Em parceria com a Nestlé, Bio2Me inicia projeto de plantio de castanha de baru em fazendas leiteiras

Em parceria com a Nestlé, Bio2Me inicia projeto de plantio de castanha de baru em fazendas leiteiras

Em parceria com a Nestlé, Bio2Me inicia projeto de plantio de castanha de baru em fazendas leiteiras

A Bio2Me, startup especializada no cultivo e comercialização de castanha de baru, foi selecionada pela Nestlé para integrar um projeto pioneiro que visa plantar mudas dessa castanha em fazendas leiteiras localizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. O objetivo é promover benefícios tanto para o bem-estar animal quanto para a economia dos produtores rurais, alinhando-se à meta de sustentabilidade da gigante alimentícia.
O projeto tem como um dos seus pilares principais focar no bem-estar dos animais, já que a árvore de baru é bem alta e frondosa, criando uma área de sombra na pastagem ideal para o gado, o que sugere um aumento da produção de leite. Além disso, o projeto vai fornecer aos fazendeiros uma fonte de matéria-prima sustentável - permitindo-lhes cultivar o baru em suas propriedades e ser utilizado na alimentação do próprio gado ou vender para o mercado. Tal venda desta castanha pode também gerar uma nova fonte de renda para estes agricultores, visto que a castanha de baru é uma das mais caras e valorizadas no Brasil.
“Uma árvore de baru produz, nativamente, 120kg de fruto por safra, que vão dar 4kg a 5kg de castanha. A ideia é que, até para facilitar o manejo do fazendeiro, basta colher o fruto, triturar do jeito que está e colocar isso na ração animal - em substituição ao farelo de milho.”, exalta, Marcio Campos, CFO da Bio2Me.
Além disso, a iniciativa faz parte da meta ambiental da Nestlé, que busca plantar 6 milhões de árvores no Brasil como parte de sua estratégia de redução da pegada de carbono. O projeto está dentro do programa global de reflorestamento da companhia, que deve cultivar 200 milhões de árvores nativas até 2030, ajudando na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e se tornando Net Zero em 2050.
Para dar início, duas fazendas piloto receberam as primeiras mudas: uma em Araçatuba (SP) e outra em Montes Claros (MG). Ambas estão com boas expectativas em relação ao impacto do projeto.
“A Bio2Me está plantando, em média, 400 mudas por fazenda - é o que foi feito no projeto nas duas fazendas de Araçatuba e Montes Claros.”
A Bio2Me está comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inovação no campo, e essa parceria com a Nestlé representa um grande passo para a adoção de práticas agrícolas mais ecológicas e eficientes, com benefícios tangíveis tanto para os produtores rurais quanto para a indústria de alimentos no Brasil.
___________________________

Sobre a Bio2Me
A Bio2Me é uma empresa especializada na prospecção e recuperação de áreas nativas do Brasil, em especial do Cerrado. Através de processos e tecnologias, manejamos de forma sustentável os bioativos presentes em áreas conservadas ou improdutivas, transformando-os em grandes oportunidades de investimento. 
___________________________

Fonte: Base Comunica

basecomunica@ovocom.com.br

Por: Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br