Comando Militar do Norte celebra feitos históricos de General Gurjão e Tomada de Monte Castelo

Comando Militar do Norte (CMN)

Comando Militar do Norte celebra feitos históricos de General Gurjão e Tomada de Monte Castelo

Belém (PA) - Na terça-feira, 21 de fevereiro, o Comando Militar do Norte (CMN) celebra duas importantes datas, marcadas na história do Exército Brasileiro: a Tomada de Monte Castelo e o nascimento do General Gurjão.

Para celebrar os feitos dos heróis nacionais, uma formatura foi realizada no Quartel-General Integrado (QGI), em Belém. O evento contou com a participação do veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Tenente José Santana Baltazar, 99 anos, saudado com o toque de Presença de Ex-Combatente.

A conquista de Monte Castelo foi a principal vitória brasileira durante o conflito entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão. Essa foi a participação mais marcante da FEB, em todos os combates da Segunda Guerra Mundial. Os soldados brasileiros, chamados Pracinhas, foram reconhecidos pelo civismo, abnegação e fé na missão do Exército.

Os mesmos valores permanecem vivos na memória do General Hilário Maximiano Antunes Gurjão, primeiro paraense a alcançar o maior posto do Exército. O militar teve distinta atuação na Guerra do Paraguai, em 1869, é reconhecido como herói da Batalha pela Ponte de Itororó pela célebre frase: “Vejam como morre um General brasileiro!”.

Durante a formatura, uma corbélia de flores foi depositada no busto do General Gurjão. A homenagem foi conduzida pelo Gen Ex Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante Militar do Norte; pelo Gen Div Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 8ª Região Militar; e pela Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Gurjão, Jorgina Barros.

Em seu discurso, o General Guilherme destacou a importância da cerimônia, prestigiada por alunos da Escola General Gurjão e do Colégio Militar de Belém (CMBel) e Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Belém. “Feliz é o povo que cultua seus feitos históricos. A saudável conduta de aprendermos com os mais experientes e reconhecermos seus feitos é um gesto de inteligência, consideração e grandeza, pois somos herdeiros dos legados materiais e imateriais”, afirmou o Comandante.

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

E-mail: luiscelsonews@gmail.com