Navio-Escola “Brasil” inicia 38ª Viagem de Instrução com a Turma

A bordo, 186 Guardas-Marinha colocarão em prática o que aprenderam na Escola Naval

Navio-Escola “Brasil” inicia 38ª Viagem de Instrução com a Turma

Na manhã do sábado (10), o Navio-Escola (NE) “Brasil” (U27) desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (RJ) para dar início à 38ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (GM). Com o propósito de complementar a formação prática dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil, a viagem se estenderá até dezembro. A missão representa a última etapa da formação após um intenso ciclo escolar de quatro anos na Escola Naval, além dos três iniciais para os que entraram pelo Colégio Naval.

A Turma “Visconde de Cabo Frio” é composta por 186 Guardas-Marinha – 12 mulheres e 174 homens, incluindo sete estrangeiros oriundos da Namíbia, Cabo Verde, Camarões e Senegal, que também completaram sua formação na Escola Naval. Embarcaram, ainda, um Oficial recém-formado do Exército Brasileiro, um da Força Aérea Brasileira e representantes da Marinha Mercante, além de integrantes das Marinhas da Argentina, Chile e México.

Durante a viagem, os GM, que representam os três Corpos da Marinha (Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes), terão a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos, com aulas como navegação, meteorologia, operações navais, controle de avarias e administração naval. Além disso, a viagem proporcionará a adaptação à vida a bordo, preparando-os para o posto de Segundo-Tenente, que assumirão ao término da viagem, e para o serviço em Organizações Militares da Marinha em todo o país. O Guarda-Marinha (Fuzileiro Naval) Matheus Felipe Rodrigues de Sousa destacou a importância da viagem. “Durante a viagem, nós, GM Fuzileiros Navais, vamos poder realizar diversos adestramentos, como entrada e saída de compartimentos, armamentos, assim como manter o contato com a vida embarcada”, contou.

A Viagem de Instrução marca um momento significativo na vida profissional e pessoal dos antigos Aspirantes. O Guarda-Marinha Renan Maia de Oliveira Martins expressou a sua felicidade em compor a tripulação do Navio-Escola neste momento e ressaltou que “essa viagem representa uma ocasião extremamente importante na nossa formação: é o momento de colocar em prática tudo que aprendemos nos anos de Colégio e de Escola Naval, além de ser, também, um momento de integração com a turma, nosso último contato estando todos juntos em um mesmo navio”. “Também é uma experiência para os nossos familiares, uma experiência com a realidade do Oficial de Marinha, com as viagens, a distância... Depois disso, tenho a certeza de que vamos aprender que, na verdade, o que importa mesmo são as pessoas”, finalizou. 

Para os familiares, o momento é de orgulho e emoção. De acordo com Fátima da Conceição Maia de Oliveira, mãe do Guarda-Marinha Renan Maia, “foi uma mistura de emoções hoje aqui, para fechar esse ciclo de sete anos. Eu entreguei o meu filho ainda um menino, lá em Angra dos Reis (no Colégio Naval), e hoje eu vejo um grande homem realizando esse grande sonho”. 

Além dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil em formação, o navio partiu do Rio de Janeiro com uma tripulação de 31 Oficiais, 222 Praças e 4 Servidores Civis. Logo após a saída, Fernanda Estebanez de Carvalho, esposa do Suboficial Alexander Man-Fu do Patrocínio, consolava a filha do casal, Beatriz, de 9 anos, que chorava pela partida do pai. “O sentimento é um misto de alegria, por ser uma realização para ele, e da saudade que vai ser ficar aqui aguardando o retorno dele. Estamos aqui já com o coração apertado, já esperando”, contou Fernanda.

A Escola Naval

Se você está interessado em seguir uma carreira militar, a Escola Naval (EN) pode ser o ponto de partida ideal. Para ingressar, é preciso atender a alguns requisitos: ser brasileiro nato, não estar casado ou ter constituído união estável e não ter filhos, mantendo essa situação durante todo o período em que estiver sujeito às normas da Escola. Além disso, é necessário ter entre 18 e 23 anos de idade, com base na data limite de 30 de junho do ano correspondente ao início do curso, e ter concluído o Ensino Médio.

O processo seletivo inclui provas realizadas em dois dias, que abrangem disciplinas como matemática, inglês, física e português, além de uma redação. Os candidatos aprovados na etapa inicial passam por exames complementares, como inspeção de saúde, testes físicos de natação e corrida, e avaliação psicológica.

Os aprovados interessados são matriculados no primeiro ano do curso de graduação da EN como Praça Especial, na condição de Aspirante. O curso é gratuito e oferece uma série de benefícios, como alimentação, uniforme e assistências médica, odontológica, psicológica, social e religiosa. Para mais detalhes sobre o curso de formação, os benefícios e o plano de carreira, você pode acessar o site, clicando AQUI

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/

Por: (LCN) Luís Celso News

Contatos: contato@luiscelsonews.com.br

luiscelsonews@gmail.com 91 98112 0021