Rede celular da Nokia está pronta para a Lua, com a conclusão da instalação final no módulo lunar da Intuitive Machines
A integração final do Sistema de Comunicação de Superfície Lunar da Nokia no módulo de pouso IM-2 foi concluída. - A Nokia pretende comprovar as capacidades da tecnologia celular para futuras explorações lunares com a próxima missão IM-2.
Murray Hill, New Jersey – A Nokia e a Intuitive Machines, Inc. anunciaram hoje a conclusão bem-sucedida da integração final de seu Sistema de Comunicação de Superfície Lunar, (Nokia’s Lunar Surface Communication System “LSCS”) no módulo de pouso da missão IM-2, denominado como Athena. A Athena e o LSCS serão enviados para a região do polo sul lunar na próxima missão IM-2, onde a Nokia e a Intuitive Machines pretendem implantar a primeira rede celular na Lua.
Após meses de testes e validação com os Nokia Bell Labs, os engenheiros da Intuitive Machines instalaram o LSCS – no formato de network-in-box – em um dos painéis superiores de compósito de carbono da Athena. Foram tomadas múltiplas precauções durante a instalação para garantir que a rede faça com segurança a jornada de 384.400 quilômetros até a Lua, sobreviva às tensões da decolagem e pouso, e opere de forma ideal na superfície lunar. Cada um dos 14 pontos de montagem é termicamente isolado para manter a rede protegida das temperaturas extremamente baixas do espaço profundo. A Intuitive Machines também integrou a rede ao Sistema de Proteção Térmica. Este sistema dissipará calor quando a rede estiver operando e fornecerá aquecimento para protegê-la quando estiver inativa.
Dois módulos de dispositivos compõem os componentes adicionais do LSCS da Nokia, e foram instalados em dois veículos de mobilidade lunar: o Micro-Nova Hopper da Intuitive Machines e a Plataforma Móvel Autônoma de Prospecção (MAPP) da Lunar Outpost. Após o pouso na Lua, os dois veículos serão implantados na superfície lunar, onde estabelecerão imediatamente conexões com a rede na Athena usando os módulos de dispositivo da Nokia.
O LSCS utiliza a mesma tecnologia celular 4G/LTE usada por bilhões de dispositivos na Terra, embora os Nokia Bell Labs tenham reconfigurado o sistema para atender aos requisitos únicos de uma missão lunar. A rede foi projetada para gerenciar a conectividade de superfície entre o módulo de pouso e os veículos, realizando streaming de vídeo em alta definição, comunicações de comando e controle e dados de telemetria. A Intuitive Machines pretende retransmitir os dados do LSCS de volta à Terra usando seu serviço de transmissão direta.
Thierry E. Klein, Presidente de Pesquisa de Soluções Bell Labs na Nokia, disse: "Pretendemos provar que as tecnologias celulares podem fornecer a conectividade confiável, de alta capacidade e eficiente necessária para futuras missões tripuladas e não tripuladas à Lua e, eventualmente, a Marte. A tecnologia celular transformou irrevogavelmente a forma como nos comunicamos na Terra. Não há razão para que não possa fazer o mesmo para as comunicações em outros planetas."
Os Nokia Bell Labs desenvolveram o LSCS e a Intuitive Machines criou o Micro-Nova Hopper em parceria com a Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA através de sua iniciativa Tipping Point, que financia tecnologias espaciais desenvolvidas pela indústria que podem fomentar o desenvolvimento de capacidades espaciais comerciais e beneficiar futuras missões da NASA. Um dos objetivos da segunda missão lunar da Intuitive Machines será usar o Micro-Nova Hopper e o LSCS para testar novos instrumentos sensores que poderiam ajudar a identificar e mapear recursos preciosos na Lua, como gelo de água. O Micro-Nova Hopper, chamado de Grace, foi projetado para descer em crateras lunares permanentemente sombreadas. Lá, poderá usar esses novos sensores para detectar grandes concentrações de hidrogênio, que são indicativas de depósitos de gelo. Todos os dados coletados pelo Micro-Nova serão então transmitidos pela rede Nokia para a Athena, de onde serão retransmitidos de volta à Terra.
A Plataforma Móvel Autônoma de Prospecção (MAPP) foi desenvolvida pela Lunar Outpost. Uma vez na superfície lunar, o rover MAPP sairá de um compartimento protetor na Athena, estenderá suas antenas e estabelecerá conexão com a rede celular da Nokia na Athena. O rover MAPP iniciará então uma jornada de vários dias explorando a região do polo sul lunar, mapeando a superfície lunar enquanto coleta imagens estéreo e dados ambientais vitais ao longo do caminho.
Steve Altemus, CEO da Intuitive Machines, disse: “Acreditamos que entregar o sistema 4G/LTE da Nokia à superfície lunar é um momento transformador na comercialização do espaço e na maturidade da economia lunar. Estamos dando passos cuidadosos para alcançar a sustentabilidade. Seja a Nokia conectando ativos de superfície, ou a capacidade da Intuitive Machines de transmitir esses dados de volta à Terra e estabelecer satélites de retransmissão de dados lunares, essas inovações são capacidades fundamentais que acreditamos que definirão a geração Artemis, e foram iniciadas através da liderança da NASA.” O lançamento do módulo de pouso Athena da Intuitive Machines está previsto para depois do final de fevereiro no Centro Espacial Kennedy da NASA.
Sobre a Nokia
Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto. Como líderes em inovação tecnológica B2B, somos pioneiros na conectividade do futuro, com redes responsivas, analíticas e eficientes, graças ao nosso trabalho em redes móveis, fixas e Nuvem. Adicionalmente, geramos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, lideradas pelos premiados Nokia Bell Labs. Com soluções abertas e compatíveis, que se integram perfeitamente a qualquer ecossistema, nossas redes de alto desempenho oferecem novas oportunidades de monetização e crescimento.Em todo o mundo, provedores de telecomunicações e serviços, empresas e parceiros confiam na Nokia para entregar redes seguras, confiáveis e sustentáveis, trabalhando conosco para criar os serviços digitais e as aplicações do futuro.
Fonte: LVBA Comunicação - Marcus Vinícius
Por: Luís Celso News
Contatos: (91) 98112 0021
luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook