1ª Oficina de Coral Infantil

Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro - Quinta-feira

1ª Oficina de Coral Infantil

Os diretores da Ocrim, Ruy Zanardi e Rui Brandão, ao lado de Luiz Omar Pinheiro (centro).

Será um projeto executado pelo Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), em parceria, com a Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval, e tem como finalidade desenvolver por, meio de oficinas a formação em canto e organização de coros, com promoção de atividades artísticas e culturais permanentes, voltadas a formação humana, social e estética de comunidades em Belém do Pará. 

O objetivo é promover a integração das comunidades, por meio do diálogo musical, com a sociedade regional; Desenvolver socialização, espírito de coletividade, bem-estar e promoção da qualidade de vida junto aos participantes e ao público espectador; Incentivar a manifestação cultural e artística, contribuindo para o desenvolvimento social, inclusão social e a preservação da cultura e das tradições locais por meio do canto; Fomentar espaços de experimentação artística e profissional, a partir das manifestações, criações e produções musicais nas formas de recitais, espetáculos e montagem de cenários, e tem como público alvo 200 crianças de comunidades carentes dos bairros Marambaia, Pedreira, Terra Firme e Outeiro, localizados na Região Metropolitana de Belém. O projeto será desenvolvido no 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas do Corpo de Fuzileiros Navais, com as crianças e jovens do Projeto Força no Esporte, que participarão de curso de canto com professores contratados e com o apoio da Banda de Música da Marinha, serão cinco meses de curso e ensaios para a realização de três espetáculos, um no mês de junho e dois em outubro durante a festa do Círio de Nazaré. E já conta com o apoio da OCRIM, que é a primeira empresa a fazer aporte financeiro para realização do Projeto.

TRE/PA LANÇA NOVIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará – TRE, que tem como presidente o desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, divulgou um novo meio para ajudar as eleitoras e os eleitores a obterem informações sobre os serviços do TRE do Pará. É a Bertha, a assistente virtual do Tribunal. O nome Bertha homenageia as mulheres líderes, com personalidade forte e dinâmica. Para falar com a Bertha, é preciso salvar o número (91) 3346- 8000 na lista de contatos do WhatsApp e mandar uma mensagem. A partir deste contato inicial, você pode tirar as principais dúvidas sobre o seu título eleitoral, mudança de local de votação, acessibilidade, filiação partidária e muito mais. Se ainda assim você não encontrar o que procura, escolha a opção de conversar por telefone com um (uma) das (dos) nossas (os) atendentes. O Disque Eleitor, no número 148, também segue funcionando normalmente para atender ligações telefônicas e tirar as suas dúvidas. A ligação é de graça e funciona de segunda a sexta-feira, menos nos feriados, no horário das 8h às 14h.

MARES & RIOS

NORMAS - Ao completarmos 35 anos da promulgação da nossa Constituição Federal de 1988, a complexidade da legislação brasileira segue aumentando, de acordo com novo estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que faz anualmente um levantamento, muito interessante, sobre a quantidade de normas brasileiras. A legislação já se tornou tão intrincada e confusa que afeta diretamente a vida dos cidadãos e das empresas em todo o país. Desde a promulgação em 1988 até setembro de 2023, o Brasil editou mais de 7,4 milhões de normas.Isso equivale a uma média de586 normas editadas diariamente ou 845 normas por dia útil. Cada norma editada possui, em média, cerca de 3 mil palavras, tornando a legislação ainda mais difícil de ser compreendida.

POLÍTICA - Circulou nas redes sociais, na última terça-feira (23), que a primeira-dama Daniele Barbalho seria candidata à Prefeita de Belém. Não procede. Até porque surgiu comentários sobre uma articulação política, onde o MDB poderá disputar a eleição municipal com chapa própria com a vice-governadora Hana Ghassan como candidata à prefeita e o deputado estadual Igor Normando, vice. Chapa muito forte e, segundo os comentários, será uma oportunidade de testar o potencial da vice-governadora em uma disputa eleitoral.

VISITA - Na última terça-feira, realizei uma visita de cortesia ao presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Jr (foto), e pude constatar os avanços imprimidos por ele em menos de um ano de administração da companhia. Em nossa conversa, apresentei ao amigo José Fernando o Instituto de Navegação e Sustentabilidade da Amazônia (INSA), do qual sou o presidente e que tem como finalidade, prestar serviço social à população mais carente, principalmente crianças e jovens, e despertar a consciência ecológica e ambiental, tão importante em meio às catástrofes naturais que o mundo sofre com o aquecimento global e a poluição dos rios e oceanos. Solicitei sua ajuda para buscar parcerias da classe empresarial, a fim de viabilizar nosso projeto que não tem fins lucrativos.

COP 30 - O governo federal tem um plano B para, caso de Belém não fique pronta para, em novembro de 2025,hospedar a COP30, a conferência do clima daONU. Quando Lula, antes mesmo de assumir o terceiro mandato, lançou Belém como candidata a sediar o evento, a notícia foi comemorada, mas também gerou preocupação diante da falta de infraestrutura da cidade, em especial na rede hoteleira. A promessa era que, unidos, governos federal, estadual e municipal traçariam um plano em que hotéis, pousadas e hospedagens por aplicativos seriam combinados para atender a demanda de visitantes. FUTEBOL Em 2023, uma portaria foi publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, autorizando a entrada com água e garrafas de uso pessoal em grandes eventos. O Clube do Remo, porém, parece não ter entendido muito bem a decisão, proibindo torcedores de entrar com garrafas de água ou copos no jogo contra o Canaã,pela primeira rodada do Campeonato Paraense 2024, no último domingo (23). A portaria foi criada após uma jovem morrer no show da cantora americana Taylor Swift, no Rio de Janeiro, por desidratação. Ela teve uma parada cardiorrespiratória após suportar temperaturas acima dos 40°C.

SOCIAL - O Coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e a esposa Rosa Nunes (foto), comemoraram, com muito entusiasmo, os 59 anos de casados, com slogan tradicional “Bodas de Cereja”. Os festejos foram realizados na Ilha do Mosqueiro, com familiares e amigos, sob o comando da filha do casal, a advogada Giane Nunes de Lima.

EXÉRCITO - Militares do Comando Militar do Norte (CMN) vão compor o 18º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária (FT Log Hum) - Operação Acolhida. Serão 137 militares do CMN que garantirão o auxílio para os refugiados na cidade de Pacaraima, fronteira do Brasil com a Venezuela. Durante as duas primeiras semanas de janeiro, uma comitiva composta por militares dos Comandos Militares do Norte e do Oeste, fizeram um reconhecimento na área como etapa preparatória para a sucessão de contingente. A previsão é que esta troca aconteça até o final de março.

Fonte: Navegação em Foco - Luiz Omor Pinheiro

luizopinheiro@gmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com