Aniversariante de 15 de Agosto: Capitão de Mar e Guerra (RM1) Josué Fonseca Teixeira Júnior

Coluna Convés Principal - CLC - Ricardo Monteiro

Aniversariante de 15 de Agosto: Capitão de Mar e Guerra (RM1) Josué Fonseca Teixeira Júnior

CMG (RM1) Josué ao lado do CLC Ricardo Monteiro

Completará ano amanhã o nosso queridíssimo Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior, que na foto aparece ao lado do colunista, por ocasião da Cerimônia de Formatura da Turma “Atlante” em 2020. O Comandante Josué esteve à frente da nossa “Universidade do Mar”, que é o CIABA, pelo período de 16 de Janeiro de 2020 a 18 de Janeiro de 2022. Durante sua gestão, o Centro se destacou pelas grandes reformas, bem como a inauguração do Planetário. Cabe ainda destacar que até hoje é bastante lembrado e querido pelas turmas da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) que passaram durante o seu Comando, onde duas delas, a “Atlante” e “Drakkar”, foram formadas. O colunista, em particular, manteve uma grande amizade com o aniversariante, relembrando dois fatos principais: escolha para ministrar a “Aula Inaugural” em 2020 que, por motivos da pandemia, acabou não se concretizando, e a escolha como “Patrono da Turma Atlante”. Parabéns CMG Josué. A coluna deseja sucesso, paz, fé esperança e felicidades!

Tribunal de Justiça do Pará homenageia Comandante do 4º Distrito Naval

O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) condecorou o Comandante do 4º Distrito Naval, ViceAlmirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Paraense, Grau Comendador, no dia 09 de Agosto (quarta-feira). A Cerimônia correu no Plenário da própria instituição, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de familiares e a sociedade paraense, num grande gesto de reconhecimento à autoridade máxima da Marinha na nossa região. O Vice-Almirante Capistrano, bastante emocionado (foto), recebeu a Comenda da Desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos, Presidente do TJPA, por sua dedicação, profissionalismo e comprometimento ao longo da carreira militar. A Coluna parabeniza o Comandante do 4º Distrito Naval, por distinta honraria. Bravo Zulu! (Foto: Marinha do Brasil).

Vice-Almirante Capistrano recebendo a Comenda da Desembargadora Maria de Nazaré

Maior navio de guerra da América Latina abriu as portas ao público em Belém (PA)

O NAM “Atlântico”, que atracou no Cais 11 do Porto de Belém, recebeu na última quarta-feira (09), a sociedade paraense, contando com grande público, entre elas crianças, jovens e adultos, conhecendo esse gigante dos mares. A visitação foi das 09:00 às 15:00, com a tripulação recebendo os público e tirando as dúvidas sobre os acessórios do convés, a rotina do dia a dia de bordo, além do ingresso na Marinha do Brasil. Com certeza serão cenas memoráveis para aqueles que puderam estar presente nesse dia. O navio cumpriu uma série de determinações do Comando da Marinha, partindo para nova missão na foz do Rio Amazonas, onde participou de treinamento de guerra naval. (Foto: Marinha do Brasil).

Público paraense teve a chance de conhecer de perto o NAM “Atlântico”.

Marinha do Brasil vai produzir lanchas para atendimento no Marajó

O Vice-Almirante Antônio Capistrano de Freitas Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, e o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sr. Silvio Almeida, assinaram Termo de Cooperação para construção de 15 lanchas sociais para atuações dos Conselhos Tutelares no Arquipélago do Marajó. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Pará, simbolizando a união de esforços em prol de uma causa nobre e essencial para a região, carente desse tipo de transporte. A Base Naval de Val de Cães (BNVC) será a responsável pela construção dessas lanchas. Alguns anos atrás, a Organização Militar produziu diversas lanchas escolares, ambulancha e para o serviço social, sendo bastante usadas pelas populações ribeirinhas. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Lancha Escolar construída na Base Naval de Val de Cães.

MARÉ ALTA.

Sociedade Amigos da Marinha – a instituição é o braço civil da nossa Força de Mar. Mas não para por aí. Além de servir como meio de divulgação, também ajuda em ações sociais a comunidades ribeirinhas e carentes, ao longo dos Estados de nosso Brasil. Em Belém (PA), a SOAMAR realiza doações de alimentos, materiais de uso doméstico e hospitalar, além de brinquedos, todos os anos e em datas conforme seu calendário. Caba ressaltar que assistências médicas e odontológicas também fazem parte das ações.

MARÉ BAIXA.

O preço da liderança – Sempre que podemos, verificamos as ações de alguns líderes, seja em qualquer instituição. Algumas são positivas, porém vemos muitas que são negativas, e o pior, são repetitivas. Errar é humano, permanecer no erro é que não é. Cuidados com os líderes negativos, pois a consequência vai ser se tornar pessoa negativa também.

PASSADIÇO.

Aniversariou na última quinta-feira (10) o amigo e colega de Turma da EFOMM-CIABA Márcio Viller Preissler. Vão os parabéns da coluna para esse grande exemplo de pai de família e profissional. O colunista agradece, mais uma vez, ao Vice-Almirante Capistrano, desta vez pelo gentil convite da Apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais no Centro de Convenções Centenário Assembleia de Deus, no dia 09. O Capitão de Longo Curso Albuquerque substituirá o Capitão de Longo Curso Carvalho no Comando do NT “Machado de Assis”, no porto de Angra dos Reis (RJ). Já o Capitão Conor transmitirá o Comando do NT “André Rebouças” ao Capitão de Longo Curso Luciano Rodrigues na França. Bom embarque e desembarque aos dois! O Capitão de Longo Curso Luiz Piedade sempre mantendo contato com o colunista. Ele atualmente curte aposentadoria junto à família. Gente fina! O Capitão de Cabotagem Filipe Damasceno mostrando seu profissionalismo a bordo de embarcações de Apoio Marítimo. Felicidades ao amigo! Agradecimentos ao Dr. José Cândido pela mensagem, parabenizando a coluna. Parabéns pela grande Presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, que vem exercendo com dedicação e amor. A Diretora do Rotary Vésper, Sra, Patrícia Magluta, aguardando o colunista no Rio de Janeiro, para encontro com toda a cúpula. Torcendo para que logo aconteça. O amigo Rommel Gomes e Gomes administra os maiores grupos de marítimos pelo whatsapp. A coluna bordeja por esses grupos também. Nosso amigo Altair Souza enviando os abraços lá de Marabá, no Pará. Esperamos um breve encontro se assim o Deus do Universo permitir.

NAVEGANDO

A Assessoria de Comunicação Social do Comando de 4º Distrito Naval está de parabéns. Transmitiu e divulgou, na íntegra, todos os eventos antes, durante e depois da Cúpula da Amazônia, com a presença do NAM “Atlântico”, além das Bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiro Navais, em Belém (PA). Agora o Comando do 4º Distrito Naval se prepara para as comemorações da Semana da Pátria, em Setembro, quando ocorrerá o Desfile Cívico Militar do dia 07, na Avenida Presidente Vargas. A Marinha participará com seu Grupamento com tropas das Organizações Militares e Viaturas. Já no mês de Outubro, será a vez das festividades do Círio de Nazaré, onde a Marinha sempre participa com a segurança dos romeiros, transformando Belém em verdadeira festa de devoção a Padroeira dos Paraenses. Marinheiros e Fuzileiros Navais estarão presentes. E o que falar da Romaria Fluvial, cuja Imagem Peregrina é conduzida no Navio-Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” pelas águas da Baía do Guajará, com centenas de embarcações fazendo mais um momento de fé e colorindo, com os enfeites, em homenagem a Virgem de Nazaré. O Estaleiro “Mauá” acredita em futuras oportunidades para construção de estruturas subsea e no aumento da procura de embarcações em suas instalações, que fica em Niterói (RJ). Atualmente, as principais demandas são os reparos e upgrade de embarcações de apoio marítimo e plataformas. Torçamos para que volte a construir navios de grande porte, como o fez no passado não muito distante. A empresa “OOCL” incorporou mais um mega navio porta-contêineres de 24.188 TEUs, no último dia 08 de Agosto. Com o nome de “OOCL Felixstone”, a embarcação foi construída pelo estaleiro “Dalian Cosco KHI Ship Engineering”, sendo o quarto dessa série. O exercício conduzido pela Marinha do Brasil, entre os dias 07 e 09 de Agosto alcançou seu objetivo principal: testar e aprimorar a estrutura de resposta do Brasil a situações de poluição marítima, conforme mencionamos na coluna, garantindo a proteção do meio ambiente e da saúde pública. Bravo Zulu! As Marinhas do Brasil e da Argentina unem forças em Operação Conjunta de Coordenação e Exercícios Militares, denominado “Fraterno XXXVI”, reforçando a laços de amizade e promovendo a paz no Atlântico Sul. As Fragatas “Independência” e “União” partiram da Base Naval do Rio de Janeiro com destino a Mar Del Plata. Há 80 anos, no dia 09 de Agosto de 1943, o Brasil tomava importante decisão que marcaria sua história eternamente: a criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), sob a liderança do Presidente Getúlio Vargas. A força se juntou aos aliados na luta contra os países do eixo, na Segunda Guerra Mundial. Ontem, o colunista completou um mês de embarque no período. São 32 dias desde 13 de Julho, sendo 07 dias no NT “Dragão do Mar” (estadia no porto de Angra dos Reis) e 25 dias a bordo do NT “José do Patrocínio” (em viagem para os Estados Unidos). Que venham mais dias de navegação. (RM).

 

Fonte:  (CCP) Coluna Covés Principal - CLC - Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br