Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil "Lagoas Rodrigo de Freitas" no Rio de Janeiro/RJ

Coluna Luís Celso Borges - Edição de quarta-feira

Case de sustentabilidade no Brasil: Logística reversa do óleo lubrificante usado evita a contaminação de 89 mil

Em 2023, foram coletados cerca de 553 milhões de litros do resíduo e destinados ao rerrefino - O OLUC é aquele resíduo preto que sai dos motores após a troca do óleo e é um vilão ambiental classificado como altamente contaminante. Ele está presente em motores de automóveis e equipamentos industriais, e deve ser destinado de forma adequada, sendo considerado altamente perigoso à saúde e ao meio ambiente, caso seja descartado de forma irregular.

Devido ao impacto ambiental significativo, a legislação brasileira* determina que todo OLUC deve ser coletado e destinado para o rerrefino e proíbe o uso do resíduo como combustível ou para quaisquer outros fins.  Rerrefino é o termo que descreve o processo industrial de reciclagem do OLUC, que consiste na transformação do resíduo em óleo básico, matéria prima para produção de óleos lubrificantes. O Brasil possui uma planta de rerrefino, pertencente à Lwart Soluções Ambientais, que é capaz de realizar esse processo praticamente sem gerar resíduos, sendo um exemplo de logística reversa perfeita.  E é por isso que o rerrefino do OLUC contribui diretamente para a sustentabilidade no país e evita a contaminação de recursos naturais.

O potencial de contaminação do OLUC é muito alto, imaginar a contaminação de 89 mil Lagoas Rodrigo de Freitas nos faz refletir em como ações ambientais efetivas são parte da preservação do meio ambiente e dos ecossistemas que nos afetam. Apesar de termos uma legislação consistente é preciso aumentar a conscientização da população. O OLUC é um resíduo que está presente no cotidiano das pessoas, porém invisível, uma vez que fica armazenado dentro dos motores dos nossos carros, motos, no transporte coletivo, e a sua troca e manuseio ocorre em oficinas e/ou postos de combustíveis, super trocas, por exemplo. Por isso, sempre orientamos a questionar nos estabelecimentos: Para onde vai o óleo lubrificante usado após a troca?”, afirma Aylla Kipper, presidente da AMBIOLUC, entidade que representa a logística reversa do setor de rerrefino de óleo lubrificante usado no País e Head de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais.

De acordo com a executiva, o Brasil possui tecnologia, expertise e legislação na vanguarda da gestão ambientalmente correta desse resíduo. A forma como o País vem avançando anualmente ao ampliar o volume de OLUC coletado demonstra uma maturidade tecnológica na indústria nacional de rerrefino, assim como uma capilaridade logística para coletar o resíduo em todo o território nacional.

Podemos nos orgulhar de o País ser um case de sucesso mundial na gestão desse resíduo, seja pela força da legislação, seja pelo potencial industrial e tecnológico. Uma das maiores rerrefinarias de OLUC do mundo está instalada no interior paulista”, finaliza Aylla.   

 

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 18 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em: www.lwart.com.br.

23 DE JUNHO – DIA DO AGÊNTE MARÍTIMO

O dia 23 de junho é dedicado ao agente Marítimo e foi instituído pela Lei nº 11.791, de 2 de outubro de 2008.  Essa profissão existe desde os primórdios da história, quando se instituiu o comércio marítimo. No mundo, é fácil encontrar agências marítimas centenárias. O agente representa um elo essencial na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, pois é por meio de um agente que o navio recebe as orientações legais para atracar no porto e também para descarregar as mercadorias.

Mais imagens do evento que o Sindicato das Agências Marítimas do Estado do Pará e Amapá (SINDAMPA) realizou na quinta-feira dia 20, na Cervejaria Cabôca em Belém/PA.

CURIOSIDADE DA HISTÓRIA

A casa mais antiga da França - Em Aveyron, tem 700 anos, foi construído no século XIII e pertenceu a Jeanne.

O andar térreo é um pouco menor que o andar de cima porque naquela época só se pagava imposto sobre os terrenos ocupados, então todo mundo construía assim.

LOGÍSTICA

30 anos FENOP, IX ENAPORT, XII CONOGMO e II PORTJUR 2024. Nos dias 2, 3 e 4 de julho, em Brasília, centenas de empresários, servidores e trabalhadores do setor portuário e governamental se reunirão para três dias de grande imersão de conhecimentos nas mais diversas esferas da área portuária.

A Drivin anunciou nesta semana a conquista da certificação ISO 27001. A norma é o padrão internacional para a gestão da segurança da informação, com o propósito de incentivar a adoção de um conjunto de requisitos, processos e controles pelas organizações.

A DHL Supply Chain implementou um projeto em Extrema (MG) para aumentar a eficiência logística no mercado de bebidas. Consolidando as operações logísticas de quatro clientes, incluindo concorrentes, em um único armazém, a operadora capturou diversas sinergias e compartilhou custos. Em uma área de mais de 15 mil m², a DHL Supply Chain administra um estoque que, em média, abrange 7,6 milhões de garrafas, de 420 marcas de bebidas.

A região do Vale do Araguaia ganhou um centro de distribuição de sementes. As instalações ficam na cidade de Água Boa (MT), às margens da Rodovia MT-240. Com capacidade de estocagem de sementes para 100 mil hectares de soja, o CD possui tecnologia para o tratamento das sementes, com a dinâmica de entrega de todo o volume do centro ao produtor em apenas 10 dias.

Nos últimos anos, a segurança no transporte de cargas tem sido uma preocupação crescente no Brasil, impulsionada pelo aumento dos roubos de cargas e pela necessidade de proteger tanto os bens quanto as pessoas envolvidas no processo logístico. A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na mitigação desses riscos, proporcionando soluções que visam a segurança da carga, do equipamento e das pessoas.

A Veloe Go anunciou o novo roteirizador para a gestão de frotas. Segundo a companhia, estima-se que a utilização da ferramenta possa reduzir os custos operacionais em até 20% e melhorar a eficiência das rotas planejadas em até 30%. Dentre as funcionalidades, está o cálculo de frete, que leva em conta fatores como distância, tempo de viagem e custos variáveis. A otimização dos trajetos e a redução do tempo de viagem podem resultar em uma diminuição de até 15% nas emissões de CO2. A solução também localiza postos de combustível, oficinas e outros serviços essenciais próximos à rota planejada.

O Porto de Santos anunciou plano de investimentos de mais de R$ 20 bilhões, com o objetivo de se tornar um dos vinte maiores portos do mundo em capacidade instalada nos próximos cinco anos. O anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini. 

Atualmente, o Porto de Santos ocupa a 39ª posição mundial em capacidade, mas com os novos investimentos, a meta é avançar significativamente nesse ranking. “O Porto de Santos concorre com qualquer outro porto do mundo em termos de tecnologia. A nossa responsabilidade é garantir uma boa estrutura para a iniciativa privada comandar com êxito as operações”, disse Pomini. “Nove dos dez maiores portos, hoje, estão na China.” 

A construção do túnel submerso Santos-Guarujá, com orçamento de R$ 5,1 bilhões, tem o início da concessão para a construção prevista para o primeiro semestre de 2025. A concessão terá duração de 70 anos (35 com a possibilidade de renovação por mais 35). 

NEWS

REVALIDA - Interessados em participar da primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) devem se inscrever até a próxima sexta-feira (28).

ALIMENTAÇÃO - Semana Mundial da Alergia alerta sociedade sobre alergias alimentares. Nutrólogo explica que elas comprometem todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos.

IMPORTAÇÃO DE ARROZ - O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, confirmou, na terça (25), que o diretor de Abastecimento da Conab, Thiago dos Santos, será exonerado.

PROTESTO - Pessoas que têm alguma dívida protestada ou estão com o CPF ou CNPJ da empresa inadimplente podem renegociar as dívidas diretamente nos cartórios de protesto de suas cidades.

QUEIMADAS - O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios afetados pelos incêndios florestais que atingem o estado.

GREVE - Servidores federais da área de meio ambiente iniciaram na segunda-feira (24) uma greve que - até o dia 1º de julho - deve abranger 21 estados.

IMPOSTO - A Federação da Agricultura do Estado do Paraná reivindicou ao Congresso Nacional a derrubada da Medida Provisória n° 1227 de 2024, do governo federal, que delega às prefeituras de cada município a palavra final sobre questões envolvendo o Imposto Territorial Rural.

TRIGO - As cotações do trigo seguem firmes no mercado brasileiro, operando acima dos patamares registrados no mesmo período do ano passado. Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte vem dos baixos estoques domésticos, especialmente de produto de qualidade superior, e da elevação da paridade de importação.

SOFTWARE - Uma nova versão do Intergen, software de avaliação genética de bovinos, já está à disposição do setor de pecuária de corte no Brasil. Lançada em 2008 e expandida em 2016 pela Embrapa, a ferramenta foi atualizada, com a introdução de módulos para processamento de dados genômicos e inclusão de um número ilimitado de animais na avaliação genética.

QUEIJO - A produção de leite de cabra e seus derivados têm registrado um crescimento significativo no Brasil, especialmente no Nordeste. Esse aumento é impulsionado pela demanda de pessoas alérgicas ao leite de vaca, que buscam alternativas nutricionais.

REBANHO - O Nordeste, que abriga 11 milhões dos 14 milhões de caprinos do país, segundo o IBGE, é destaque na produção e rentabilidade da caprinocultura, com o queijo de cabra emergindo como um dos derivados mais saborosos e rentáveis.

Uma maravilhosa e abençoada quarta-feira a todos, a coluna volta no domingo (DEUS É BOM – Em todo tempo).

Fontes: (CLCB), Canal Rural, Mundo Logística, Agência/Safras e Agência/Brasil.

Por: (LCN) Luís Celso News

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