Bandas dos Fuzileiros Navais do Brasil e da França encantam o público no Theatro Municipal do Rio

Concerto “Um encanto em cada canto. Adsumus!”, que celebra os 216 anos do CFN, atraiu mais de 4 mil pessoas, em dois dias de espetáculo

Bandas dos Fuzileiros Navais do Brasil e da França encantam o público no Theatro Municipal do Rio

Em comemoração ao aniversário de 216 anos do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), o concerto  “Um encanto em cada canto. Adsumus!” levou mais de 4 mil pessoas ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27/3. As apresentações da Banda Sinfônica do CFN relembraram as atividades do CFN em cada canto do Brasil e do mundo. A grande atração desse ano foi a Banda da Brigada de Fuzileiros Navais da França, composta por 24 militares, sendo cinco do sexo feminino.

Ao longo de duas horas e meia de espetáculo, o público acompanhou uma viagem na história da Marinha do Brasil (MB) e do CFN. A Banda Sinfônica do CFN, com 98 músicos e coro de 25 cantores, recebeu ao palco diversos artistas, como: Paulinho Mocidade, Ito Melodia, Mona Vilardo e Pinduca, além do maestro Vinicius de Carvalho.

Repertório eclético

A primeira música do repertório, "Carmen", de George Bizet, remete à Guerra dos 30 anos, quando o Terço da Armada da Coroa de Portugal, embrião do CFN, lutou contra os holandeses na Batalha de São Salvador.

Em seguida, a Banda Sinfônica entoou o clássico "Galopeira", recordando que o Sul do Brasil também reflete a nossa história. Foi nessa região que a MB defendeu as fronteiras contra as campanhas expansionistas dos caudilhos latino-americanos do Uruguai e da Argentina, vencendo a Batalha de Paysandu, em 1864.

Seguindo viagem, atracamos no Nordeste que serviu de base para os nossos navios nas 1º e 2ª Guerras Mundiais. Em homenagem à região, foi executada a canção "Asa Branca", de Luiz Gonzaga. Ainda na mesma região, o maestro brasileiro Vinícius de Carvalho, professor do King's College London, foi convidado para celebrar a cultura afro-brasileira e regeu "Maracatu do Chico Rei". Na sequência, já em águas internacionais, liderou a Banda Sinfônica na canção "Oriente Y Occidente", de Saint-Saens.

"Como os Fuzileiros Navais são uma tropa de elite, a Banda Sinfônica do CFN é também uma elite musical brasileira. Ter a oportunidade de reger esses músicos profissionais e sofisticados é ter a certeza de um concerto impecável e que não deixará o público impassível", afirmou o maestro.

Nesse momento, chegou a hora da grande atração do concerto “Um encanto em cada canto. Adsumus!". Trata-se da apresentação da Banda da Nona Brigada de Fuzileiros Navais da França.
Posteriormente ao lançamento do Submarino Tonelero, na quarta-feira (27) em Itaguaí, os músicos franceses também marcaram presença no Theatro Municipal. Eles tocaram "Et Maintenant", "Medley Aznavour", "Hino ao Amor" e "Nessum Dorma".

Para o sambista Ito Melodia, que cantou as canções "sou um artista de um mundo solitário", em homenagem aos autistas, e "É Hoje", samba histórico da União da Ilha do Governador de 1982, o concerto foi inesquecível.

"Honra poder cantar, no palco do Theatro Municipal, junto à Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, um dos sambas mais conhecidos do mundo e eternizado na voz do meu pai Aroldo Melodia", afirmou o vencedor de seis estandartes de ouro, o "oscar do Carnaval carioca".

Um dos momentos mais emocionantes do concerto foi quando um coral formado por alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) cantou "We are the World". Logo depois eles entoaram a canção "Anunciação". O PROFESP é o mais eficaz programa social do Ministério da Defesa, sendo destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Na Marinha do Brasil, são atendidas cerca de 10 mil crianças e adolescentes.

Em deferência à Região Norte, onde a Marinha realiza Operações Ribeirinhas e atende à população por meio dos "Navios da Esperança", foi a vez do cantor e compositor paraense Pinduca brilhar ao soltar a voz em "Garota do Tacacá".

- "Foi uma grande honra para mim participar desse evento. A Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais é espetacular, acredito que seja uma das melhores do mundo. Tudo foi perfeito: a produção, a organização e o espetáculo como um todo. Espero poder participar novamente e mostrar um pouco mais da cultura do Pará e do Carimbó", disse o Rei do Carimbó.

Pinduca, o Rei do Carimbó, marca presença no concerto do CFN  – Imagem: SO Johnson

Para homenagear a Região Centro-Oeste, onde acontece o Exercício Formosa (a maior operação militar do Planalto Central), a Banda Sinfônica do CFN executou as canções "Nuvem de Lágrimas" e "Evidências", da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó.

Chegando ao Sudeste, berço da Esquadra Brasileira e região onde está localizada a sede do Comando-Geral do CFN, a artista Mona Vilardo interpretou a rainha do rádio brasileiro, Emilinha Borba, com a canção "Se queres saber". O fenômeno Carmen Miranda também foi recordado na música "Recenseamento".

"O concerto “Um encanto em cada canto. Adsumus!", com a Banda dos Fuzileiros Navais, foi muito importante para valorizar e mostrar a cultura do nosso País, através da música e da dança. Eu tive a honra de participar, representando a icônica Emilinha Borba, que foi Amiga da Marinha e a Favorita Permanente da Marinha. Esse concerto entrou para a história em um palco tão precioso que é o do Theatro Municipal do Rio de Janeiro", recordou.

Para cantar "Sonhar não custa nada", foi chamado ao palco o Cabo (Fuzileiro Naval da Reserva) Paulo Costa Alves, mais conhecido como Paulinho Mocidade, tetra campeão do Carnaval carioca. "Tive muito orgulho e honra de cantar e ser acompanhado pela Banda Sinfônica do CFN, justamente no Theatro Municipal do Rio, uma das células mater da cultura em nosso País".

Na sequência, o público cantou à capela a música "Maresia - ah se eu fosse marinheiro", que ficou conhecida nacionalmente na voz de Adriana Calcanhoto. Para fechar, como ocorre tradicionalmente nos eventos da MB, a Banda Sinfônica encerrou o espetáculo com a canção "Cisne Branco", o Hino Oficial da Marinha do Brasil.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com