4º Distrito Naval tem Novo Comandante

Coluna Luís Celso Borges - Domingo

4º Distrito Naval tem Novo Comandante

Nomeado pelo Decreto Presidencial de 28 de março de 2024, assumiu na quarta-feira (10) o Comando do 4º Distrito Naval, o Vice-Almirante 83.0088.11 SERGIO RENATO BERNA SALGUEIRINHO.

A cerimônia foi presidida pelo Almirante de Esquadra WLADMILSON BORGES DE AGUIAR Comandante de Operações Navais. E com as presenças de autoridades e personalidades civis e militares, Membros da comunidade marítima e fluvial e Amigos da Marinha. Com o Ato de Exoneração e Nomeação “O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das suas atribuições, resolve: - EXONERAR o Vice-Almirante ANTÔNIO CAPISTRANO DE FREITAS FILHO, do cargo de Comandante do 4º Distrito Naval; e - NOMEAR o Vice-Almirante SERGIO RENATO BERNA SALGUEIRINHO, para o cargo de Comandante do 4º Distrito Naval”. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA;

Cumprindo as tradições navais o “Caverna Mestra” Suboficial sinaleiro Rosenildo Reis de Castro, militar com mais tempo de serviço no Distrito fez a entrega do pavilhão de Vice-Almirante comandante de Força ao Vice-Almirante Capistrano. O pavilhão de comando é a bandeira insígnia destinada a assinalar a presença do comandante na sua organização militar.

A cerimônia foi encerrada o Comandante do 4º Distrito Naval agradeceu a todos que, com suas presenças, deram especial brilho a esta cerimônia e os convidou para os comprimentos no prédio localizado atrás do campo de esporte. (Algumas imagens o evento, na quarta-feira, tem mais imagens)

VISITA

No dia 15 de março uma comitiva da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) visitou a Sede da Transpetro no centro do Rio de Janeiro Esse encontro foi para estreitar os laços e aprimorar os conhecimentos para uma cooperação mútua a respeito da segurança do tráfego aquaviário e a salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição ambiental proveniente de embarcações, plataformas e instalações de apoio.

A Empresa é provedora de soluções logísticas integradas para a indústria de óleo, gás e biocombustível, operando por meio de oleodutos e gasodutos, além de transportes marítimos e terrestres por todo o Brasil. Durante a visita, foi apresentada a estrutura de monitoramento das embarcações da Petrobas que estão atuando no ramo do petróleo.

LOGÍSTICA

Mais um mês de crescimento nos portos do Brasil! Em fevereiro, foram movimentadas 99,83 milhões de toneladas de cargas. Um crescimento de 11,44%. Esse resultado foi puxado principalmente pelas cargas conteinerizadas, o que sinaliza a retomada da atividade.

No consolidado do primeiro bimestre de 2024, o setor aquaviário movimentou 197,8 milhões de toneladas, 10% a mais do que o ano de 2023. Entre as cargas mais transportadas, estão o minério de ferro, petróleo e derivados, contêineres e soja.

As hidrovias são um modal de transporte sustentável e fundamentais para a movimentação de cargas e para a população que depende dos rios, por isso precisa de obras de dragagem, derrocamento, IP4s (os portinhos da região Norte) e eclusas.

O Ministério dos Portos e Aeroportos criou a Secretária Nacional de Hidrovia e Navegação que vai fortalecer o planejamento estratégico do setor hidroviário de navegação marítima do Interior.

A Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação foi criada para coordenar as políticas públicas do setor, incluindo a infraestrutura hidroviária, as IP4 e a navegação marítima e interior.

O Brasil tem hoje 20 mil km de hidrovias economicamente navegáveis, com potencial para chegar aos 42 mil km. Para se ter uma ideia, em 2023, 126 milhões de toneladas de cargas foram movimentadas na navegação interior.

A criação da Secretaria de Hidrovias representa um avanço significativo na gestão do transporte aquaviário e consolidando os esforços do Governo Federal para que o país tenha uma logística mais eficiente, integrada e sustentável.

DNIT Informa: A operação da IP4 de Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas, foi retomada em sua capacidade total na última segunda-feira (8). A restrição temporária das atividades ocorreu devido à severa seca do rio, que afetou a movimentação do flutuante.

Pará - Interdição total no km 14 da BR-010/PA, no município de Irituia devido a um rompimento na pista, ocasionado pelas fortes precipitações ocorridas na noite de quinta (11). Equipes do DNIT estão no local realizando avaliações para solucionar o problema.

No km 363 da BR-222/MA, em Santa Inês, o DNIT - em conjunto com o Exército Brasileiro - está implantando uma ponte metálica, para restabelecer a trafegabilidade em substituição ao pontilhão que colapsou no início deste mês.

Estão programados serviços nas rodovias BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS, desta segunda-feira (15), até o próximo sábado (20).

No km 121 da BR-367/MG no Trevo de Guaranilândia próximo ao município de Jequitinhonha a autarquia segue realizando serviços de recomposição asfáltica com CBUQ.

Está programado um sistema de PARE e SIGA na Ponte sobre o Rio Grande, na segunda(15) localizada no km 0 da BR-364, entre os municípios de Planura (MG) e Colômbia (SP). A operação é necessária para a substituição das juntas de dilatação da ponte.

NEWS

VOLTA - Depois de um momento de enfermidade, o colunista estar voltando as suas atividades, estive na cerimônia de transmissão de cargo do Comando do 4º Distrito Naval, encontrei o CLC Raildo Viana Gerente Executivo de SMS da Transpetro, falou que meu site é navegado na Tranpetro.

EMOÇÂO - Foi bem prestigiado o evento, onde teve um momento de emoção, quando em um telão vou mostrado a carreira do Almirante Capistrano. Com 42 anos de navegação e nesse dia foi seu desembarque.

NOTA ZERO - O Reitor Prof. e Doutor Danilo Riroldo da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, que recebeu correspondências do Comandante da Marinha Almirante de Esquadra Marcos Olsen e do presidente da da Soamar – Brasil Orson Rêgo, de desagrado sobre a cassação do título honorífico de Doutor Honoris Causa concedido ao Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

HISTÓRIA -  Sua visão e dedicação foram fundamentais para o estabelecimento do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que representou um marco significativo no desenvolvimento da ciência polar brasileira. É importante destacar que o Almirante Maximiano foi o grande incentivador da difusão das unidades SOAMAR no território nacional, quando ainda era Ministro da Marinha.

FUNDAÇÃO - Participou da fundação da SOAMAR Brasil, em 27 de julho de 1979, tornando-se, assim, o Patrono das unidades espalhadas pelo território nacional e internacional. Na data do seu nascimento, 06 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Amigo da Marinha.

ATAQUE - O presidente da Comissão de Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reinaldo Veloso, avaliou que o centro da discussão não deve ser os animais, mas a responsabilização do tutor. “É importante que a sociedade saiba que não é questão de matar os animais”.

ABORDAGENS - A questão foi decidida no julgamento de um homem negro que alegou ter sido condenado com base na cor da pele. Segundo a Corte, a abordagem policial não pode ser fundamentada em critérios de raça, orientação sexual, cor da pele ou aparência física.

CLIMA - Nos próximos cinco dias, o clima será favorável para a colheita da soja, principalmente nos estados da região Sudeste. O acúmulo de água fica mal distribuído e atinge a média de 20 mm. Em contrapartida, a chuva deve atrasar os trabalhos em campo no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O volume de água deve ser maior em território gaúcho, chegando a 100 mm nos próximos cinco dias. O Pará e o Maranhão também serão impactados com uma quantidade de chuva similar a essa no período. 

SOJA - O mercado brasileiro de soja teve um desempenho muito positivo na sexta-feira (12), em termos de volume de negócios. Segundo a Safras Consultoria, os preços apresentaram uma escalada firme, acompanhando o forte movimento cambial e a reação positiva em Chicago.

QUEDA - A 21ª edição da Tecnoshow COMIGO, realizada em Rio Verde (GO) entre os dias 8 e 12 de abril, gerou R$ 9,34 bilhões em negócios. O valor representa uma queda de 15,85% em relação à edição anterior, quando a movimentação financeira chegou a R$ 11,1 bilhões, recorde histórico. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira. A feira reuniu cerca de 135 mil visitantes e 690 expositores.

BOVINO - O mercado físico do boi gordo voltou a registrar preços estáveis na sexta-feira (12). A semana terminou sem grandes mudanças no padrão dos negócios. Os frigoríficos ainda encontram certa dificuldade na composição de suas escalas de abate, que hoje atendem entre 7 e 10 dias úteis, dependendo da praça.

ATACADO - O mercado atacadista encerra a semana apresentando preços acomodados. Mesmo durante a primeira quinzena do mês, não houve grande apelo para alta dos preços. A segunda quinzena do mês tende a ser mais complicada, considerando o menor apelo ao consumo no decorrer do período em questão.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, Agência/Safras, Ascom/MPor, Ascom/DNIT e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com (91) 98112 0021