Nestlé divulga as vendas do primeiro trimestre de 2024

Perspectivas para o ano de 2024 confirmadas: esperamos crescimento orgânico das vendas de cerca de 4

Nestlé divulga as vendas do primeiro trimestre de 2024
  • Crescimento orgânico de 1,4%, com precificação de 3,4% e crescimento real (RIG) de -2.0%.
  • O total de vendas reportadas foi de 22,1 bilhões de francos suíços, uma redução de 5,9% (3M-2023: 23,5 bilhões de francos suíços). O câmbio reduziu as vendas em 6,7%. Os desinvestimentos líquidos tiveram impacto negativo de 0,6%.
  • No geral, o crescimento orgânico das vendas do Grupo foi impulsionado pela Europa e pelos mercados emergentes, com impacto negativo da América do Norte.
  • Perspectivas para o ano de 2024 confirmadas: esperamos crescimento orgânico das vendas de cerca de 4% e aumento moderado na margem de lucro operacional subjacente. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.

Mark Schneider, CEO da Nestlé, comentou:

Esperávamos um início de ano lento e observamos uma forte recuperação no crescimento real (RIG) no segundo trimestre, com boas perspectivas para o restante do ano. Uma ampla gama de iniciativas de crescimento em todo o Grupo já está começando a dar resultados.

Na América do Norte, aceleramos nossa intensidade de inovação e atividades comerciais, principalmente em alimentos congelados, que perderam terreno no primeiro trimestre. O plano de integração do negócio de vitaminas, minerais e suplementos de Nestlé Health Science está bem encaminhado, com o ponto de inflexão previsto para o segundo trimestre e forte crescimento a partir de então.

As principais prioridades da Nestlé continuam sendo desempenhar com excelência, alavancar nossa expertise em ciência e nutrição e impulsionar o crescimento com nossas marcas bilionárias. Reiteramos nossa orientação para 2024 e olhamos para o futuro com confiança.”
Vendas do Grupo

O crescimento orgânico foi de 1,4%. A precificação foi de 3,4%, considerando-se a alta base de comparação de 2023. O crescimento real foi de -2,0%, impactado pela baixa demanda dos consumidores, principalmente na América do Norte, e pelas restrições temporárias de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos.

Por região geográfica, o crescimento orgânico foi impulsionado pela Europa e pelos mercados emergentes, o que compensou amplamente a redução das vendas na América do Norte. Nos mercados desenvolvidos, o crescimento orgânico foi de -0,4%, com crescimento real negativo e precificação positiva. Nos mercados emergentes, o crescimento orgânico foi de 4,1%, liderado pela precificação, com crescimento real ligeiramente negativo.

Por categoria de produto:

  • Purina PetCare foi o maior contribuidor para o crescimento orgânico, sustentado pelo impulso contínuo das marcas premium com base científica, Purina ONE, Fancy Feast e Friskies.
  • A categoria de cafés apresentou crescimento de um dígito, com o impulso contínuo para Nescafé, Nespresso e Starbucks.
  • As vendas de produtos da categoria Confectionery (de chocolates e biscoitos) cresceram à taxa média de um dígito, com forte demanda por KitKat e produtos sazonais.
  • A categoria de Águas apresentou crescimento médio de um dígito, sustentado pela recuperação da Perrier e pelo impulso contínuo da S.Pellegrino.
  • As vendas de Nutrição Infantil cresceram à taxa de um dígito, com base no impulso contínuo para NAN e produtos de oligossacarídeos do leite humano (HMOs).
  • Como esperado, Nestlé Health Science registrou crescimento negativo, com uma demanda robusta por Nutrição Médica que contrabalançou amplamente as restrições temporárias de fornecimento de vitaminas, minerais e suplementos.
  • A categoria de produtos lácteos registrou crescimento negativo, considerando-se a alta base de comparação do ano anterior.
  • Produtos Culinários registrou crescimento negativo, já que a forte demanda por Maggi foi amplamente contrabalançada pela queda nas vendas de alimentos congelados na América do Norte.

Por canal, o crescimento orgânico das vendas no varejo permaneceu robusto em 1,4%. As vendas no e-commerce cresceram 6,1%, atingindo 17,4% do total de vendas do Grupo. O crescimento orgânico dos canais fora de casa foi de 2,0%.

Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,6%, em grande parte relacionados à criação de uma joint venture com a PAI Partners para o negócio de pizzas congeladas da Nestlé na Europa. O impacto do câmbio sobre as vendas foi negativo em 6,7%. O total de vendas reportadas diminuiu 5,9% para 22,1 bilhões de francos suíços.

Zona América do Norte

-2,5% de crescimento orgânico: -5,8% de crescimento real (RIG); 3,3% de precificação.

O crescimento orgânico foi de -2,5%. A precificação de 3,3% foi moderada, considerando-se a elevada base de comparação de 2023. O crescimento real foi de -5,8%, impulsionado principalmente pela queda nos alimentos congelados. O câmbio teve impacto negativo de 5,3%. As vendas reportadas na Zona da América do Norte diminuíram 7,7% para 5,8 bilhões de francos suíços. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em Purina PetCare e Cafés, com perdas em pizzas congeladas e coffee creamers.

Por categoria de produto, Purina PetCare foi a que mais contribuiu para o crescimento, com ampla demanda, especialmente no e-commerce. Fancy Feast, Friskies e Purina One apresentaram forte crescimento. As vendas da categoria de Águas cresceram à taxa média de um dígito, com forte impulso para S.Pellegrino e Acqua Panna. A categoria de bebidas registrou queda nas vendas, pois o crescimento robusto da Starbucks, Nescafé e Seattle's Best foi amplamente contrabalançado pelo crescimento negativo de Coffee Mate, considerando-se a alta comparação no ano anterior. Nutrição Infantil teve queda nas vendas, já que o forte crescimento dos leites de crescimento Nido foi amplamente contrabalançado pela queda dos alimentos infantis Gerber. O crescimento da categoria de alimentos congelados foi negativo, refletindo a fraca demanda dos consumidores pela categoria e a intensa concorrência de precificação, especialmente em pizzas e lanches congelados, bem como a desaceleração do negócio de refeições congeladas no Canadá, que está quase concluído.

Zona Europa

- 4,4% de crescimento orgânico: -0,2% de crescimento real (RIG); 4,6% de precificação.

O crescimento orgânico foi de 4,4%, com precificação de 4,6% e crescimento real de -0,2%. O câmbio teve impacto negativo nas vendas de 5,8%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 3,6%. As vendas reportadas na Zona Europa diminuíram 5,0%, chegando a 4,6 bilhões de francos suíços. O crescimento foi amplo em todas as regiões e categorias. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em alimentos para pets e nutrição infantil, com desaceleração das perdas de participação de mercado em Águas.

Por categoria de produto, o principal contribuidor para o crescimento foi Purina PetCare, impulsionada pelas marcas premium Purina One, Felix e Gourmet. As vendas da categoria de Cafés cresceram à taxa média de um dígito, com fortes contribuições dos produtos Nescafé e StarbucksConfectionery registrou crescimento médio de um dígito, com forte demanda por KitKat e produtos sazonais. Em janeiro, a Zona lançou o KitKat Breaks for Good, a primeira barra de chocolate feita com cacau proveniente de famílias de agricultores apoiadas pelo programa de aceleração de renda da Nestlé. A categoria de Águas registrou crescimento médio de um dígito, sustentado pela recuperação das vendas da Perrier. As vendas de Produtos Culinários cresceram à taxa de um dígito, lideradas por Maggi, que expandiu a distribuição de seu portfólio de macarrão instantâneo. Nutrição Infantil registrou crescimento de um dígito, considerando-se a alta base de comparação de 2023.

Zona Ásia, Oceania e África (AOA)

- 3,6% de crescimento orgânico: -0,4% de crescimento real (RIG); 4,1% de precificação.

O crescimento orgânico foi de 3,6%, com precificação de 4,1% e crescimento real de -0,4%. O câmbio reduziu as vendas em 13,0%, impactado pela significativa depreciação das moedas. Como resultado, as vendas reportadas na Zona AOA diminuíram 9,4%, chegando a 4,2 bilhões de francos suíços. Por região geográfica, os principais fatores de crescimento foram África Central e Ocidental, Índia e Filipinas. Nesses mercados, as ofertas acessíveis impulsionaram o crescimento, lideradas por Maggi, Lactogen e Nescafé. A Zona registrou ganhos de participação de mercado nas categorias de confectionery, cafés e alimentos para pets, com perdas em produtos lácteos.

Por categoria de produto, Nutrição Infantil foi a que mais contribuiu para o crescimento, liderada por NAN e Lactogen. A categoria de Produtos Culinários apresentou alto crescimento de um dígito, impulsionado pela expansão da distribuição e pelas inovações da Maggi em todos os segmentos de produtos. Cafés obteve crescimento médio de um dígito, com demanda robusta e contínua por Nescafé. As vendas de Nestlé Professional cresceram à taxa elevada de um dígito em todas as regiões e categorias, impulsionadas pela expansão da distribuição. Confectionery registrou crescimento de um dígito, com forte impulso para KitKat. Produtos lácteos registraram crescimento praticamente estável.

Zona América Latina

- 3,1% de crescimento orgânico: -0,8% de crescimento real (RIG); 3,9% de precificação.

O crescimento orgânico foi de 3,1%, com precificação de 3,9% e crescimento real de -0,8%. O câmbio teve impacto negativo de 1,5%. Os desinvestimentos líquidos reduziram as vendas em 0,1%. Em 1º de março de 2024, o Grupo concluiu a aquisição da participação majoritária no Grupo CRM, um player de chocolates premium no Brasil. As vendas reportadas na Zona América Latina aumentaram 1,5%, chegando a 3,1 bilhões de francos suíços. O crescimento foi liderado pelo Brasil, com impulso contínuo para GarotoKitKat e Nescafé. O México apresentou crescimento de um único dígito, com base no forte impulso das vendas de Purina PetCare, La Lechera e Carlos V. A Zona obteve ganhos de participação de mercado em alimentos para pets, nutrição infantil e cafés porcionados, com perdas em produtos lácteos, após a otimização do portfólio.

Por categoria de produto, os produtos da categoria confectionery foram os que mais contribuíram para o crescimento, com forte impulso para KitKat e as principais marcas locais. As vendas de Nestlé Professional cresceram à taxa de dois dígitos, com expansão contínua dos clientes. Produtos Culinários apresentou crescimento de um único dígito, com base na forte demanda e na expansão da distribuição de Maggi. Purina PetCare registrou crescimento de um único dígito, sustentado por Alpo e Felix. As vendas de produtos lácteos cresceram à taxa de um dígito, com forte crescimento de La Lechera. Nutrição Infantil e Cafés registraram quedas nas vendas, considerando-se a alta base de comparação em 2023.

Zona Grande China

- 3,7% de crescimento orgânico: 2,1% de crescimento real (RIG); 1,5% de precificação.

O crescimento orgânico foi de 3,7%, com precificação de 1,5% e crescimento real de 2,1%. O câmbio teve impacto negativo de 9,8%. As vendas reportadas na Zona da Grande China diminuíram 5,9%, chegando a 1,2 bilhão de francos suíços. O crescimento foi sustentado pelo impulso contínuo dos canais de e-commerce e fora de casa. A Zona registrou ganhos de participação de mercado em café solúvel, confectionery e alimentos para pets, com perdas nos produtos de nutrição infantil Wyeth.

Por categoria de produto, os produtos da categoria confectionery foram os que mais contribuíram para o crescimento, liderados por Hsu Fu Chi e Shark Wafer. A Nestlé Professional obteve crescimento de dois dígitos, impulsionado por inovação e aquisição de clientes. Cafés apresentou crescimento médio de um dígito, impulsionado pelas ofertas de Nescafé pronto para beber. As vendas da Purina PetCare cresceram à taxa de dois dígitos, com base no lançamento de novos produtos e no forte impulso do e-commerce, especialmente para Pro Plan e Fancy Feast. Nutrição Infantil registrou crescimento positivo, com forte demanda contínua por NAN, o que contrabalançou amplamente a queda nas vendas dos produtos Wyeth. A categoria de Produtos Culinários registrou crescimento ligeiramente negativo, pois as tendências positivas de vendas nos canais fora de casa foram amplamente contrabalançadas pela queda das vendas no varejo.

Nestlé Health Science

-1,8% de crescimento orgânico: -3,6% de crescimento real (RIG); 1,9% de precificação.

O crescimento orgânico foi de -1,8%, com precificação de 1,9%. O crescimento real foi de -3,6%, impactado, como esperado, pelas restrições temporárias de fornecimento para o negócio de vitaminas, minerais e suplementos. As aquisições líquidas aumentaram as vendas em 0,7%. O câmbio teve impacto negativo nas vendas de 5,6%. As vendas reportadas de Nestlé Health Science diminuíram 6,6% para 1,5 bilhão de francos suíços. Por região geográfica, a Europa registrou crescimento médio de um dígito, enquanto as outras regiões combinadas registraram crescimento negativo.

Vitaminas, minerais e suplementos registraram crescimento negativo, refletindo o impacto contínuo das restrições de fornecimento encontradas no segundo semestre de 2023. O plano de integração está bem encaminhado, e espera-se que as restrições sejam resolvidas até o final do primeiro semestre de 2024.  Pure Encapsulations, que não foi afetada pelo problema de fornecimento, continuou a apresentar forte crescimento de dois dígitos. Active Nutrition registrou crescimento negativo. Medical Nutrition apresentou crescimento médio de um dígito e continuou a ganhar participação de mercado. O crescimento foi sustentado pelo forte impulso das vendas de produtos para cuidados médicos de adultos e Vitaflo. As vendas de produtos gastrointestinais continuaram a crescer à taxa de dois dígitos.

Nespresso

- 1,0% de crescimento orgânico: -0,2% de crescimento real (RIG); 1,2% de precificação.

O crescimento orgânico foi de 1,0%, com precificação de 1,2%. O crescimento foi de -0,2%, impactado pelo escalonamento das atividades comerciais. O câmbio impactou negativamente as vendas em 5,1%. As vendas reportadas da Nespresso diminuíram 4,1% para 1,5 bilhão de francos suíços. Por região geográfica, as vendas na América do Norte cresceram à taxa média de um dígito, com ganhos de participação de mercado. A Europa registrou crescimento ligeiramente negativo.

O crescimento foi sustentado pelo sistema Vertuo, que continuou a gerar um impulso amplo. O crescimento nos canais fora de casa também foi robusto, impulsionado pela maior adoção do sistema Momento. A inovação continuou a repercutir junto aos consumidores, com base em novas edições limitadas, especialmente Pierre Hermé e Maple Pecan.

Os negócios como uma força para o bem: a abordagem integrada da sustentabilidade pela Nespresso 

Nespresso é sinônimo de cafés absolutamente excepcionais, preparados de forma conveniente e incomparável. Desde o início, a empresa entendeu que a oferta de um sabor extraordinário aos consumidores deveria andar de mãos dadas com um verdadeiro compromisso com a sustentabilidade: desde o cultivo do café até a entrega de uma bebida inigualável. A Nespresso usa a quantidade certa de café, água e energia para cada xícara, ao mesmo tempo em que ajuda a melhorar a subsistência dos produtores de café e proteger o meio ambiente. Atualmente, a Nespresso é reconhecida como uma das 100 melhores marcas do mundo pela Interbrand, uma consultoria global de marcas. A empresa incorpora suas iniciativas de produção e consumo sustentáveis em sua comunicação e engajamento com seus consumidores.

Tendo obtido a certificação B Corp em 2022, a Nespresso faz parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de desempenho socioambiental, responsabilidade e transparência. O trabalho de sustentabilidade da empresa se concentra em dois aspectos principais: sua cadeia de fornecimento e a gestão do fim da vida útil dos materiais utilizados.

O Programa de Qualidade Sustentável Nespresso AAA apoia os produtores de café na implantação de melhores práticas agrícolas, aumentando sua produtividade e produzindo cafés de melhor qualidade. Cocriado com a Rainforest Alliance, o programa comemorou seu 20º aniversário no ano passado, e está aproveitando sua experiência para ajudar os cafeicultores a fazerem a transição para a agricultura regenerativa.

Com mais de 95% de seu café verde acima do preço mínimo do Fairtrade International, a Nespresso está ajudando a proporcionar uma renda estável aos produtores de café AAA. Está também ampliando um programa de seguro da safra para oferecer aos cafeicultores uma rede de segurança na eventualidade de serem afetados por eventos climáticos. Além disso, a empresa trabalha com parceiros para reviver a produção de cafés de origem em locais que sofreram desastres naturais ou conflitos, inclusive Cuba, República Democrática do Congo, Porto Rico e Uganda.

A Nespresso também fez grandes progressos na redução de resíduos. Usa pelo menos 80% de conteúdo de alumínio reciclado em suas cápsulas Original e Vertuo e está expandindo seu programa de máquinas recondicionadas RELOVE para mais países. Desde 2014, a Nespresso investe significativamente em seus programas de reciclagem em todo o mundo para tornar a reciclagem mais fácil e conveniente. Hoje, mais de 90% das cápsulas de alumínio Nespresso são compradas por consumidores com acesso a uma opção conveniente de reciclagem. A empresa trabalha com vários parceiros para apresentar criações usando cápsulas de café recicladas, como, por exemplo, relógios Hublot, canetas esferográficas Caran d'Ache ou bicicletas elétricas da start-up Miloo. Recentemente, a Nespresso lançou uma nova linha de cápsulas de café compostáveis em casa, feitas de papel.

Com a convicção de que o café pode causar um impacto positivo nas pessoas e no planeta, a Nespresso continuará sendo pioneira em transformar práticas sustentáveis em uma experiência de café de qualidade superior para os consumidores.

Perspectivas

Perspectivas para o ano de 2024 confirmadas: esperamos crescimento orgânico das vendas de cerca de 4% e aumento moderado na margem de lucro operacional subjacente. Espera-se que o lucro subjacente por ação nas moedas constantes aumente entre 6% e 10%.

Fonte:Ricardo Macario
ricardo.macario@novapr.com.br

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: contato@luiscelsonews.com.br 

luiscelsonews@gmail.com