2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia de juramento à Bandeira Nacional dos Marinheiros-Recrutas da Turma I/2024

Coluna Luís Celso Borges - Edição de domingo

2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia de juramento à Bandeira Nacional dos Marinheiros-Recrutas da Turma I/2024

No dia 13 de junho, o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), realizou 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza cerimônia de juramento à Bandeira Nacional dos Marinheiros-Recrutas da Turma I/2024. 

O evento foi presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho e estiveram presentes representantes de Organizações Militares da Marinha na área do Com4ºDN, além de familiares e convidados dos formandos

Juramento à Bandeira Nacional pelos novos Marinheiros-Recrutas

Os 175 Marinheiros-Recrutas concluíram, com aproveitamento, o EIA conduzido pela Escola de Formação de Reservista Navais (EFRN) do 2ºBtlOpRib. Nesse período, foram ministrados conhecimentos necessários à carreira naval, tais como: instrução militar naval, ordem unida, comunicações navais, documentos administrativos, noções de armamento e tradições navais. Também foram realizadas atividades extracurriculares como palestras sobre a Amazônia Azul, o Poder Naval, a prevenção de narcóticos, os valores da carreira naval, ética e comportamento social. “Guardiões do Portal da Amazônia”. (Fonte e fotos:  Marinha do Brasil/CB-FN-EG IVAM).

Desfile em continência à Bandeira Nacional pelos Marinheiros-Recrutas

TRANSPORTES NO BRASIL

De acordo com levantamento do Instituto de Logística de Supply Chain (ILOS), o custo logístico no Brasil representa cerca de 13,7% do PIB (Produto Interno Bruno), contra 8% nos Estados Unidos e 7% na Alemanha. Com um impacto significativo, o setor busca soluções para amenizar custos nas operações, ao mesmo tempo, em que ganha produtividade em cada demanda.

Segundo a COO da Teros, Lígia Novazzi, uma das formas encontrada para atingir este objetivo é o processo de pricing, que busca um equilíbrio ao colocar preços, sobretudo automaticamente, aos pedidos ou serviços em diversos segmentos no mercado. Na avaliação da executiva, hoje, é um diferencial para ser expandido do mesmo modo no setor de transporte.

Voluntárias Cisne Branco promovem oficina “Costura Criativa”, em Belém/PA

O Departamento Seccional das Voluntárias Cisne Branco (VCB) promoveu, entre os dias 1º e 31 de maio, o primeiro dos quatro módulos da oficina “costura criativa”, oferecida a dez membros da Família Naval, no Clube Veleiro, em Belém/PA. Neste módulo, as participantes aprenderam sobre costura básica voltada para práticas sustentáveis.

Foram desenvolvidos produtos como ecobags, estojos, guardanapos e jogos americanos, utilizando materiais reaproveitados de peças devolvidas ao Posto de Distribuição de Uniformes do Comando do 4° Distrito Naval.

A iniciativa teve o propósito de ampliar a capacitação e as possibilidades de geração de renda às mulheres integrantes da Família Naval. As aulas do módulo 2 terão início em julho

MONA LISA

Lisa, conhecida mundialmente como Mona Lisa. Seu verdadeiro nome era "Lisa di Antonio Maria Gherardini", uma florentina de nobre linhagem pertencente à família Gherardini da Toscana, Itália. Lisa foi retratada por Leonardo da Vinci, a pedido de seu marido, sem saber que sua imagem se tornaria um fenômeno global. Embora tenha levado uma vida comum como florentina, casada com um mercador de tecidos e mãe de cinco filhos, seu retrato como a Gioconda a catapultou para a fama após sua morte. Ela se tornou a pintura mais célebre do mundo e um ícone cultural duradouro. A identidade histórica de Lisa foi objeto de debate durante séculos, mas no século XXI foi confirmada sua autenticidade como a mulher retratada por Leonardo.

O PRIMEIRO CAMINHÃO DO MUNDO

Em 1896, os alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach deram um passo revolucionário na história dos transportes, criando o primeiro caminhão do mundo. Com um motor de dois cilindros movido a gasolina e uma ampla caçamba, o veículo foi projetado para substituir as carroças puxadas a cavalo.

O motorista ficava exposto ao vento, frio e chuvas, e o caminhão podia transportar apenas cerca de 1.500kg, a uma velocidade de até 12km por hora. Mas apesar de simples, essa invenção mudou para sempre o cenário do transporte de cargas, abrindo caminho para os grandiosos caminhões que movem o mundo hoje em dia.

ESTALEIRO RIO MAGUARI

O diretor comercial do estaleiro rio Maguari Fabio Vasconcellos, esteve em Brasília na última semana para participar de reuniões institucionais com a ABANI - (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação e o Ministério de Portos e Aeroportos, visando o desenvolvimento da navegação interior.

LOGÍSTICA

A logtech Freto anunciou Shelbi Santos como novo diretor de Operações da companhia. O executivo está na empresa, desde o início de 2019, tem 15 anos de experiência em logística rodoviária e assume a nova posição para expandir a operação garantindo a eficiência logística do negócio. Shelbi ocupava o cargo de head.

O DNIT anunciou o início das tratativas para a construção do Porto Manaus Moderna, um projeto que marca um passo importante na modernização do sistema de transporte de passageiros e cargas na Região Norte.

O objetivo do governo é criar um terminal portuário que seja moderno, eficiente e seguro. O ambiente será cuidadosamente planejado para garantir a orientação adequada de pedestres, transportadores e veículos, promovendo organização e segurança. A construção do Porto Manaus Moderna vai transformar a infraestrutura local, potencializando o desenvolvimento econômico, turístico, cultural e social do Norte.

O governo federal continua trabalhando para manter a conectividade aérea no RS! Só na Base de Canoas, são 35 voos semanais, e esse número está sendo ampliado gradativamente. As companhias aéreas já transportaram, gratuitamente, 1.500 toneladas de doações para o estado.

DNIT Informa - Os serviços das obras de Eliminação de ponto crítico na BR-463/MS, em Dourados, estão a todo vapor! As equipes atuam com execução de terra armada e compactação de aterro do terrapleno do km 0 ao 5,5.

Santa Catarina - No km 50 da BR-280 em Guaramirim, a autarquia liberou mais um trecho duplicado. O segmento tem 3,2 quilômetros de extensão, ligando o traçado atual da BR-280 com a Rodovia do Arroz (SC-108).

Distrito Federal - O DNIT assinou a Ordem de Serviço para as obras de pavimentação de 8,5 quilômetros da BR-070/GO, em Itaguari, e duplicação de 24 quilômetros da BR-080, no Distrito Federal.

Rio Grande do Sul - O DNIT avança na preparação para a detonação da Ponte do Caí, na BR-116/RS, que colapsou em razão das enchentes. As equipes já preparam a instalação de uma ponte metálica provisória para restabelecer a passagem de veículos.

O volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul no mercado interno totalizou 1,87 bilhão de litros em maio deste ano, o que representa um aumento de 46,47% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já a venda mensal de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 997,35 milhões de litros em maio, retração de 4,16% ante igual mês de 2023. Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), que divulgou nesta sexta-feira (14) atualização até a segunda quinzena de maio da safra 2024/25 (abril a março).

NEWS
ARGENTINA - Senado aprova plano de reformas do presidente Javier Milei, conhecido como Projeto de Lei de Bases, ou Lei Omnibus. O pacote inclui regime especial para grandes investimentos, reforma trabalhista, privatização de determinadas empresas estatais, etc. Projeto volta para a Câmara, para análise das mudanças realizadas pelo Senado. (Governo da Argentina).

BRASIL - Raízen (joint-venture da Cosan e da Shell) inaugurou a maior usina de produção de etanol de 2ª geração do mundo. A unidade Bonfim fica localizada em Guariba, SP, e tem uma capacidade de produzir 82 milhões de litros por ano do biocombustível. O investimento na planta foi de R$ 1,2 bilhão. (Raízen)

Cultivo de café e laranja promovem geração de vagas na região sudeste do país. Com saldo positivo de mais de 11 mil postos de trabalho, abril apresentou 245.654 admissões e 233.877 desligamentos, desempenho superior ante o mesmo período de 2023, com 9.721 postos. (CNM)

Após suspeitas de irregularidades, governo anula leilão para compra de arroz beneficiado importado e pretende realizar novo leilão. “Nenhum centavo do dinheiro público foi gasto até agora”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto. “Vamos construir mecanismos para que a gente possa avaliar antes quem vai participar, exigir capacidade financeira das empresas e experiência na área”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. (Conab; MAPA).

MÉXICO - México busca ampliar exportações de produtos agro para países com população muçulmana. Segundo a Secretaria de Agricultura, esses países representam mais de 1,6 bilhão de consumidores mundialmente. Abacate, frutas vermelhas, carne bovina, aves, grão de bico são os principais produtos exportados para o Oriente Médio e Norte da África. (Secretaria de Agricultura)

Produção de trigo utilizado para massas deve cair 22,7%, e a colheita do trigo para panificação deve cair 16,7% por conta da seca e condições climáticas adversas em Sonora, Baja California e Sinaloa. “Em 2024, a produção de trigo duro será de 1 milhão e 448 mil toneladas, quando um ano antes a produção foi de 1 milhão e 873 mil toneladas”, segundo o Serviço de Informação Agroalimentar e Pesqueira. (Sader)

URUGUAI - Produtores de arroz estimam perdas de pelo menos 400 kg/ha por conta das chuvas no final da colheita, entre março e maio, e que afetaram a maior região produtora do Uruguai. (Associação dos Produtores de Arroz).

DEFENSIVOS AGRÍCOLAS - O Supremo Tribunal Federal suspendeu a sessão que discutia a validade de benefícios fiscais para defensivos agrícolas após pedido do relator, o ministro Edson Fachin, para abertura de audiência pública.

SOJA - Artigo publicado no portal do CME Group sugere que em 2025 a China pode suprir quase toda a sua necessidade de soja com importações do Brasil. Isso ocorreria em detrimento das compras que o país atualmente realiza com os Estados Unidos, que em 2024 será entre 20 e 22 milhões de toneladas. A análise, publicada pelo CME, empresa que controla a Bolsa de Chicago, é de autoria da AgResource, consultoria norte-americana que atua no mercado de commodities agrícola há 37 anos e mantém escritório no Brasil.

TILÁPIA - Pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) desenvolveram produtos alimentícios usando tilápia (Oreochromis niloticus), o peixe mais cultivado no país, que podem agregar valor a essa cadeia produtiva: hidrolisado proteico, salsicha com fibra de abacaxi, patê com fibra de abacaxi e embutido de carne tipo apresuntado.

GRIPE AVIÁRIA - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo permitiu o retorno de exposições, torneios, feiras e outros eventos que envolvam a aglomeração de aves no território paulista, desde que sigam um protocolo com medidas de segurança biológica, a fim de prevenir focos de influenza aviária (gripe aviária).

Um maravilhoso e abençoado domingo a todos, a coluna volta na quarta-feira. (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Agência/Safras, Ascom/MPor, Mundo Logística, Agri/Brasilis e Canal Rural.

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br