Soluções para movimentação da igus® oferecem maior qualidade para setores industriais e agrícola
Buchas autolubrificantes igutex podem aumentar em até 20% o tempo de funcionamento de um trator
O uso de triboplásticos em máquinas e equipamentos agrícolas tem se mostrado essencial para diversas áreas industriais ao longo dos anos. Em ambientes que envolvem condições adversas, como aqueles com poeira, impacto e altas cargas, a demanda por soluções eficientes para equipamentos tem crescido exponencialmente.
Diferentemente das buchas e rolamentos metálicos, que necessitam de lubrificantes para reduzir o desgaste, as buchas da linha igutex, da igus®, líder global em soluções para pontos e articulações móveis, destacam-se por sua alta performance. Com funcionamento a seco, os produtos evitam o acúmulo de sujeira e atritos, além de oferecerem vida útil até oito vezes maior do que as buchas convencionais.
Condições extremas
Setores e maquinários que enfrentam situações extremas, como produções agrícolas e veículos de construção, estão continuamente sujeitos a condições adversas, sofrendo impactos diretamente em pontos cruciais de produção.
As buchas autolubrificantes da igus® são fabricadas com compostos especiais que reduzem o desgaste do eixo, aumentando significativamente o tempo de operação das máquinas. Em seu catálogo, a empresa possui produtos pensados especialmente para maquinário de construção e para a indústria agrícola, a linha igutex. Os itens, desenvolvidos para atender aplicações exigentes e de altas cargas, são capazes de reduzir o desgaste em até 3,5 vezes quando comparado a soluções anteriores, e foram pensados especialmente para fábricas com faixas de carga com pressão superficial superior a 100 MPa.
Testes realizados no laboratório sede da empresa, na Alemanha, mostram que o uso dessas buchas pode aumentar em até 20% o tempo de funcionamento de um trator, por exemplo. Com um melhor desempenho, é possível reduzir paradas não programadas para manutenção e outros distúrbios durante o processo de fabricação, permitindo com que os colaboradores possam se dedicar a outras funções mais essenciais.
“Quando pensamos em como aprimorar o funcionamento de todas as áreas de atuação industrial, é fundamental ter em mente aqueles que passam por maiores dificuldades diariamente”, afirma Marcelo Pimenta, CEO da igus® do Brasil. “Colocamos em primeiro plano o desenvolvimento científico e a qualidade de nossos produtos, podendo assim atender todos aqueles que dependem de tecnologias avançadas para otimizar suas operações”, acrescenta.
Redução de custos
Em comparação a outras disponíveis no mercado, as buchas da igus® apresentam um custo reduzido devido ao seu processo de fabricação por injeção, que permite a produção de até oito peças em um único ciclo. Assim, sua fabricação também é rápida e mais econômica do que as buchas metálicas.
A linha igutex, por sua vez, não é injetada, mas sim elaborada através do entrelaçamento de tecido de filamento com lubrificantes sólidos que, somando com as demais características dos componentes igus®, permite uma maior resistência para aplicações exigentes.
Além de maior durabilidade, gastos adicionais com lubrificantes e mão de obra especializada para concertos podem ser evitados ao longo dos anos. Para os produtores, os benefícios a longo prazo tornam essa solução ainda mais vantajosa, com estudos apontando uma redução de custos de 40% em comparação às buchas metálicas.
“Como uma empresa internacional comprometida com a inovação, nossa missão é demonstrar ao mercado que nossas soluções plásticas não apenas oferecem um alto custo-benefício, mas também proporcionam avanços técnicos para todo o setor operacional. Estamos dedicados a liderar o caminho na transformação do setor”, finaliza Pimenta.
Sobre a igus®
A igus® GmbH desenvolve e produz plásticos para movimentação. Esses polímeros autolubrificantes e de alto desempenho melhoram a tecnologia e reduzem os custos em qualquer aplicação que envolva movimentação. A igus® é líder mundial do mercado em sistemas de fornecimento de energia, cabos altamente flexíveis, buchas autolubrificantes e buchas lineares, bem como tecnologia de fuso de avanço feito de tribo-polímeros. A empresa familiar com sede em Colônia, na Alemanha, está representada em 31 países e emprega 5.000 pessoas em todo o mundo. Em 2023, a igus® gerou um volume de negócios de 1.136 bilhões de euros. A pesquisa realizada nos maiores laboratórios de testes do setor proporciona constantemente inovações e mais segurança aos clientes. A igus® possui 243.000 peças disponíveis em estoque e a vida útil pode ser prevista online. Nos últimos anos, a empresa se expandiu, criando start-ups internas em áreas como rolamentos de esferas, redutores de robôs, impressão 3D, a plataforma RBTX para Robótica de Baixo Custo e plásticos inteligentes para a Indústria 4.0. Entre os investimentos ambientais mais importantes estão a plataforma "chainge" de reciclagem de plásticos técnicos e a propriedade parcial de uma empresa que produz óleo a partir de resíduos plásticos.
Visite o nosso site: www.igus.com.br
Fonte: Helena Sereza
helenasereza@agenciarace.com.br
Por: Luís Celso News
Informações: contato@luiscelsonews.com.br
(91) 98112 0021 - luiscelsonews@gmail.com
Comentários (0)
Comentários do Facebook