Estaleiro Rio Maguari participa da cerimônia de apresentação da frota de rebocadores da Svitzer em Santos/SP

Coluna Luís Celso Borges - Edição domingo

Estaleiro Rio Maguari participa da cerimônia de apresentação da frota de rebocadores da Svitzer em Santos/SP

O diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari (ERM), Fabio Vasconcellos, participou da cerimônia de apresentação da frota pela cliente Svitzer, dos três rebocadores entregues pelo estaleiro: Svitzer Atanásio, Svitzer Monte KT e Svitzer Rocha Pedro, que fazem parte de uma série de seis embarcações de propulsão azimutal encomendadas ao ERM.

A cerimônia contou com a participação do presidente da Svitzer Américas, Arjen Van Dijk, e do presidente da Svitzer no Brasil, Daniel Reedtz Cohen. O evento ocorreu no litoral paulista, no último dia 4 de abril, na Capitania dos Portos, em Santos (SP).

Fábio Vasconcellos destacou que a entrega dos novos rebocadores da Svitzer e as encomendas de outras unidades para a Sulnorte fizeram com que o estaleiro paraense entrasse definitivamente no circuito de estaleiros capazes de construir rebocadores de grande porte no Brasil. “Nosso próximo passo, sem dúvida, é alcançar uma condição comercial competitiva contra os estaleiros internacionais para começar a exportar os primeiros rebocadores”.

ENERGIA SOLAR

Em alguns meses o projeto da Apollo de ilhas fotovoltaicas flutuantes que vai ser colocado no Rio Guamá atrás da UFPA, as UFFs (Usinas Fotovoltaicas Flutuantes). Contribuem para o uso de recursos naturais disponíveis e não escassos (lamina d`água ociosa). Aumenta a geração energética (até 17% devido a menor temperatura operacional); É a tecnologia de mãos dada com o meio ambiente. Uma das ilhas e fixa orientação Norte, e a outra é seguidora Solar, que gira 180 graus durante o dia acompanhando o Sol para maximizar a produção de energia elétrica.

TILÁPIA

A produção mundial de tilápia cresceu 3% em 2023, em relação a 2022, atingindo mais de 6 milhões de toneladas ao redor do globo. A líder global segue sendo a China, podendo crescer novamente neste ano. Entre os destaques, o Egito possui uma expectativa de 10% de crescimento em 2024, enquanto a Indonésia pode atingir 1,5 milhões de toneladas produzidas.

Novo mercado para o Brasil. Após encontros com o ministro da Pesca, Pecuária e Lácteos da Índia, o Brasil obteve a confirmação da abertura de dois novos mercados: pescado de cultivo (aquacultura) e pescado de captura (pesca extrativa). Nosso país é o 4° maior produtor do mundo, podendo atingir 600 mil toneladas neste ano.

FRUTUCULTURA

O Ministério da Agricultura e Pecuária marcou presença no Fruit Attraction São Paulo/SP, uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais do mundo, voltada para a apresentação de conteúdos e para realização de debates e discussões relacionadas ao mundo da fruticultura.

Um dos objetivos da participação do Mapa no evento foi se apresentar como um grande parceiro do exportador.

LOGÍSTICA

O Porto de Ilhéus/BA vai receber R$ 27 milhões para obras de dragagem. O edital de licitação para a contratação de empresa que vai executar os serviços foi publicado no DOU. A abertura de propostas e a sessão de lances estão agendadas para o dia 13 de maio.

A Vports, administradora dos portos de Vitória, Vila Velha e Barra do Riacho, movimentou 1,8 milhão de ton no 1º trimestre e bateu o recorde de 2023. No período, foram movimentadas 386 mil ton a mais do que 2022. Café e Carvão: + 400% e Veículos: +273%;

As obras do Aeroporto de Maragogi/AL estão a todo vapor - O município alagoano vai ganhar um novo equipamento que vai impulsionar a economia local e fortalecerá o turismo na região.

Portos do paraná - No consolidado do primeiro trimestre de 2024, os portos de Paranaguá/PR e Antonina/PR registraram um aumento de 16%, com 16,3 milhões de toneladas movimentadas.

DNIT Informa: Na data comemorativa em reconhecimento aos Povos Indígenas sexta-feira (19), o DNIT assina contrato com empresa para realocação de 7 aldeias: Anawerá, Tukay, Samaúma, Yawaka, Estrela, Ahumã, Kariá, localizadas na terra Indígena Uaçá, atualmente próximas ao empreendimento da BR-156/AP.

Minas Gerais - Avançam as obras de implantação e pavimentação da BR-367/MG, entre Salto da Divisa e Jacinto! A atuação do DNIT e do Exército já realizou, nos 15,6 km em obras, serviços de terraplenagem, cercamento nos limites da faixa de domínio e instalação de bueiros.

O trecho tem grande relevância regional por viabilizar o escoamento da produção local. Quando concluído, se tornará uma importante alternativa de ligação entre o estado de Minas e o extremo sul da Bahia.

A BR-367 revitalizada permitirá ainda melhora significativa no acesso à região norte do Espírito Santo, atendendo principalmente às viagens comerciais e turísticas, as quais são originadas nas regiões norte e nordeste de Minas.

Atenção, Rio Grande do Sul - Estão programados serviços de manutenção na BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS a partir desta segunda-feira (22).

Após vistoria realizada nas regiões do Tabocal e da Enseada do Rio Madeira, no Amazonas, o DNIT recebeu as plantas de sondagem batimétricas da região, entregues pela equipe de levantamentos batimétricos da Proa – Praticagem dos Rios Ocidentais da Amazônia.

A técnica é dedicada ao mapeamento das profundezas aquáticas em oceanos, mares, lagos e rios, realizada por equipamentos como sonares e ecossondas. O material subsidiará estudos para diagnosticar ações preventivas e mitigadoras dos efeitos da seca.

O Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav) realizou, entre 1º e 12 de abril, a segunda edição do United Nations Staff Officers Course, que visa aprimorar as capacidades e habilidades de Oficiais militares.

Em decorrência do show da cantora Madonna, na orla de Copacabana (RJ), no próximo dia 4 de maio, a área marítima nas proximidades do local será interditada, visando mitigar a ocorrência de acidentes da navegação.

NEWS

DENGUE - Brasil tem 1,6 mil mortes confirmadas por dengue em 2024 e outras 2 mil em investigação. Distrito Federal tem a maior proporção de casos prováveis.

MAIO CHUVOSO - Previsão do Inmet aponta que regiões Norte e Sul devem ter chuvas acima da média durante o mês. Clima pode beneficiar lavouras e favorecer a produção no país.

BRASIL NO CENTRO – O IBGE lançou recentemente uma nova versão do mapa-múndi em que o Brasil foi colocado no centro do mundo. A mudança gerou repercussão nas redes sociais, com direito a muitas dúvidas, elogios e críticas.

REAJUSTE - Servidores federais fazem contraproposta. Além do reajuste, também é sugerido que o governo se comprometa em equiparar os benefícios entre os Três Poderes até o fim de 2026.

IMPOSTO - O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou nota em apoio ao aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas como uma das formas de proteger a saúde da população. O tema está sendo discutido em meio à tramitação do Projeto de Lei Complementar 29/2024, em análise na Câmara.

CIGARRO ELETRÔNICO - A ANVISA mantém proibição no país. Venda, fabricação e importação desses dispositivos estão vedadas desde 2009. Dados apontam que 4 milhões de brasileiros já usaram cigarro eletrônico.

PESQUISA - Resultado de uma parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a empresa privada Innova Agrotecnologia, o Combio é o primeiro bioinsumo para a soja brasileira com duas funções: estimulação de crescimento e proteção contra fungos.  O produto é uma combinação de três estirpes bacterianas que atuam na fixação biológica de nitrogênio e na promoção de crescimento de plantas: BR 29, BR 10788 e BR 10141.

FLORESTA - O Netflora, metodologia desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reúne um conjunto de algoritmos treinados com inteligência artificial (IA) para reconhecer espécies florestais. Realizado com base em características botânicas, disponíveis em um banco de dados, esse aprendizado permite identificar árvores de interesse comercial e indicar a sua localização exata na floresta.

TRIGO - O trigo, conhecido como uma cultura de clima frio, é uma novidade que agora chega em algumas das regiões mais quentes de Minas Gerais. Nas últimas semanas, a Emater/MG e a Epamig implantaram 20 unidades demonstrativas da cultivar de trigo MGS Brilhante, da Epamig, em várias regiões do estado, dentre elas o norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha.

PREOCUPAÇÃO - Em meio aos avanços e sucessos da pecuária brasileira, surge uma preocupação crescente: o aumento dos casos de cisticercose. A doença, que pode gerar prejuízos significativos aos produtores, está se tornando uma ameaça cada vez mais real.

BOI GORDO - O mercado físico do boi gordo mantém o padrão das negociações em grande parte do país. Os pecuaristas ainda cadenciaram o ritmo das negociações em meio aos bons índices pluviométricos no Centro-Norte brasileiro, que mantêm as pastagens em boas condições, permitindo que a retenção seja implementada como uma estratégia recorrente.

RELIGIOSO - A diversidade religiosa no Brasil é refletida diretamente na alimentação e no consumo da população, que, somadas à expansão das exportações de produtos de origem animal para países asiáticos, criaram um mercado específico e cheio de potencial: o do abate religioso de animais para açougue.

BOI VIVO - Em países como Egito, Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes Unidos, grande parte da população é muçulmana, religião que traz, na sua essência, regras do que é permitido na forma de se relacionar com outros seres vivos.

HALAL - Em árabe, a palavra halal, que significa lícito, define aquilo que é permitido, inclusive na hora de se alimentar. Para o consumo de animais, por exemplo, há espécies consideradas impuras, como o porco, e outras que precisam passar por um procedimento de purificação desde o abate até o corte, para que possam ser consumidas, como o frango e bovinos.

KOSHER - Nos países judaicos, como Israel, também há regras sobre o que é considerado apropriado, ou kosher, e há procedimentos específicos para cada etapa de beneficiamento dos produtos de origem animal.

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM).

Fontes: (CLCB), Agência/Brasil, ACS/AgMarNot, Ascom/DNIT, Ascom/PMor e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com – (91) 98112 0021