Aniversário de 74 Anos da Base Naval deVal de Cães (BNVC)

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Aniversário de 74 Anos da Base Naval deVal de Cães (BNVC)

Como “Amigo da Base Naval de Val de Cães”, o colunista não poderia deixar de esquecer o Aniversário de 74 Anos dessa Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, localizado na Cidade das Mangueiras, que é nossa Belém do Pará. O nome Val de Cães é originário de uma antiga fazenda, cujos proprietários eram religiosos da “Ordem das Mercês”, denominada de Fazenda dos Mercedários, distante cerca de 5 Km da cidade de Belém, onde eram mantidos diversos canis, o que motivou a população a conhecer o local como “Val de Cans”. Ao longo do tempo, a expressão evoluiu para a forma como é hoje conhecida: Val de Cães. Seu dique é capaz de receber navios de guerra e mercantes, realizando serviços de reparos navais e docagens, sendo um dos melhores da América do Sul, pertencente à Marinha do Brasil. Também se destaca o Corpo de Engenheiros que atua na Base, com profissionais capacitados e de reconhecimento nacional e internacional. O atual Comandante da Base é o Capitão de Mar e Guerra (EN) Otávio Henrique Paiva Martins Fontes. Em contato, o colunista foi convidado para visitação. No próximo repouso marcaremos presença. Viva a Base Naval de Val de Cães.

Homenagens da Coluna: Vice-Almirante Newton e ViceAlmirante Edervaldo

A edição da Coluna presta homenagens a dois grandes Oficiais Generais que o 4º Distrito Naval teve a honra como Comandantes: Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto. O Vice-Almirante Edervaldo esteve à frente do Comando do 4º Distrito Naval do dia 26 de Julho de 2017 a 15 de Março 2019, sendo o 61º Comandante. Já o Vice-Almirante Newton, foi o 62º Comandante, assumindo em 15 de Março de 2019 até 03 de Abril de 2020. Nas suas gestões, foram criados o Grupamento de Helicópteros, que atua na Base Aérea de Belém, e a Rádio Marinha FM, com notícias de avisos aos navegantes e um repertório da nossa música popular brasileira. Atualmente, ambos se encontram na Reserva da Marinha do Brasil, prestando serviços na vida civil, levando suas experiências administrativas para engrandecimento da nossa nação brasileira. Com certeza a Sociedade Paraense sempre lembrará dos dois honrados Almirantes. A coluna parabeniza os Vice-Almirantes Edervaldo e Newton, por suas passagens pelo Comando do 4º Distrito Naval e os amigos que estão até hoje na saudade de suas presenças.

Vice-Almirante Newton e Vice-Almirante Edervaldo

Agradecimentos ao colunista Luís Celso Borges por nota publicada

O “Convés Principal” vem, por meio desta nota, agradecer ao colunista Luís Celso Borges pela matéria publicada em sua coluna do último domingo (30 de Julho), onde cita a navegação do NT “José do Patrocínio”, conforme transcrevemos: “O CLC Ricardo Monteiro em seu comando no NT “José do Patrocínio” que saiu no dia 22 de Julho de Angra dos Reis (RJ), neste domingo se encontra na costa da Argentina, próximo de Mar del Plata, e o destino é Cherry Point – Estados Unidos”. Como se sabe, a coluna também é postada no site Luís Celso News quando das publicações de suas edições. Agradecimentos ao colega Luís Celso pela lembrança.

CLC Ricardo Monteiro, Almirante de Esquadra Alípio Jorge e colunista Luís Celso Borges.

Cerimônia em Homenagem aos Mortos da Marinha em Guerra

As aposições florais (foto) foi um dos momentos marcantes da Cerimônia em Homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra, realizada no dia 28 de Julho, na Cripta do Monumento dos Pracinhas, no Rio de Janeiro (RJ). Os símbolos florais da Marinha do Brasil e da Marinha Mercante Brasileira foram colocados pelos Aspirantes da Escola Naval (EN) e por Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA). Conforme noticiado na coluna, a Canção dos Combatentes da 2ª Guerra Mundial, de autoria do Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar, entusiasmou os presentes por sua bela melodia e cântico. O evento foi presidido pelo Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, contando com as presenças de Oficiais das Forças Armadas, Oficiais da Marinha Mercante e convidados ilustres, entre elas os Ex-Pracinhas que lutaram nos campos de batalhas da Itália. Na próxima edição postaremos mais fotos sobre esse brilhante evento. A coluna saúda com salva de palmas àqueles que lutaram pela nossa nação. Viva o Brasil! (Fotos: Marinha do Brasil).

Aposições Florais nos símbolos da Marinha de Guerra e Marinha Mercante.

Momento da aposição das coras de flores.

MARÉ ALTA.

O resgate realizado pela Capitania dos Portos do Amapá mostra a preparação da Marinha do Brasil nos casos desse tipo. No dia 25 de Julho, o Serviço de Busca e Salvamento (Salvamar) salvou três adultos e uma criança de embarcação que estava à deriva no Rio Amazonas por mais de 8 horas. A ação aconteceu próxima do município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, no Pará, com a equipe naval atendendo chamado do Centro Integrado de Operações de Defesa Social.

MARÉ BAIXA.

Não adianta ficar falando, escrevendo ou avisando. Os donos de embarcações continuam descumprindo as leis nacionais e internacionais, colocando em riscos muitas vidas, ao superlotarem seus navios com pessoas e/ou cargas. Todos têm responsabilidades e deveres com a salvaguarda da vida humana no mar. A Marinha está de olho nisso.

PASSADIÇO.

O Capelão Marítimo Silas Fernandes Pereira, em missão nos Estados Unidos pela Igreja Batista, enviou-nos mensagem amiga. Lembramos da participação no Desfile Militar de 07 de Setembro de 2017 em Recife (PE). Na ocasião, assistimos no Palanque Oficial. O Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante de Operações Navais, é conhecedor da nossa área marítima. O Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, lançara a Medalha Dr. Pedro Ernesto, em Cerimônia no dia 25 de Setembro, na cidade de Nilópolis (RJ). O Sr. Jardel Rodrigues da Silva tomou posse como novo Diretor-Presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), no último dia 31 de Julho. Desejamos toda sorte e bom trabalho nessa nova função. A Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia sempre muita querida pelos Alunos das EFOMM’s. Ela é a primeira Comandante feminina de navio de grande porte. Termina as férias de verão em Belém e nosso amigo Marquinhos Paciência terá um momento de descanso com a família. Ele que participou da grande operação do Detran-PA no interior do Estado. O Sr. Fábio André Lobato vem intensificando os treinamentos dos Comandantes e Pilotos fluviais no simulador de manobras da “Hidrovias do Brasil”, que é bem moderno. O Capitão de Longo Curso Joselito Câmara é o Primeiro Vice-Presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), onde desempenha excelente função. O Diretor Administrativo do CCMM, Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa, convoca para hoje a Diretoria com Reunião Híbrida às 12:00 horas. O Prático da Barra do Pará, Sr. Marcelo Salgado, já fez o convite para visita na Sede da Pará River. No próximo repouso marcaremos presença.

NAVEGANDO

A Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil (AIEB-Brasil) está se preparado também para o 4º Encontro dos Profissionais da Comunicação. No último encontro, os colunistas Luiz Omar Pinheiro e Ricardo Monteiro foram agraciados, representando suas respectivas colunas. A Fundação de Estudos do Mar (Femar) realizará no próximo dia 10 de Agosto importante palestra com o tema “O Brasil e o Mar no Século XXI”, que será proferida pelo Coordenador Executivo do Cembra (Centro de Excelência do Mar Brasileiro), Almirante de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto. Voltaremos com mais detalhes. O Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM) lançou a 49º Edição da Revista “O Sextante” com várias matérias do mundo marítimo relativas ao primeiro semestre de 2023. Já na mesa do colunista o exemplar eletrônico, na qual recomendo aos leitores, através do site da instituição. Palavras do Capitão de Cabotagem Fábio Rolim ao colunista: “Me fez imaginar a rota descrita pelo navio Essex (do romance Moby Dick) realizada em direção à caça das baleias cachalotes em pleno início do século XX (1820) para extração de óleo combustível para a indústria”. Abraços ao amigo e desejamos boas operações. O Navio-Veleiro “Cisne Branco” sempre marcando presença nos principais portos nacionais e internacionais, inspirando gerações e fortalecendo laços com a sociedade. Sua presença é sinônimo de festa e visitação pública. Recentemente participou da 50ª Semana Internacional de Vela em Ilhabela, no litoral de São Paulo. Os navios-patrulha fluviais “Raposo Tavares” e “Amapá”, além do navio de assistência hospitalar “Soares de Meirelles”, da Marinha do Brasil, participam da segunda fase da operação que reúnem forças colombianas e peruanas em exercícios conjuntos. No momento estão a caminho de Iquitos, no Peru. O Comando Militar do Nordeste celebrou seus 77 Anos de criação, na cidade de Recife (PE), em 27 de Julho. Uma série de atividades esportivas foi realizada no Quartel-General Forte Guararapes no CMNE. A instituição tem como principais características a união, disciplina e resistência de seus membros. A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou importante evento no dia 27 de Julho. Trata-se do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG) cujo objetivo foi proporcionar uma experiência cultural diversa por meio de palestras e atividades que se relacionam com os mais variados temas da atualidade, em especial os da área de Defesa e Segurança Nacional. A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou em Brasília a Cerimônia do Sesquicentenário de Alberto Santos Dumont – A vida, a Obra e os Valores do Pai da Aviação, no dia 20 de Julho. Várias personalidades civis e militares foram agraciadas com a Medalha de Mérito que leva o nome desse herói brasileiro. Hoje a noite, o colunista e sua tripulação entrarão no famoso Estreito de Magalhães, com Prático embarcando antes da passagem pela cidade de Punta Arenas (Chile). Já a partir desta quinta-feira, boas visões das montanhas cobertas por neve deverão ser vistas, o que constitui uma das grandes atrações, além da passagem pela Cruz de Los Mares, que é o ponto mais ao extremo do continente, exceto as ilhas. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br