2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou apresentações em São Luís/MA.

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Quarta-feira

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib) realizou apresentações em São Luís/MA.

A Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), composta por Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), realizou no domingo, 19 de novembro, uma apresentação no Shopping da Ilha, em São Luís/MA.

O evento foi alusivo ao dia da Bandeira e contou com uma grande participação do público maranhense. A Banda realizou uma apresentação com um repertório diversificado, que incluiu desde canções militares, como Cisne Branco, até clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais.

A Banda de Música do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), composta por Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), realizou, no dia 20 de novembro, uma apresentação no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA Polo Itaqui Bacanga, em São Luís/MA.

O evento foi alusivo ao dia da Bandeira e contou com a participação geral dos alunos, professores e coordenação. A Banda realizou uma apresentação com um repertório diversificado, que incluiu desde canções militares, como Cisne Branco, até clássicos da música popular brasileira e sucessos internacionais. (Fonte e Fotos: ACS/2°BtlOpRib).

PREMIAÇÃO

O “Grupo MOVE3”, referência em logística no Brasil há mais de 30 anos, foi o vencedor deste ano no Prêmio BBM de Logística, na categoria Tecnologia. A premiação realizada pela MundoLogística está em sua 10ª edição e tem como objetivo prestigiar soluções inovadoras na área, reconhecendo o impacto dos projetos e a competência dos profissionais envolvidos.

O projeto que garantiu a vitória para o grupo é um sistema único no Brasil de classificação automática (Sorter) que direciona produtos para os robôs AGVs utilizados pela companhia. Na prática, a novidade permitiu a distribuição de 17.000 volumes por hora em 127 saídas, com 113 indo diretamente para distribuição e 14 alimentando os 210 robôs AGVs que atendem cerca de 850 destinos. Para desenvolvermos a ideia, fizemos visitas de benchmarking à China, para nos inspirar em operações similares, como é o caso do Alibaba, uma referência internacional em e-commerce”, comenta Guilherme Juliani, CEO da empresa.

A solução impactou na logística de grandes volumes da Flash Courier, que faz parte do Grupo MOVE3. A partir dessa automatização, os processos se tornaram mais rápidos e precisos. “Ficamos muito felizes com os resultados que alcançamos e é uma honra ter esse trabalho reconhecido em uma premiação tão importante para o setor”, finaliza Juliani. (Fonte e Foto: EDB Comunicação).

NAVIO (RO - RO)

No mundo hiperglobalizado de hoje, os desafios logísticos são numerosos. Além da situação de seca no Canal do Panamá, o transporte de carga rolante enfrenta uma questão crítica: de acordo com a empresa de pesquisas SkyQuestt, há apenas 500 navios de carga rolante (também conhecidos como navios Ro-Ro) estão em operação nas américas. Essa escassez de espaço nos navios Ro-Ro desencadeou uma crise no transporte de cargas rolantes, levando a um aumento exponencial nos custos de frete. Os impactos dessa crise são profundos e afetam diversas indústrias, destacando a urgência de encontrar soluções inovadoras para superar esse desafio premente. (Matéria Completa no site: www.luiscelsonews.com.br).

LOGÍSTICA

20 de novembro – “Dia do Guarda Portuário”. Os profissionais de segurança exercem funções que são indispensáveis para promover a vigilância e a segurança no porto organizado.

Porto de Santos - O navio Zhen Hua 35, vindo do porto de Shanghai, na China, atracou no porto com dois novos portêineres e oito e-RTGs adquiridos pela Santos Brasil.

Os guindastes são equipamentos elétricos, de última geração e que estão alinhados ao conceito de economia de baixo carbono ligada à atividade portuária.

A substituição de um RTG tradicional por um modelo elétrico permite a diminuição de cerca de 21 toneladas de CO2/mês de emissões de gás de efeito estufa.

Premiação - O Prêmio ANTAQ 2023 acontecerá na quinta-feira, (23/1). A 6ª edição da nossa premiação tem como tema as Melhores Práticas ESG e Inovação. No mesmo dia será realizado o Summit ANTAQ 2023, em parceria com o Grupo Tribuna.

DNIT Informa - Alerta para pontos de interdição total, parcial ou operando com sistema de PARE e SIGA nas rodovias devido às fortes chuvas. Técnicos da autarquia no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão monitorando os trechos.

Usuários da BR-116/RS, nesta terça (21) haverá modificação no horário de trabalho no canteiro central com rotas alternativas para facilitar a circulação dos condutores.

As equipes da autarquia atuam na manutenção e conservação da BR-495/RJ com serviços de recapeamento asfáltico.

Em Goiás, são executados serviços de fresagem com recomposição em CBUQ, microrrevestimento e sinalização horizontal ao longo da BR-020/GO, no km 23, localizado no município de Formosa.

NEWS

Terminou na terça-feira (21), a Marinha do Brasil conduz a Operação “Ribeirex”, em Santarém (PA). Envolvendo 850 militares, o exercício simula uma retomada de área, ao longo do rio Amazonas, ocupada por organização paramilitar fictícia.

Com cerca de 332 mil habitantes, Santarém é o principal centro financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará. Sua Região Metropolitana é o segundo maior aglomerado urbano do estado. A rede hidrográfica formada pelos rios Amazonas, Tapajós, Arapiuns, Curuá-Una, Moju e Mojuí desempenha importante papel na economia local. Por via fluvial, Santarém está a 880 quilômetros de Belém (PA) e a 756 quilômetros de Manaus (AM).

Fogo destrói 200 hectares do Parque Nacional do Monte Pascoal, no sul da Bahia. Brigadistas, bombeiros e aviões combatem as chamas.

Com seca no Amazonas, ribeirinhos têm dificuldades para se locomover. Moradores enfrentam problemas para sair e voltar às comunidades.

Defesa Civil de Santa Catarina alerta para riscos de novos temporais. Entre quarta e quinta-feira, nova frente fria causará temporais, podendo ocasionar alagamentos, deslizamentos, enxurradas, queda de árvores e danos à rede elétrica.

O nível do Rio Guaíba voltou a ultrapassar a cota de inundação na manhã da segunda-feira (20), motivando a prefeitura de Porto Alegre a iniciar o processo de fechamento das comportas do sistema de proteção contra as cheias.

Segundo o Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae), o nível d´água atingiu 3,04 metros por volta das sete horas desta manhã, próximo ao Cais Mauá, na região central da cidade. A marca supera a cota de inundação, que é de 3 metros.

A maioria das frutas e hortaliças mais comercializadas nos principais mercados atacadistas do Brasil registrou alta nos preços em outubro, em comparação a setembro.

A elevação é reflexo das condições climáticas ou do deslocamento da região fornecedora dos produtos.

Como fica o tempo na quarta-feira (22)

Sul

O dia será marcado por chuva em toda a região, por conta do avanço de uma nova frente fria que pode provocar volumes expressivos e também temporais nos três estados. Há possibilidade de vendaval, descargas elétricas e eventual queda de granizo.

Volumes acima de 40 mm podem ser registrados entre Santa Catarina e o planalto do Paraná, não se descartando o potencial para transtornos.

Sudeste

Pancadas de chuva se espalham por boa parte da região, devido à combinação entre calor e umidade, além da atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera.

De modo geral, a chuva será rápida e intercalada com períodos de melhoria.

Volumes entre 5 e 15 mm são esperados em São Paulo, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais. Nas demais áreas da região, a condição de chuva é bem menor.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva se espalham por toda a região, graças à atuação de instabilidades em altos níveis da atmosfera como a Alta da Bolívia. A chuva será rápida e intercalada com períodos de sol e calor.

Vale ressaltar que o volume de chuva tende a ser maior no oeste de Goiás e no Distrito Federal, com algo em torno de 20 mm.

Nordeste

O tempo firme ainda predomina na maior parte da região, por conta da massa de ar seco associada ao Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN).

Por outro lado, pancadas rápidas podem ser registradas no extremo oeste da Bahia, no sul do Ceará e em boa parte dos estados do Piauí e Maranhão, com volumes entre 5 e 20mm.

Norte

Pancadas de chuva podem se espalhar ao longo do dia por todo o Norte, em razão de instabilidades tropicais, que podem gerar volumes expressivos em vários pontos desde o Acre até o Tocantins. São esperados volumes de 15 a 40 mm, não se descartando eventuais transtornos.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo.

 

Fontes: (CLCB), Ascom/DNIT, Canal Rural, Agência/Brasil e Agência/MB.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br