Brasil encerra 2024 com alta de 12,7% nas exportações de rochas naturais e reforça liderança global

Mesmo diante de desafios logísticos, indústria alcança desempenho histórico e consolida sua posição entre os maiores players mundiais

Brasil encerra 2024 com alta de 12,7% nas exportações de rochas naturais e reforça liderança global
Photo: Centrorochas by Karina Porto-Firme

Vitória, 10 de janeiro de 2025 – As exportações brasileiras de pedras naturais fecharam 2024 com faturamento de US$ 1,263 bilhão, um aumento de 12,7% em relação a 2023, de acordo com a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). Em dezembro, o setor obteve US$ 125,3 milhões, 64,1% a mais do que o mesmo mês do ano anterior, registrando o maior resultado para dezembro de toda história.

Esse desempenho expressivo reflete as ações de internacionalização conduzidas peloIt’s Natural – Brazilian Natural Stone, programa de promoção das rochas brasileiras no exterior executado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O resultado acumulado em 2024, apesar de não superar o recorde de 2021, quando as exportações atingiram US$ 1,340 bilhão, indica recuperação na sequência de quedas registradas em 2022 (-3,4%) e 2023 (-13,3%). “O comportamento do mercado em 2021 foi fruto do início da parceria estratégica entre o Centrorochas e a ApexBrasil, somada à forte demanda gerada pela pandemia da Covid-19 ao longo de 2020. Em 2024, mesmo diante de uma crise logística global, continuamos avançando em ações de retomada, investindo em melhorias de infraestrutura e fortalecendo a imagem das rochas brasileiras no exterior. Seguiremos apostando na inovação e na sustentabilidade para manter esse ritmo de expansão”, destaca Tales Machado, presidente do Centrorochas.

O projeto setorial, fruto da parceria citada por Machado, vem expandindo o relacionamento com importadores e intensificando a presença das empresas em eventos estratégicos como feiras, missões comerciais e ações de marketing contribuindo para o incremento das vendas. Paralelamente à conexão de fornecedores brasileiros a compradores internacionais de grande potencial, o segmento desenvolve um trabalho de inteligência de mercado e capacitação de profissionais com foco no fortalecimento da competitividade do setor no cenário global.

Expansão comercial e projeção global

A presença internacional das rochas brasileiras se fortaleceu em 2024 por meio de participações em feiras renomadas, como KBIS e Coverings (EUA), Xiamen Stone Fair (China), Marmomac (Itália), Vitoria e Cachoeiro Stone Fair (Brasil). Além disso, o segmento promoveu palestras para arquitetos e designers em mercados-chave nos Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Itália, incentivando o uso das pedras naturais brasileiras em projetos em todo o mundo. Simultaneamente, missões prospectivas foram realizadas em países como Austrália, Índia e Polônia, mapeando oportunidades e reforçando o compromisso do Brasil em atender demandas diversificadas, expandindo ainda mais sua presença no mercado global.

Os Estados Unidos seguem como principal destino das rochas naturais brasileiras, sendo responsável por US$ 711,1 milhões do valor faturado de janeiro a dezembro de 2024, registrando alta de 16,86% em relação ao ano anterior. China (US$ 218,5 milhões) e Itália (US$ 82,8 milhões) completam o ranking dos três maiores clientes globais.

“Com esse panorama positivo, o setor inicia 2025 determinado a fortalecer sua presença nos mercados em que já está consolidado, sem deixar de buscar novas oportunidades de expansão. Seguiremos buscando e apoiando a criação de soluções logísticas mais eficazes e reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade de forma a manter o Brasil na vanguarda mundial das rochas naturais”, destaca Machado.

Em complemento a essas ações de expansão, a indústria de rochas vem intensificando suas práticas ambientais responsáveis, evidenciadas em projetos como o FiBRO (Fino do Beneficiamento de Rochas Ornamentais), que converte subprodutos do beneficiamento em insumos para pavimentação, cerâmica vermelha e concreto, ampliando a economia circular; e o Projeto EPD (Declarações Ambientais de Produto), que visa mensurar e atestar a pegada ambiental das rochas naturais em todo o seu ciclo de vida, conferindo maior transparência e credibilidade às empresas do setor.

Como parte dessa evolução, 2025 começa com uma grande novidade: a Marmomac Brazil que acontecerá de 18 a 20 de fevereiro, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento une a tradição da Vitoria Stone Fair – a maior feira de rochas naturais das Américas – à grandiosidade e prestígio internacional da Marmomac, o principal encontro global dedicado às pedras naturais, realizado anualmente na Itália. Essa colaboração reforça a liderança do Brasil no mercado global, elevando ainda mais a posição do país entre os maiores players do mundo.

Números em destaques

  • Exportações acumuladas em 2024 (jan-dez)
    • US$ 1,263 bilhão (alta de 12,7% frente a 2023)
  • Histórico recente (últimos cinco anos):
    • 2020: US$ 990,5 milhões
    • 2021: US$ 1,340,1 bilhão (+35,3%)
    • 2022: US$ 1,294,5 bilhão (-3,4%)
    • 2023: US$ 1,121,7 bilhão (-13,3%)
    • 2024: US$ 1,263,8 bilhão (+12,7%)
  • Exportações em dezembro 2024
    • US$ 125,3 milhões (crescimento de 64,1% em relação a dezembro de 2023)
    • Maior valor já registrado para o mês de dezembro
  • Principais destinos em 2024
    1. Estados Unidos: US$ 711,1 milhões (+16,86%)
    2. China: US$ 218,5 milhões (+25,02%)
    3. Itália: US$ 82,8 milhões (-1,80%)

Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa, que atualmente conta com 223 empresas poiadas, tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial. As empresas interessadas em fazer parte do projeto devem acessar https://podio.com/webforms/26378838/1995038 realizar cadastro gratuito.

Sobre o Centrorochas

O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Serviço:

It’s Natural – Brazilian Natural Stone na KBIS 2025

Data: 25 a 27 de fevereiro

Local: Estande SL6015, South Hall, Centro de Convenções de Las Vegas

Horário: 9h às 17h

Fonte: Karina Porto Firme - Assessoria de Comunicação Centrorochas e It’s Natural – Brazilian Natural Stone

karina.portofirme@centrorochas.org.br

Por: Luís Celso News

Contatos: (91) 98112 0021

luiscelsonews@gmail.com