O “Dia do Marinheiro” foi celebrado a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”

Coluna Luís Celso Borges "Navegando no Social" - Domingo

O “Dia do Marinheiro” foi celebrado a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”

A Marinha do Brasil (MB) realizou, na tarde da quarta-feira (13) cerimônia militar em comemoração ao Dia do Marinheiro. Presidida pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a solenidade ocorreu a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, no Rio de Janeiro (RJ). Momentos antes, o Presidente realizou Revista Naval aos navios e embarcações da Força, na Baía da Guanabara.

Estiveram presentes o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, além representantes do Corpo Diplomático de nações amigas, Parlamentares, Ministros de Estado, Integrantes do Poder Judiciário, Oficiais-Generais, Ex-Ministros da Marinha, ex-Comandantes da Marinha e outras autoridades civis e militares.

A solenidade, realizada a bordo do Capitânia da Esquadra, foi o principal evento comemorativo da Semana da Marinha que, em alusão ao Dia do Marinheiro, reverencia os integrantes da Força Naval brasileira que atuaram no passado e os que seguem trabalhando na proteção das riquezas e da soberania do Brasil no mar e nos rios, assim como no auxílio direto à população em ações benignas, como é o caso da assistência hospitalar a ribeirinhos, em regiões de difícil acesso.

A bordo do Capitânia da Esquadra brasileira, o público presente teve a oportunidade de conhecer de perto meios operativos do Comando da Força Aeronaval e da Força de Fuzileiros da Esquadra, dispostos no convés de voo do navio. No ar, um caça Skyhawk (AF-1) e um helicóptero Super Cougar (UH-15) da Marinha realizaram manobras, cruzando o céu do Rio Janeiro, sobre o local da cerimônia. (Fotos e Texto: Ascom/MB).

ACONTECIMENTOS

Aniversariante do sábado (16) o Contra Almirante Ricardo Jacques Ferreira, que serviu no 4º Distrito Naval por vários anos, serviu também como Capitão dos Portos do Rio de janeiro, e foi levado a Contra Almirante para assumir o cargo de Diretor de Assistência Social da Marinha e agora estar Secretário da Comissão Interministerial para os recursos do mar.  A coluna parabeniza essa grande oficial e deseja muitas felicidades e que Deus lhe Abençoe com sua família.

Na quarta-feira (13) em comemoração do “Dia do Marinheiro”, o Comando do 4º Distrito Naval realizar a cerimônia Militar no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA). O 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas estavam presente com o seu uniforme a dólmã vermelha. Sua cor vermelha simboliza a coragem e a determinação dos Fuzileiros Navais.

Na quarta-feira 13 de Dezembro, no Brasil foi celebrado o “Dia do Marinheiro”. “Para o Marinheiro não há receio de águas turbulentas. Todo mar é mar. Seja calmo, seja ressaca, tempestade, revolto ou tranquilidade. O processo para se tornar um Marinheiro habilitado, não se faz em mar sereno. O que importa é saber que navegar é preciso. E é com precisão que realizamos nossos trabalhos do dia-a-dia a bordo, singrando os sete mares. Neste ano de 2023 desejo a todos os Homens e Mulheres do Mar (Heróis Silenciosos), que as tormentas sejam sempre superadas e que seus respectivos navios sejam seguramente guiados ao porto seguro”. Palavras do Comandante Vinicius Madruga Santos.

O SO-ANTONIO NEVES Veterano da Marinha do Brasil, participou em 10 de dezembro dia Internacional dos Direitos Humanos, da 6ª caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil, em Belém foi realizada a 2ª edição da Caminhada; durante a campanha de 21 dias de Ativismo diversos temas foram envolvidos como violência doméstica, assédio sexual, tráfico de mulheres, feminicidio, entre outros. A importância da participação dos Homens nessa luta, confirma que a violência contra mulheres e meninas é um problema que deve ser combatido pela sociedade como um todo. Estiveram presentes na caminhada SO Antônio Neves, a Liderança do Grupo Mulheres do Brasil- Núcleo Belém Sra. Bruna Koury, Exa. Desembargadora Maria de Nazaré Saavedra - Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Poder Judiciário do Pará, Deputada Federal Renilce Nicodemos, Sra. Alessandra Amaral - Secretária Adjunta da SEAC/CIDADANIA, Sra. Neuza Vieira e Várias Autoridades da sociedade civil.

LOGÍSTICA

Ampliação do Aeroporto de Recife, que foram entregues nessa semana, aumentando sua capacidade de passageiros em 60%.

A temporada de cruzeiros 2023/2024 será a maior dos últimos anos. A expectativa do setor é ofertar mais de 877 mil leitos, criar mais de 80 mil empregos no país, além de gerar um impacto de mais de R$ 5 bilhões na economia brasileira.

Terça-feira (19), às 15h, vai ser realizada a Audiência Pública nº 09/2023. A sessão tratará do aprimoramento de proposta normativa que estabelece o conteúdo mínimo dos Relatórios de Avaliação de Resultado Regulatório da ANTAQ.

Em sessão solene no Uruguai, o diretor-geral da ANTAQ Eduardo Nery, assinou o aviso de licitação de dragagem da Hidrovia da Lagoa Mirim, também conhecida como hidrovia Brasil-Uruguai.

DNIT Informa: Com 19,7 km de extensão, o contorno foi construído em pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo.

Esse segmento conta com um tráfego de aproximadamente 50 mil veículos por dia e com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101/ES.

Foi concluído o Contorno do Mestre Álvaro, empreendimento que inicia no km 249 da BR-101/ES, próximo ao bairro Jacuhy, no Contorno de Vitória, e segue até o km 279, chegando ao bairro Chapada Grande.

Estão programados serviços nas rodovias BR-116/RS, BR-285/RS, BR-290/RS, BR-470/RS e na BR-471/RS, desta segunda-feira (18), até o próximo sábado (23).

NEWS

O governo da Rússia anunciou a renovação das quotas para importação de 570 mil toneladas de carne bovina, com tarifa reduzida de 50% para 15% e 364 mil toneladas de carne de aves, com tarifa zero, ambas de origem brasileira.

A União Econômica Eurasiática (UEEA) também anunciou quotas para importação de 124,5 mil toneladas de carne bovina (exclusivamente para processamento) com tarifa zero, sendo 100 mil toneladas para o mercado russo e o restante distribuído entre os quatro outros países membros (Belarus, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão). A medida valerá de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024.

produção de amora no Paraná dobrou nos últimos dez anos, passando de 347 toneladas em 2013 para 694 toneladas em 2022.

A área plantada também cresceu e ocupava, no último levantamento feito no ano passado, 96 hectares, 28% superior aos 75 hectares de uma década atrás.

As características geográficas e climáticas do município de Capanema, no Sudoeste do Paraná, favoreceram o cultivo de cana-de-açúcar, especialmente em pequenas propriedades familiares. Ela passou a ser utilizada como insumo para a produção de melado, que ao longo de décadas de aprimoramento ficou famosa por sua doçura, cor e consistência, e caiu no gosto de quem visita a região

A produção do derivado de cana-de-açúcar em maior escala começou em meados dos anos 1980 por iniciativa de famílias de agricultores, em sua maioria descendentes de alemães, vindos do Rio Grande do Sul e que se instalaram no município, na divisa com a Argentina e vizinha do Parque Nacional do Iguaçu.

mercado físico do boi gordo apresenta acomodação de preços em grande parte do país, conforme observado pelo analista da Consultoria Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias. O padrão dos negócios durante este final de ano indica poucas mudanças.

Segundo Iglesias, a primeira quinzena de janeiro pode ver um aumento nas cotações, considerando a menor fluidez do mercado a partir de 20 de dezembro. Isso poderá levar a indústria a operar de maneira mais agressiva na compra de gado durante a virada do ano.

Iglesias destaca que o cenário de consumo pode mudar no primeiro trimestre, quando a população tipicamente está descapitalizada, optando por proteínas mais acessíveis para mitigar o impacto na renda.

O presidente do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat-RS), Guilherme Portella, reconduzido na sexta-feira (15) ao cargo, reconheceu que a solução para a crise do setor do leite “não virá no curto prazo”. Segundo ele, é preciso transformar a realidade no campo para melhorar a produtividade média e aumentar a escala e preencher a capacidade ociosa das indústrias.

Um maravilhoso e abençoado domingo, a todos a coluna volta na quarta-feira com a matéria do Natal Solidário do Sindampa.

Fontes: (CLCB), Ascom/MPor, Ascom/DNIT, Ascom/ANTAQ, Canal Rural e Agência/MB.

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com