Umidade do ar preocupa produtor de soja no armazenamento de grãos

Fevereiro é época de colheita da soja e também, período de chuvas. Nesse momento, o controle de umidade é urgente para garantir a qualidade da entrega de grãos.

Umidade do ar preocupa produtor de soja no armazenamento de grãos

2024 chegou ao fim e algumas métricas de nossa exportação já são perceptíveis, indicando os setores que obtiveram melhor resultado no ano, comparado a 2023.  

A soja, commodity com a maior produção no país e com a maior comercialização no exterior, alcançou uma performance tão positiva que até outubro contabilizou 14% do volume total de exportações, de acordo com relatório da Comex Stat. 

Passado o período de plantio, entre setembro e dezembro, 2025 já começa com a colheita, em meados de fevereiro. E é nessa fase que o produtor se vê às voltas com um desafio importante: o armazenamento adequado dos grãos para garantir a integridade e qualidade do produto. 

Fatores como temperatura, umidade dos grãos, umidade relativa do ar e atmosfera de armazenamento acarretam a formação de mofo, fermentação e até a germinação da soja, impossibilitando o aproveitamento. Uma vez atingida pela umidade, a soja apresenta riscos para o consumo humano e animal, por conta do desenvolvimento de micotoxinas. Por isso é tão importante o controle térmico e da qualidade do ar no armazém, por meio de desumidificadores.  

Thermomatic, líder na fabricação de soluções para controle de temperatura e de umidade, desenvolveu uma linha extensa de equipamentos industriais para atender espaços com diferentes dimensões e para variadas aplicações. A linha Desidrat Plus tem opções de desumidificadores que retiram até 480 litros de água a cada 24 horas. 

Desidrat Plus 5000, indicado para ambientes menores, como silos e pequenos galpões, tem capacidade de retirar do ar de 90l a 120l de água por dia, trabalha com dois níveis de potência na turbina, realiza o degelo automaticamente, possui timer, acionamento e desligamento automático, além de sensor de falha no sistema.  

Já o Desidrat Plus 10.000-LCD apresenta altíssimo rendimento e eficiência. Funciona com compressor de 3 HP de potência e duas turbinas de 950m³/h de vazão de ar. Dentre suas características estão dreno direto para escoar a água, umidostato, defrost e painel em LCD. 

Com capacidade de retirar do ar até 240l de água por dia, o Desidrat Plus 15000- LCD foi desenvolvido para obter altíssima performance na desumidificação em grande escala, com máxima durabilidade. Possui estrutura robusta, pintura eletrostática e rodízios para facilitar instalação e mobilidade. Dentre suas características estão dreno direto para escoar a água, umidostato, defrost e painel em LCD. 

Outra solução bastante recomendada para espaços ainda maiores é o Desidrat Plus - 25000 LCD. Com quatro turbinas para vazão do ar, condensadores, evaporadores e compressores duplos, o equipamento é o mais potente de todos os desumidificadores, com capacidade para retirar do ar até 480l de água por dia. O Plus 25000 –LCD tem como uma de suas principais características, um umidostato de alta precisão, além de dreno direto para escoamento da água, função defrost e painel em LCD. 

Além dessas soluções, a Thermomatic apresenta outras linhas de desumidificadores para uso residencial, comercial, além de dessecantes por adsorção, muito utilizados em áreas com vazão de ar até 1500m³/h e necessidades específicas de controle de partículas em suspensão no ar. 

Para conhecer a Thermomatic e o portfólio completo de equipamentos, acesse: http://www.thermomatic.com.  

Fonte: Thermomatic do Brasil
claudia.campanha@thermomatic.com

Por: Luís Celso News

Contatos: (91) 98112 0021

luiscelsonews@gmail.com