Empresa de telecom lança iBoi, tecnologia para geolocalização do gado

Com dez anos de história, Up2Tech aposta em produto disruptivo para o mercado pecuarista

Empresa de telecom lança iBoi, tecnologia para geolocalização do gado

São Paulo, abril de 2024  A empresa UP2Tech está propondo uma grande inovação para o segmento pecuarista no Brasil. Sob o comando de Rodrigo Abreu (Kalu), a companhia desenvolveu o iBoi – produto capaz de rastrear a movimentação do gado e enviar dados de geolocalização, através do sistema online de nuvem. Na prática, a tecnologia irá proporcionar mais segurança para os financiadores a respeito da produção dos criadores.

O monitoramento é realizado através de brincos de identificação. Os animais são catalogados com números gravados no acessório, que acompanha um pequeno tag eletrônico com RFID. Isso facilita a marcação do animal ao entrar e sair de uma fazenda. “Será possível saber se o animal passou por área desmatada, de garimpo, com febre aftosa, vaca louca. Usamos um algoritmo de inteligência artificial que consegue notar se o brinco foi retirado”, explica Kalu.

Inovadora no mercado pecuarista, iBoi, produto patenteado pela UP2Tech, está em fase de testes em parceria com a empresa FinPec em fazendas em Monte Alegre (MG) e Altinópolis (SP). Além da versão básica, existe uma alternativa mais elaborada da tecnologia que é capaz também de medir a temperatura do animal e do ambiente e de contar os passos, possibilitando uma leitura do comportamento do bovino. Tudo isso utilizando de sistemas APIs e Dashboards, enviados diretamente para os clientes finais.

Entre os pilares da solução para modernizar o monitoramento bovino estão:

  • Capacidade de identificar a localização exata do animal através de sistema GPS.
  • Ser reutilizável, de maneira que após o ciclo de engorda do animal, o dispositivo possa ser novamente carregado por mecanismo simples e reutilizado.
  • Integra dentro do sistema uma etiqueta de RFID passiva, substituindo o sistema atual de etiquetas e reduzindo o custo de dispositivos no manejo do boi.
  • Bateria com duração de 6 meses, enviando duas vezes ao dia informação de localização do animal para um sistema de análise de dados em nuvem.
  • Disponibiliza, além da coordenada geográfica, informações úteis para análise do manejo do animal – contagem de passos em 24 horas e a temperatura do boi.
  • Durabilidade mínima de cinco anos para que o dispositivo possa ser integrado a um pacote de serviços a ser disponibilizado para o mercado de pecuária.

De forma simples e acessível, o iBoi utiliza um dispositivo desenvolvido especialmente para o monitoramento de gado via rede celular 4G, e futuramente via rede 5G através de tecnologia Narrowband IoT.

UP2TECH

A UP2Tech, que em junho completa dez anos de existência, se destaca pela estratégia focada em soluções tecnológicas avançadas para conectar empresas e indivíduos, promovendo negócios B2B e B2C com impacto significativo no ambiente corporativo. Operando globalmente, a empresa possui escritório na Flórida (EUA), exportando produtos para o mercado Latino Americano, além de importar da China e expandir o comércio através de vendas online na Amazon, Walmart, Best Buy e muitos outros.

Atualmente, a Up2Tech contabiliza mais de 15 mil pedidos por mês no marketplace (modelo que permite outras empresas venderem produtos em loja virtual utilizando a marca), e mil notas na distribuição ISP e revendas. Somado a isso, a companhia trouxe um time de executivos para atendimento na distribuição 1P ( First Partner ) que contempla a venda direta da UP2TEch para os principais varejos do Brasil tais como Mercado Livre, Amazon , Magalu, Kabum, Kalunga, Carrefour, B2W, Via Varejo e outros varejos regionais.

CATÁLOGO DA EMPRESA

O catálogo da UP2Tech é um reflexo de sua abrangência e especialização no mercado, oferecendo uma diversidade de equipamentos de rede e internet, wearables , e toda a linha de TI e Informática para o mercado de varejo.  Este portfólio diversificado atesta a capacidade da UP2Tech em atender a uma vasta gama de necessidades do setor B2B e governamental, com produtos que vão desde soluções básicas de conectividade até sistemas complexos de segurança e comunicação.

 A qualidade e a inovação presentes no catálogo reforçam o compromisso da empresa em prover o melhor em tecnologia e serviços, posicionando-a como referência no fornecimento de soluções integradas para o mercado.

_____________________________

Fonte: Base Comunica - Jader Fernandes

jader.fernandes@basecomunica.com

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com