Comando Militar do Norte celebra Dia da Bandeira em cerimônia aberta ao público

Comando Militar do Norte

Comando Militar do Norte celebra Dia da Bandeira em cerimônia aberta ao público

O Comando Militar do Norte (CMN) realizou, no domingo (19), uma solenidade em alusão ao Dia da Bandeira. Este ano, como forma de aproximar o público da tradição o local escolhido para a cerimônia foi a Praça da Bandeira, localizada em frente ao Quartel-General Integrado (QGI), no bairro da Campina, em Belém.

Presidida pelo Comandante da 8ª Região Militar, Gen Div Alcio Costa, a cerimônia destacou a importância do símbolo nacional, instituído pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889.

Um dos momentos representativos da cerimônia foi o hasteamento do pavilhão nacional feito exatamente às 12h. “Esse ato, simples em sua essência, carrega um profundo simbolismo: representa a eternidade da Pátria e das gerações que se sucedem. Nesta solenidade que se realiza em todos os quartéis de nosso Exército, ratificamos o juramento que nos convoca à defesa da Pátria, ainda que com o sacrifício de nossas vidas”, descreve o trecho do texto alusivo à data, lido pelo Gen Alcio Costa.

A cerimônia também foi marcada pela incineração das bandeiras consideradas inservíveis. Em frente à tropa, o Subtenente Franco, da Base de Administração e Apoio da 8ª RM (B Adm Ap/8ªRM), conduziu o momento solene. A Lei Nº 5.700 de 1971, Lei dos Símbolos Nacionais,  determina os critérios para o descarte da Bandeira.

Durante a formatura, o símbolo nacional permaneceu em local de destaque enquanto a  Banda de Música do CMN entoou o Hino à Bandeira do Brasil.

A solenidade atraiu a atenção do público que passava pela área comercial, no centro da cidade. O motorista José Campos fez questão de prestigiar a cerimônia. “Todos deveriam prestigiar. Eu tô aqui não só porque meu filho está na tropa, mas por ser brasileiro e honrar a bandeira do Brasil. É um orgulho”, descreveu.

 

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br