Fenasoja e LS Tractor juntas celebrando os 100 anos da cultura da soja no país
Evento acontece em Santa Rosa/RS.
A história da soja no Brasil começou há um século, em 1924, quando as primeiras sementes foram trazidas e cultivadas no país. Mas foi nos anos 70 que a produção da soja teve importante impulso e se consolidou como a principal cultura do agronegócio nacional, passando de 1.5 milhão de toneladas para mais de 15 milhões de toneladas, em 1979. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de soja, com 12,66 milhões de hectares cultivados e uma produção que ultrapassa as 147 milhões de toneladas, nesta safra passada.
Em novembro deste ano, em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, durante a Fenasoja, será comemorada a data histórica dos 100 anos da chegada da soja no Brasil, trazido pelo pastor Albert Lehenbauer. A ideia é transformar o evento num marco para celebrar o legado da soja, desde sua chegada até seu papel transformador na economia, na agronomia e no aspecto social do País. “A soja é muito mais que um produto agrícola: ela simboliza a inovação, a resiliência e a capacidade do Brasil de se reinventar e crescer de forma sustentável”, afirma o presidente da Fenasoja 2024, Dário Germano.
Consciente da importância desta data para a história da agricultura brasileira, a LS Tractor, fabricante sul coreana de tratores, já programou a sua participação nesta edição histórica da Fenasoja. O evento irá acontecer entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro, em Santa Rosa/RS. Em parceria com a COLETTO Máquinas, sediada em Tuparendi/RS, concessionária da LS Tractor para a região noroeste do estado, a marca estará expondo os principais produtos. Entre eles, destacam-se os consagrados tratores da série Plus, disponíveis nas versões de 80, 90 e 105 cv. Esses modelos introduziram no Brasil uma tecnologia de transmissão inovadora que transformou o setor. Além disso, possuem cabine original de fábrica, garantindo um alto padrão de conforto para os operadores.
O diretor da concessionária, Irineu Hirt, destaca que os modelos Plus têm agradado os produtores pela capacidade de trabalho. Equipados com motor Perkins de 4 cilindros, transmissão LS com reversão sincronizada e um sistema hidráulico de alta capacidade, esses tratores atendem bem ao setor. Além disso, a exclusiva proteção eletrônica do motor da LS Tractor oferece maior segurança e vida útil ao equipamento. Outro modelo que a marca está apresentando nesta edição da Fenasoja 2024, é o trator H145. “Esses tratores com características de médio porte são ideais para as condições que exigem alta performance em sua capacidade de tração, típico para esta atividade no plantio da soja em nossa região. Com muita robustez e agressividade operacional, necessário nesta atividade. Oferecemos duas opções deste modelo, com transmissão mecânica 12x12 e outro com uma transmissão Power Shuttle de 24x24, que atende muito bem as demandas do produtor de soja”, destaca Irineu. Segundo ele, a LS Tractor tem a combinação exata entre a melhor tecnologia, robustez e sustentabilidade operacional, o que faz destas máquinas uma escolha confiável e acessível para os diferentes tamanhos de produtores que buscam aumentar a eficiência e a rentabilidade.
O gerente de vendas da LS Tractor, Deberton Fracaro, ressalta que a empresa não poderia deixar de participar deste evento. “A soja tem um significado muito mais amplo que o simples plantar e colher de uma cultura. A soja foi a alavanca que mudou o cenário do agronegócio brasileiro como um todo. Ela provocou a expansão econômica do setor com a abertura de novas fronteiras agrícolas, o surgimento e fortalecimento de centros de pesquisas, de novos negócios e o desenvolvimento de uma agricultura tropical sustentável, levando o Brasil a ocupar um lugar de destaque no fornecimento deste alimento para o mundo. Então é preciso celebrar sim. E nós, como empresa de máquinas agrícolas, estamos inseridos neste contexto, nos sentimos no dever de participar desta comemoração com o que de melhor é produzido em nossa fábrica”, finaliza.
*Com informações da assessoria de imprensa da Fenasoja/Attuale
Fonte: Nelson Moreira
nmoreira@agropress.com.br
Por: Luís Celso News
luiscelsonews@gmail.com
contato@luiscelsonews.com.br
Comentários (0)
Comentários do Facebook