General Tomás, Comandante do Exército, conhece as capacidades do Comando Militar do Norte no Pará e Amapá.

Comando Militar do Norte

General Tomás, Comandante do Exército, conhece as capacidades do Comando Militar do Norte no Pará e Amapá.

Uma semana intensa percorrendo as Organizações Militares subordinadas ao Comando Militar do Norte. Assim foi a primeira visita institucional do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, na região da Amazônia Oriental. 

No ano comemorativo de uma década de existência do Comando Militar do Norte, em Belém, o Gen Tomás participou da cerimônia de lançamento do selo postal em homenagem aos 10 anos. Também visitou o Hospital Geral de Belém, onde conversou com profissionais da saúde e pacientes. E ainda presidiu a formatura militar no Pátio do 2° Batalhão de infantaria de Selva (2° BIS), debaixo da tradicional chuva de Belém. 

No dia 12, quarta-feira, seguiu para o estado do Amapá. Conheceu a Companhia Especial de Fronteira, em Clevelândia do Norte, distrito de Oiapoque (AP). Esta unidade pertence a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, a mais nova brigada do Exército Brasileiro e de relevância estrategica para a defesa e proteção da região da Foz do Amazonas e atuante direta em combate aos crimes transfronteiriços.

O Comandante do Exército também inaugurou o Acervo Cultural 'Veiga Cabral'  do 34º Batalhão de Infantaria de Selva, em Macapá e conversou com veteranos da Confraria Bravos Heróis do Amapá, da turma de 80.

Na quinta-feira, dia 13, o compromisso foi em Marabá para a visita institucional à 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) com a finalidade de conhecer a guarnição e as capacidades das organizações militares da Brigada da Transamazônica. 

No 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), Gen Tomás, foi recebido pela Guarda de Honra e Salva de Gala, com 19 tiros de obus. O Apronto Operacional da tropa da 23ª Bda Inf Sl mostrou as condições de preparo das tropas certificadas como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro. No total, 1.200 militares estavam em forma e prontos para a inspeção de equipamentos, armamentos, viaturas, munições, suprimentos e demais materiais.

E para fechar a semana, no dia 14, sexta-feira, o Comandante do Exército foi até Tucuruí conhecer as instalações e a capacidade operativa do 23º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada de Selva, na sexta-feira (14). Esta é a única organização militar de Cavalaria que atua na Amazônia Oriental, que engloba os estados do Pará, Amapá, Maranhão e parte norte do Tocantins, segundo o Capitão Vitor Mele, Comandante do Esquadrão. 

A comitiva conheceu a Usina Hidroelétrica de Tucuruí (UHT), uma das maiores geradoras de energia elétrica do Brasil.  Quem recebeu e apresentou a infraestrutura estratégica da Hidroelétrica foi o presidente da Eletronorte, Antônio Augusto Bechara Pardauil.

"Temos uma parceria institucional com o Exército que nos ajuda a superar as dificuldades típicas da região Amazônica. Estamos sempre dispostos a realizar ações em conjunto para contribuir com o crescimento do nosso país", disse  Pardauil.

General Tomás destacou a vibração e coesão das tropas que atuam na defesa e proteção da Amazônia Oriental. "Esta foi uma viagem que deixa o Comandante muito feliz, porque a gente enxerga o nosso Exército. Os militares estão cuidado da sua missão operacional, de defender a nossa Pátria, atuar na nossa faixa de Fronteira, ajudar o nosso povo. Eu enxergo o futuro do Brasil e da humanidade aqui na região amazônica, com uma grande responsabilidade nossa e de todas as agências, por isso precisamos estar integrados para desenvolvimento deste patrimônio. Este é o desafio. E aqui na Amazônia, atuando certo, podemos crescer forte e melhorar a condição de vida de todos os brasileiros. Preservando e integrando com toda a população”, concluiu o comandante.

 

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br