, permanente dedicação ao serviço e entusiasmo, conduzindo de forma segura a significativa parcela operativa subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval. Sob o seu comando, o 2ºBtlOpRib alcançou expressivas melhorias. Rocha Lima fará parte da tripulação do Centro de Instrução Almirante Milciades Portela Alves (CIAMPA) no Rio de Janeiro. Um grande número de convidados participaram da solenidade. Entre os presentes, Comandantes de OM subordinados ao 4º Distrito Naval, os Contra Almirante Coelho Rangel (CEM do Distrito) e Contra Almirante (F) Stewart e o Presidente da Soamar-PA Relton Osvaldo Pinto

CF (F) Oliveira, Contra Almirante (F) Stewart, Vice-Almirante Capistrano, Contra Almirante Coelho Rangel e CF (F) Rocha Lima

Jorge Barbeito, CMG (M) Milena, Vice-Almirante Capistrano, Relton Osvaldo Pinto, Luiz Omar, Luiz Omar II, Contra Almirante Coelho Rangel e CF Gerundo

Milva Rebelo, Relton Osvaldo Pinto, CF Oliveira e Raquel Gribel

Os Capitães de Fragata, Mercês, Oliveira e Rocha Lima, todos da mesma turma do Colégio Naval.

MARES & RIOS

MELGAÇO - Moradores de Melgaço no Marajó denunciam que o terminal hidroviário (foto) construído pela Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará, inaugurado em 23/11/23 com investimento de mais de 4 milhões de reais, apresenta problemas técnicos estruturantes.

A ausência das defensas de proteção do equipamento coloca em perigo a vida das pessoas. Na semana passada, uma embarcação se chocou com a rampa de embarque e desembarque de passageiros, por pouco não ocorrendo uma tragédia e deixando a rampa lotada de passageiros no fundo do rio. O telhado da plataforma foi bastante danificado. A Companhia de Portos foi acionada, mas todas as tentativas foram em vão, pois ninguém atende o telefone na companhia. O governador do estado precisa intervir urgentemente na gestão da CPH para evitar uma tragédia.

CABOTAGEM - A entrada da Norcoast no mercado de cabotagem brasileiro é vista como positiva, pois vai gerar aumento da concorrência, resultando em uma maior oferta de serviços e redução nos valores de fretes. Empresários e presidentes de sindicatos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) comemoraram a operação que começou nesta quarta-feira (7) no porto de Santos e terá rotação semanal, navegando para Paranaguá, Suape, Pecém e Manaus.

WILSON SONS - A docagem da Barcaça Norsul 9, iniciada no final de janeiro, contou com a participação de 150 profissionais dos Estaleiros, da Agência Marítima e de Rebocadores, unidades de negócio da Wilson Sons. Os serviços executados abrangeram tratamento e pintura, tanto externa no casco quanto interna nos tanques, além da troca de chapas de aço e substituição de anodos de sacrifício para proteção contra corrosão.

A docagem é uma prática de manutenção preventiva realizada geralmente a cada 5 anos. Durante esse processo, a embarcação é retirada da água para passar por uma revisão completa em sua estrutura, assegurando sua integridade e prolongando sua vida útil.

CONDECORAÇÃO - O Comanda nte Gera l dos Bombeiros Militar do Pará, Cel Jayme Benjó, concedeu a honrosa moeda da amizade aos Desembargadores Mairton Carneiro e José Torquato, além do servidor do TJPA, Dr. Rubens Paixão (foto). Esta honraria é concedida a personalidades que tenham contribuído grandemente para o trabalho e crescimento da corporação dos Bombeiros Militares do Pará. Estiveram presentes na solenidade de agraciamento os assessores Dr. Mauro Vianna e Dra. Marcilene Magno.

Fonte: (CNF) Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

luizopinheiro@gmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com