O Forte São Felipe desencalha e volta a navegar com segurança

Já desencalhado, o navio Forte de São Felipe retorna navegar com segurança ao Canal da Alumar.

O Forte São Felipe desencalha e volta a navegar com segurança

Depois de seis dias encalhado, o navio, carregado de bauxita, voltou a navegar com segurança e retornou ao portos da Alumar para concluir o plano de descarga. 

Depois de seis dias encalhados na entrada do Canal da Alumar, o navio mercante Forte de São Felipe, finalmente, reflutuou e voltou a navegar com segurança. Todos os esforços da empresa armadora a empresa Naviera Allcano foram repetidos a exaustão porém, até a tarde desta quinta-feira, 22, tinham se mostrado insuficientes. Uma empresa especializada em salvatagem chegou a ser contratada, mas, segundo a Nota Oficial emitida pela Capitania dos Portos do Maranhão e distribuída à imprensa, “a embarcação flutuou aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia). Após a flutuação e estando em condições seguras de navegação, o navio demandou para atracação no Porto da Alumar. A situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento”.

Maré a parte, no caso da alta que a CPMA se refere na nota foi de 5.m, e que sem dúvida foi o fator natural essencial para o reflutuamento do navio, sabe-se que foi necessário, também, “realizar um procedimento de lastro da popa” para que esta assentasse em relação a proa e dessa mais estabilidade a estrutura da embarcação.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CAPITANIA

MARINHA DO BRASIL
CAPITANIA DOS PORTOS DO MARANHÃO

São Luís-Maranhão, 22 de fevereiro de 2024.

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), informa que hoje, às 18h, o Navio Mercante Forte São Felipe, flutuou aproximadamente 30 minutos antes da preamar (maré de maior altura prevista para o dia).

Após a flutuação e estando em condições seguras de navegação, o navio demandou para atracação no Porto da Alumar. A situação foi prontamente resolvida sem a necessidade de utilizar o plano de desencalhe apresentado pela empresa de assistência e salvamento.

Para que o navio seja liberado para navegação e operação normal, a Sociedade Classificadora deverá emitir, após sondagem do navio, um parecer atestando que o mesmo encontra-se em condições seguras para navegar.

É importante ressaltar que está em andamento um Inquérito Administrativo para apurar as causas do encalhe, o que temporariamente impede a continuidade de sua operação normal.

Por fim, destaca-se que a Marinha incentiva e considera importante a participação da sociedade, que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio), 0800-098-8432, (98) 21070121 e também está disponível o e-mail cpma.ouvidoria@marinha.mil.br.

Contato:
Capitania dos Portos do Maranhão
Assessoria de Comunicação Social – Telefones: (98) 2107-0121 / 99144-6857

Navio PSF em processo de atracação, pouco antes das 19 horas.

Imagem de satélite mostra o NFSF atracado no cais da Alumar

Fonte: PostosMa

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com