CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Magé

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar recebe Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Magé

Na foto temos o Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar segurando a placa de homenagem, ao lado das seguintes personalidades (da esquerda para direita): Vereador Jorge Paz, o próprio CLC Gondar, Delegado Cláudio Góis (Delegacia de Sequestro do Rio de Janeiro), Delegada Débora (Titular da Deam de São Gonçalo) e Delegado Wilson. Homenageado pela Câmara Municipal de Magé (RJ), durante a Cerimônia do 23º Fórum Nacional de Condecoração e Concessão de Medalhas da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil), o CLC Gondar recebeu a significativa placa de Moção de Aplausos concedida pelos vereadores dessa cidade. Durante o seu discurso, o Comandante, que navegou por longos anos em sua vida, desbravando mares e oceanos, transportando insumos e contribuindo com o desenvolvimento da nação, comentou sobre as atividades da Marinha Mercante Brasileira e a importância para o país. A Coluna parabeniza o CLC Gondar por mais esse belo reconhecimento merecido. Bravo Zulu!

Ainda sobre a 43ª Cerimônia da ABRAMMIL, publicamos mais fotos.

Ainda sobre a 43ª Cerimônia da Academia Brasileira de Medalhística Militar (ABRAMMIL), postamos algumas fotos nesta Edição da Coluna. O evento significativo se caracteriza pela sua importante realização conforme calendário da instituição, bem como a presença do público que prestigia. Durante a Cerimônia, além das condecorações de várias personalidades civis e militares, também ocorrem apresentações de Banda e coreografias. Na terceira foto da matéria, a Banda Marcial com gaitas de fole e os figurinos trajando o famoso kilt escocês. O próximo evento da ABRAMMIL será a 44ª Reunião Administrativa entre Diretoria, Conselhos e Acadêmicos que acontecerá no dia 04 de Agosto, no famoso Forte de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), que seguirá de festivo Almoço de Confraternização. (Contribuição e Fotos: ABRAMMIL).

Presidência, Diretoria e Acadêmicos da ABRAMMIL presentes na 43ª Cerimônia.

Militares das Forças Armadas e personalidades civis sendo homenageadas.

Apresentação da Banda Marcial.

REDE TV de Belém do Pará lança série sobre a rotina do Aluno da EFOMM do CIABA

Nos dias 12, 13 e 14 de Julho, a Rede TV de Belém do Pará colocou no ar, através do Programa “Cara a Cara com a Verdade” dos nossos estimados amigos Nonato Pereira e Marcio Oliveira, uma série de três apresentações sobre a rotina do Aluno da “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA). Durante três dias, o Jornalista e Comentarista da emissora, Sr. Antônio de Castro Catete Fonseca, vivenciou o dia a dia de Aluno, participando das atividades físicas e militares, estudos em salas de aulas e treinamentos em simuladores. Para aqueles que desejarem assistir as matérias completas no programa, segue os links:

https://www.youtube.com/watch?v=GdWKlbYkWMY&t=10s

https://www.youtube.com/watch?v=tL-YaIjcXN0&t=1175s

https://www.youtube.com/watch?v=JTE_dKj0Bvw

A rotina do Aluno da EFOMM foi vivida pelo jornalista Antônio Catete.

Marinha participou do “Portões Abertos 2023” na Base Aérea de Belém.

No dia 25 de Junho, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 4º Distrito Naval, juntou-se com a Força Aérea Brasileira (FAB) para comemorar os 150 Anos do Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. As celebrações foram realizadas na Base Aérea de Belém, contando com grande público que pôde ver algumas demonstrações das capacidades e procedimentos, como a exposição de materiais do Grupo de Salvamento e Resgate (GAR). Eventos como o “Portões Abertos 2023” se constitui em grande importância para estreitar a relação das Forças Armadas e a população brasileira, além de celebrar o marco na história da aviação. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Demonstração dos Fuzileiros Navais.

MARÉ ALTA.

Excelente as matérias da Rede TV de Belém do Pará sobre a rotina do Aluno da EFOMM. Ainda não tínhamos visto reportagem nesse naipe como essa emissora realizou, contribuindo para a divulgação do CIABA e despertando os interesses dos jovens para ingresso nesse Centro de Instrução. Com certeza, no próximo concurso, teremos concorrência bem acima, após essas grandes apresentações dos episódios. Bravo Zulu!

MARÉ BAIXA.

O abandono de embarcações na Baía de Guanabara contribuiu para, além de estragar o visual do local, também se constituir num grande perigo a navegação. Depois de vários anos, agora estão retirando os cascos soçobrados, que somente deve servir para repassar ao “ferro velho”.

PASSADIÇO.

A Professora Selma Grello, considerada grande ícone da Marinha Mercante Brasileira, vibrou com os comentários do Diretor Márcio Oliveira da Rede TV, enriquecendo e enobrecendo a instituição. Concordo com ela.

O Presidente do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, Dr. José Cândido, já iniciando seu Período 2023-2024 com todo vigor e determinação. Estamos na torcida para que consiga cumprir toda sua agenda.

No segundo episódio da Rotina do Aluno da EFOMM do CIABA, apresentada pela Rede TV, temos as participações dos ilustres Capitão de Longo Antônio Garcia e do Capitão de Cabotagem Rommel Gomes.

Grande abraço ao Diretor Márcio Oliveira e o jornalista Antônio Catete pela lembrança deste colunista nos comentários após a apresentação do segundo episódio do Aluno da EFOMM. Amigos para sempre nós iremos ser.

O amigo Luís Eduardo de Oliveira é expert em Gestão de Segurança Elétrica. Ele que é ciclista e vem se recuperando para voltar ao batente com toda força e vigor. Sucesso!

O Condutor Gerson Faustino agradeceu ao colunista pelo reconhecimento do seu profissionalismo. Ele que agora presta relevantes serviços a nação na empresa “Log In”.

O Capitão de Mar e Guerra (RM-1) Fábio da Silva Andrade se emocionou com os vídeos da Rede TV sobre o CIABA. Sentiu saudades da época que comandou a instituição.

O amigo 2º Oficial de Náutica Danilo Soares Rozeira curtindo repouso ao lado da família após período de embarque. Sempre mantendo contato com o colunista.

A Cabo Fernanda vem realizando excelente serviços na Assessoria de Comunicação Social do CIABA. Sempre atualizando as colunas com notícias do Centro de Instrução.

Ela tem a companhia do fotógrafo Marinheiro Ewerton Saraiva, que é nota máxima nas fotos. Time bom esse.

NAVEGANDO

Agradecimentos à coluna “Navegação em Foco”, do querido amigo Luiz Omar Pinheiro, que na seção “Mares & Rios” fez a seguinte citação: “Ontem, após quase 2 meses em recuperação médica, o Capitão de Longo Curso Ricardo Monteiro voltou ao Comando do Navio da Petrobrás NT Dragão do Mar. Vale destacar que o CLC Ricardo Monteiro já esteve no comando dessa embarcação em 2020, durante a primeira onda de Convid-19. E também em homenagem a Turma “Atlante”, realizou navegação virtual a bordo. A coluna celebra sua boa recuperação”.

Hoje, o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), nossa tradicional “Universidade do Mar”, conta com equipamentos de 1º Mundo, fazendo com que os Alunos formados na “Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante” (EFOMM) tenhas prestígios internacionais, aptos a embarcar em qualquer navio de outras nacionalidades.

Outra tradicional Escola de Formação é o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), que fica no Rio de Janeiro, também conhecida como “Sagres do Atlântico Sul”. Os Alunos dispõem de tecnologia avançada, chegando a bordo dos navios com vasto conhecimento, tanto nas seções de náutica como de máquinas.

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) para este mês de Julho terá os seguintes eventos: 22 (Fórum Regional na OAB de Belo Horizonte) e 28 (Fórum Nacional na Fiurj no Centro do Rio de Janeiro). Várias personalidades civis e militares serão homenageadas e agraciadas.

Atualmente 99% das comunicações globais dependem de enormes cabos submarinos que repousam no fundo dos oceanos, numa grandiosa história que data de 1858, quando o primeiro cabo intercontinental, ligando o Canadá à Irlanda, foi instalado. Isso aconteceu graças as embarcações, que realizaram os serviços e hoje dispomos de internet.

O Navio-Patrulha “Graúna” da nossa briosa Marinha do Brasil executou resgate bem sucedido ao rebocar a embarcação pesqueira “Batuta IV”, à deriva perto da Ilha de Fernando de Noronha para o porto de Naval (RN). A operação levou dois dias. Nota máxima para nossa Força de Mar.

A Marinha do Brasil vem sempre promovendo o Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro para pessoas com deficiência, integrando a comunidade e os militares por meios de atividades lúdicas, esportivas e culturais, focados na inclusão social. Com certeza serão dias inesquecíveis para essas pessoas. Parabéns a grande iniciativa.

No dia 10 de Julho, o Comando Militar do Norte, sediado em Belém (PA), recebeu a primeira visita institucional do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, como parte das comemorações do 10º Aniversário do CMN e 1º Aniversário do Destacamento de Aviação.

Da Turma “Athos” da Academia da Força Aérea (AFA), que receberam os Espadins no dia 07 de Julho, 125 Cadetes são Aviadores, 47 Intendentes e 33 membros da Infantaria da Aeronáutica. Dessa Turma um Cadete Aviador é do Paraguai e outro Cadete de Infantaria é da Bolívia.

Estão abertas as inscrições até o dia 28 de Julho para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, cujo ingresso será em Junho de 2024. Os candidatos deverão ter a idade mínima de 17 anos e não completar 25 anos até o final do ano de 2024. Para inscrição, os candidatos devem acessar o site ingresso.eear.aer.mil.br. (RM).

Fonte: Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br