Sra. Wilma Cabral Rebelo (95 Anos)

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social"

Sra. Wilma Cabral Rebelo (95 Anos)

Rumo ao Centenário  - A matriarca da Família Rebelo, a Sra. Wilma Cabral Rebelo, aniversariou no sábado (05/08), juntamente com seus filhos, noras, genros, netos, bisnetos, irmãos e sobrinhos, festejando sua 95ª primavera.

"Falamos de uma Mulher forte, positiva, lutadora, mas também, serena, calma e muita religiosa. Totalmente lúcida, ainda é o pilar e o ponto de convergência de toda família, com os seus conselhos preciosos, o colo acolhedor e a oração protetora. E recebe o carinho e afeição de todos, e é claro distribui as bênçãos tomadas diariamente por cada um dos seus descendentes". Palavras de sua filha Milva Rebelo

Parabéns, Saúde e vida longa a essa mulher ímpar que distingui e dignifica o seu gênero.

ACONTECIMENTOS

O Colunista foi convidado pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio CAPISTRANO de Freitas Filho para Recepção no domingo (06) a bordo do Navio Multipropósito Atlântico que estar atracado no porto de Belém no Armazém 11 da Companhia das Docas do Pará (CDP) em Belém/PA.

O “Atlântico” é o maior navio da Marinha a atracar no porto da capital paraense em toda a história. O meio naval tem 208 metros de comprimento e 31,7 metros de boca (largura). A tripulação do navio-aeródromo é composta por 1.100 militares. Em virtude de um outro compromisso que é o meu aniversário não poderei estar presente.

No sábado (05) a Banda do Corpo dos Fuzileiros Navais entrou em campo com uma bela apresentação no Estádio Olímpicos do Pará o (Mangueirão) antes do jogo entre Clube do Remo x Volta Redonda pelo Campeonato Brasileiro da Série C, às 19 horas.

Nova diretoria da Companhia das Docas do Pará (CDP), composta pelo presidente Jardel Rodrigues da Silva, tesoureiro Marcus Dias do Nascimento e o diretor de gestão portuária Alexandre Carvalho. O colunista deseja sucesso e boa sorte.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Fica em primeiro lugar no ranking de transparência ativa 2023 da Controladoria-Geral da União (CGU). Pelo segundo ano consecutivo, cumprimos 100% dos 49 tópicos avaliados pelo órgão. Atualmente, a Coordenadoria de Transparência e Acesso à Informação está vinculada a nossa Ouvidoria, sendo responsável por adotar medidas capazes de promover e fomentar, perante as áreas internas, a publicação de informações no portal da ANTAQ, com o objetivo de atender às exigências legais e às determinações da CGU.

LOGÍSTICA

Na próxima sexta-feira (11), o Governo Federal, por meio do MPor e da ANTAQ, promove leilão de áreas nos portos de Maceió/AL, Porto Alegre/RS e Fortaleza/CE, com previsão de investimentos de mais de R$ 124 milhões. Fique ligado para mais detalhes deste certame, que vai ser transmitido ao vivo no canal do MPor no YouTube.

Além de reduzir o tempo de processamentos das cargas que chegam ao Brasil pelos aeroportos, o CCT Importação - Modal Aéreo prevê uma economia de até R$ 10 bilhões anuais nas importações aéreas. Isso vai baratear diversos produtos e reduzir o prazo de entrega.

Mais um recorde histórico de movimentação. O Porto de Cabedelo registrou um impressionante aumento de 103% nas operações de julho. Além de reforçar a posição estratégica do porto, esse crescimento estimula a econômico regional e a geração de empregos.

Para democratizar o acesso ao transporte aéreo e reduzir o valor das passagens! A Virgin Atlantic, uma companhia aérea low cost e uma das maiores da Inglaterra, foi autorizada pela ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil a operar voos no Brasil.

O Aeroporto Internacional Macapá/AP - Alberto Alcolumbre está sob nova administração.  A Infraero passou operação do terminal para a NOA – Norte da Amazônia Airports, nesta sa (4). A concessionaria vai gerenciar o terminal pelos próximos 30 anos.

Estão abertas as inscrições para o Spotter Day Infraero no Aeroporto Campo de Marte/SP. O evento, destinado a fotógrafos profissionais, amadores e outras pessoas apaixonadas por aeronaves, conta com 25 vagas. A ação ocorre em 11 de agosto, das 14h às 18h.

Rio Grande do Sul - Estão programados serviços de manutenção nas BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS.

Foi concluída a revitalização de 20 quilômetros da BR-153/TO, entre os municípios de Colinas e Brasilândia.

A BR-153 é a principal ligação do Meio-Norte do Brasil com a região geoeconômica Centro Sul do país. Devido a esse fato e somado ao grande fluxo de veículos, a rodovia é considerada atualmente uma das principais rotas de integração nacional do Brasil.

interditada para serviços de ampliação. As equipes pavimentaram duas rotatórias e aplicaram a nova sinalização.O DNIT reabriu o tráfego na passagem inferior do viaduto no km 47 da BR-470/SC, em Blumenau. A estrutura liga os bairros Fortaleza e Fortaleza Alta e ficou

NEWS

A missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na Ásia concluiu sua série de compromissos com reuniões estratégicas nos Emirados Árabes. O encontro entre o ministro Carlos Fávaro e o ministro de Comércio Exterior dos Emirados Árabes Unidos, Thani bin Ahmed Al Zeyoudi, encerrou a viagem que buscou promover o programa de produção sustentável de alimentos brasileiro.

A delegação, composta por representantes do Mapa, passou por diversas nações, incluindo Coreia do Sul, Japão, Arábia Saudita e Emirados Árabes, com o objetivo de buscar investimentos internacionais para a recuperação de pastagens de baixa produtividade no Brasil.

Na etapa final nos Emirados Árabes, a delegação participou de reuniões com fundos de investimentos, ministros e agências de pesquisa e desenvolvimento. Destacam-se os encontros em Abu Dhabi, onde representantes do Mapa estiveram com o Fundo para o Desenvolvimento de Abu Dhabi (ADFD), Al Dahra Holding, ADQ, International Holding Company e o grupo Agthia.

Durante a missão, um grupo governamental de trabalho foi criado para fortalecer a parceria entre Brasil e Arábia Saudita na intensificação da produção de alimentos com segurança alimentar e climática. Fávaro se reuniu com o ministro de Meio Ambiente, Água e Agricultura, Abdulrahman Abdulmohsen A. Al Fadley, que anunciou a abertura do mercado saudita para a importação de carnes de caprinos brasileiros.

No Japão, a missão enfocou a regionalização do protocolo da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP). O ministro Fávaro se reuniu a ministros da Agricultura, Florestas e Pesca, Tetsuro Nomura, e da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobo Kato. O Japão concordou em atender à solicitação brasileira para regionalizar a suspensão de importação de produtos de frango por municípios.

O aumento do desmatamento registrado no Cerrado reforça a necessidade de um plano específico, como já existe para a Amazônia, para combate ao desmatamento no bioma. A avaliação é da organização não governamental WWF-Brasil, após a divulgação de dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na quinta-feira (3).

De janeiro a julho, os avisos de desmatamento do Deter aumentaram 21% no Cerrado. Entre agosto de 2022 e julho deste ano, mais de 6.359 quilômetros quadrados foram desmatados no bioma, a maior parte deles na região do Matopiba, que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Só em julho deste ano, foram desmatados 612 km² no Cerrado, um aumento de 26% em comparação a julho de 2022.

Cerca de 80 famílias do município de São Desidério (BA), aumentaram a produção com a comercialização de alimentos, de maneira direta e indireta para órgãos públicos e rede municipal de ensino da cidade, através da agricultura familiar, por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Cerca de 80 famílias do município de São Desidério (BA), aumentaram a produção com a comercialização de alimentos, de maneira direta e indireta para órgãos públicos e rede municipal de ensino da cidade, através da agricultura familiar, por meio do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Ele e outros agricultores da Associação de Produtores Rurais da Samambaia, na zona rural do município, produziram no último mês mais de 500 pés de hortaliças, 8 toneladas de banana e 3 toneladas de laranja, entre os mais de 50 produtos comercializados com a prefeitura.

Um maravilho e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira.

Fontes: (CLCB), Canal Rural, Ascom/DNIT e Ascom/Mpor.

Por: (LCN) Luis Celso News

Contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com