Cinquentenário do NAEA/FIPAM – Pogramação Oficial

Mesa MR 03 - Dinâmica da Palestra sobre Primeiro FIPAM

Cinquentenário do NAEA/FIPAM – Pogramação Oficial

Meus sinceros agradecimentos a todos e todas às Senhoras e Senhores presentes nesta Mesa Redonda (MR03), referente ao Primeiro FIPAM, no âmbito dos festejos do Cinquentenário deste NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos.

Na condição de Coordenador desta Mesa Redonda, integrante dos festejos do Cinquentenário deste NAEA eu, João Tertuliano Lins e meus companheiros palestrantes: José Freire, Edna Castro e Maria Elvira Sá, cumprimentamos e agradecemos suas honrosas presenças neste evento, bem como, e,principalmente,  aos dirigentes do NAEA, Professores Doutores Armim Mathias e Marineide Chaar Bahia, que nos convidaram para falar sobre o FIPAM, como primeiro curso originário deste NAEA. 

Inicialmente, temos a dizer que, dos 30 alunos integrantes da turma do FIPAM, cinquenta anos atrás, ainda somos 11 remanescentes, 06 dos quais aqui presentes (levantem-se por favor!: eu, José Freire, Edna Castro, Maria Elvira, Antonio Fiock e Walter Alexandre), devemos agradecer e festejar este memorável fato histórico de, como remanescentes da turma dos 30 alunos, termos constituído o curso pioneiro deste também cinquentenário NAEA.

Objetivamente, nós, efetivos e históricos integrantes do primeiro FIPAM – João Tertuliano Lins; Edna Maria Castro, Maria Elvira e Rosa Maria Acevedo - tentaremos nesta Mesa, apresentar e formular os principais aspectos notórios da concepção, criação, funcionamento e importância do Curso, tanto para a Amazônia quanto para seus integrantes e participantes.

- O FIPAM foi concebido e implantado por um grupo de professores da UFPA, coordenados, inicialmente, pelos economistas Armando Dias Mendes e José Marcelino da Costa Monteiro, no período de Fevereiro a Dezembro de 1973;

- Tendo por princípios básicos a multi-disciplinaridade e a multi-institucionalidade, o Curso teve como objetivo principal, formar técnicos profissionais especializados em áreas amazônicas, na concepção geopolíticamente chamada Panamazônia, constituídas pelas áreas dos países americanos da Amazônia Latino - espanhola.

- Por isso, o primeiro FIPAM foi constituído por 30 integrantes, sendo 05 profissionais estrangeiros, oriundos dos Governos da Colômbia, Venezuela e Equador, e, mais 25 profissionais indicados e vinculados a uma variada gama de instituições brasileiras.

- Quanto à formação profissional, em obediência ao princípio da multi-disciplinaridade, os 30 integrantes do Curso originavam-se basicamente das 11 áreas principais de conhecimento, a saber:

1) - Economia -10;

2) - Direito 05;

3) - Ciências Sociais 05;

4) - Agronomia 02;

5) - Teologia 02;

6) - Engenharia Civil 01;

7) - Arquitetura 01;

8) - Geografia 01;

9) - História 01;

10) - Química Industrial 01;

11) - Estatística 01.

Quanto às 11 instituições identificadas, às quais pertenciam os profissionais indicados e vinculados, conforme o princípio da multi-disciplinaridade, estavam assim, numericamente discriminadas e quantificadas:

1 - Governos da América Espanhola 05;

2 - UFPA  07;

3 -  SP Maranhão 03;

4 - IDESP/ Pará 03;

5- INPA-AM  02;

6 - CER - Norte (Arquidiocese) 02;

7 - BASA Belém 02;

8 - BB - Brasília 01;

9 - Receita Federal 02;

10 - Banpará - Belém 01;

11 -  IPEAN – PA 01;

Ressaltando, mais uma vez, que  o primeiro FIPAM teve como objetivo principal, a formação de técnicos especialistas em áreas amazônicas, levando em conta os princípios da multi-disciplinaridade e da multi-institucionalidade, o curso funcionou, ininterruptamente, 08 horas diárias de 2ª à 6ª, durante um ano, estando os 30 integrantes divididos em 05 grupos de trabalho, cada um com 06 componentes, que ao seu final, produziram e tiveram aprovados, mediante exposição em banca examinadora, 05 trabalhos monográficos, cujas denominações, construção de equipes  e sinopses, vão a seguir delineados:

Grupo 1 - Constituído pelos alunos, Alfredo Jimenes, Antonio Azevedo, Cléo Resque, Edna Castro, Nelson Chagas e Roberto Ferreira, elaborou o trabalho monográfico intitulado: “Modelo de Crescimento Regional e Setores Dinâmicos: Modelo histórico de Crescimento” (74 págs);

Grupo 2 - Constituído pelos alunos, Albertina Fortuna, Argemiro Ramos, Deise Ferreira, Jean Hebette, Maria de Fátima e Patrício Zuquilanda, elaborou o trabalho monográfico intitulado “A Amazônia no processo deintegração: ensaio sobre as repercussões na Amazônia da política brasileira de integração nacional” (155 págs);

Grupo 3 - Constituído pelos alunos, Antonio Itayguara, Júlio Aníbal, Iracema Frota, Olavo Reis, Solfieri Teive e Cleusa Azevedo, elaborou o trabalho monográfico intitulado “Expansão da fronteira econômica e população economicamente ativa” (69 págs);

Grupo 4 - Constituído pelos alunos, Antonio Fiock, Augusto Bento, Francisco Vasconcelos, Lindalva Teixeira, Paulo Chagas, Rosa Acevedo, elaborou o trabalho monográfico intitulado “Modelos de Políticas para a Amazônia” (131 págs);

Grupo 5- Constituído pelos alunos Alfredo Samaniego, João Tertuliano, Savino Mombelli, Walter Alexandre, Maria Elvira e José Freire, elaborou o trabalho monográfico intitulado “Rede Urbana Amazônica: Subsídios para uma Política de Desenvolvimento Regional e Urbana” (145 págs);

Cabe ressaltar ainda que,  essa notável e expressiva produção técnico/acadêmica, comprovada pela qualificada produção dos mencionados trabalhos monográficos, durante 01 ano de ininterruptas atividades e, também, pela pronta disposição dos bem treinados alunos concluintes, dispostos a retornar qualificados, tanto às suas instituições originárias, bem como enfrentar e servir o mercado de trabalho em geral - só foi possível graças às assistências e apoios didáticos/psicológicos, dados por uma diversificada e dedicada equipe docente, permanente, de professores do NAEA/FIPAM, tais como: Samuel Sá, Constantino Otero, Coutinho Jorge, José Capela, Wilton Brito, Henrique Osaqui e Paulo Cal, chefiados e orientados pelos rigorosos e competentes coordenadores acadêmicos/administrativos professores José Marcelino Monteiro e Armando Mendes.

Mencionadas tais performances acadêmicas e notáveis desempenhos profissionais, encontram-se registrados historicamente e podem ser vistos em magnífico vídeo referente aos “65 anos da FACECON”.

Finalmente, também, caberá dizer, que a maior prova da vitoriosa performance da criação do primeiro FIPAM, foi a consolidação cinquentenária deste NAEA, como será demonstrada neste 3º Simpósio Internacional, em realização, bem como as revelações contidas nas biografias de seus ex-alunos, registrando e comprovando suas competências e virtuosos desempenhos, na maioria absoluta das funções e cargos exercidos como Gestores Públicos, privados e docentes, como poderão comentar e comprovar os palestrantes que a seguir vão me suceder.

                                                                    Muito obrigado!

João Tertuliano de Almeida Lins Neto

 

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br