Comandantes Fluviais do Pará são condecorados pela AIEB-Brasil

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Comandantes Fluviais do Pará são condecorados pela AIEB-Brasil

Comendador Rodrigo Agostini ao lado da Comandante Joelma e Comandante Eladir - Dois Comandantes da área fluvial, que se destacam na Marinha Mercante Brasileira, foram homenageados pela Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB), em seu 30º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas. Os Capitães Joelma Martins Pereira e Eladir de Castro Pereira receberam a Medalha de Mérito Embaixador da Paz no Brasil, impostas diretamente pelo Presidente da instituição, o Comendador Rodrigo Agostini. A Comandante Joelma foi convidada a compor a mesa da Cerimônia, onde comentou sobre sua atuação a bordo do Navio-Auxiliar Pará, sendo a primeira mulher a alcançar o posto de maior categoria no setor: Capitão Fluvial, dando-lhe a credencial de comandar navios nas regiões dos rios. Parabéns aos dois homenageados, por tudo que vem realizando em prol da sociedade e da nação.

Personalidades civis e militares prestigiaram os Comandantes Fluviais.

A Comandante Joelma foi convidada a compor a mesa da Cerimônia.

Operação “Aspirantex 2024” chega ao fim

Após 23 dias de Comissão, chegou ao fim a famosa Operação “Aspirantex 2024”, no último dia 02 de Fevereiro. A missão contou com 2.300 militares, entre eles 180 Aspirantes da Escola Naval, que participaram dos exercícios operativos na área marítima entre o Rio de Janeiro e Ceará. Iniciada no dia 11 de Janeiro, os Aspirantes acompanharam os treinamentos de manobras táticas e diversas operações que futuramente farão parte, ao embarcarem nas Unidades Operacionais da Marinha do Brasil.

Aspirantex a bordo do NAM “Atlântico”.

Navio do colunista já se encontra em águas internacionais.

Após relembrar as navegações do passado pela costa do nordeste brasileiro, o navio “André Rebouças” finalmente deixou as águas jurisdicionais para navegar por águas internacionais, ainda no Oceano Atlântico Sul. O destino continua o porto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, onde realizará abastecimento, para logo em seguida, seguir para Tarragona, na Espanha, pelo interior do Mar Mediterrâneo.

Operação “Verão 2023/2024” se encerra no Amapá

Entre os dias 17 de Dezembro e 16 de Janeiro, a Marinha do Brasil realizou a Operação “Verão 2023/2024”, sob responsabilidade da Capitania dos Portos do Amapá. Ações de fiscalizações do tráfego aquaviário e de combate ao escalpelamento, bem como os testes de alcoolemia aos condutores de embarcações foram realizadas. No total, 1313 abordagens, com 49 notificações e 3 apreensões foram realizadas nessa grande missão.

Teste de Etilômetro em tripulante de embarcação.

Adido de Defesa e Naval do Brasil no Chile.

No próximo dia 12 de Fevereiro, o Capitão de Mar e Guerra André Luís Martini Vieira assumirá o cargo de Adido de Defesa e Naval do Brasil, em Cerimônia na capital Santiago. Ele que esteve à frente da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR), onde realizou excelente Comando. A coluna deseja sorte ao Comandante em mais uma nobre missão.

NAVEGANDO

A malha hidroviária do Brasil é uma das maiores e mais movimentadas do mundo, porém necessita ser revista com outros olhos por nossas autoridades. A manutenção dos rios, como dragagens, necessitam de maior intensidade, bem como o apoio ao turismo, que não é muito forte. Até o presente momento aguardamos a tão sonhada retomada da indústria naval brasileira. Com certeza os estaleiros e sindicatos estão na esperança por dias melhores nesse setor, que alguns em anos anteriores e não muito distantes estava em ascensão. Torçamos para que mais navios que ostentem nosso pavilhão nacional venham pela frente. Os impactos da pirataria no Mar Vermelho já tem como consequência a perda de receita do Canal de Suez, que no mês de Janeiro, caiu pela metade. Os ataques Houthi continuam, mesmo tendo vários países combatendo as ações. Empresas de navegação atualmente adotam rotas alternativas, contornando o Cabo da Boa Esperança. O número de navios que passaram pelo Canal de Suez no mês passado foi de 1.362. Em comparação ao mesmo período de 2023, foram 2.155 navios, o que representa uma queda de 36%. As ondas de ataques continuam. Quem perde nisso tudo é o consumidor que pagará mais caro pelo frete. A Companhia de Navegação “CMA CGM”, uma das maiores internacionalmente, já adota a rota pelo Cabo da Boa Esperança, desde o dia 1º de Fevereiro, e continuará até que novo aviso seja emitido. Para essa multinacional, a segurança dos seus marítimos continua a ser prioridade. Corretíssimo. Novas turmas de Praticantes iniciaram embarques neste mês de Fevereiro. Algumas companhias adotam um Programa de Praticagem, fazendo com que os futuros Oficiais da Marina Mercante conheçam as normas dessas empresas. Após essa familiarização, partirão para o embarque de um ano, divididos em dois períodos. Boa sorte a todos eles. Ainda sobre o Período de Praticagem. Cumprido o tempo de estágio, o Praticante ascenderá à categoria de 2º Oficial, seja de Náutica ou de Máquinas, dependendo da categoria que escolheu. Além disso, também será declarado Segundo Tenente da Reserva Não Remunerada da Marinha do Brasil. O Canal do Panamá manterá os atuais níveis de trânsito durante estação seca, não vendo a necessidade de mais restrições de navios até abril. Novas avaliações dos níveis das águas acontecerão nesse mês, conforme anúncios da Autoridade Portuária No mês de maio, estão previstas as chuvas e o aumento progressivo de vagas diárias de embarcações. O próximo evento da Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB) está marcado para acontece na OAB de Nilópolis, no dia 29 de Fevereiro, denominado 31º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas. Com certeza será novo sucesso. Inclusive o cartaz já foi lançado. Um livro recomendado para os navegantes é “A Incrível Viagem de Shackleton”, considerada a mais extraordinária aventura de todos os tempos. Essa publicação é bastante citada em cursos de liderança, principalmente as direcionadas para a área marítima. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís celso News

luiscelsonews@gmail.com