Dia da Vitória relembra feitos históricos da Força Expedicionária Brasileira

Ex-combatentes oriundos da Amazônia são homenageados em série de reportagens do Comando Militar do Norte

Dia da Vitória relembra feitos históricos da Força Expedicionária Brasileira

O Exército Brasileiro celebrou na segunda-feira, 8 de maio, o Dia da Vitória. A data, que faz referência à bravura das Forças Armadas Brasileiras na Segunda Guerra Mundial, entrou para a história como o marco da vitória das Forças Aliadas contra as Forças do Eixo.

Nesse embate, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada em 1943, se destacou pois o Brasil foi o único país da América Latina que participou diretamente dos conflitos na Europa. Com cerca de 25 mil jovens combatentes oriundos de diversas regiões do País, a atuação da FEB no teatro de operações tornou-se fundamental para a vitória aliada.

Um dos jovens que integrou a Força foi José Santana Baltazar. Em 1945, com apenas 20 anos, foi convocado para se tornar um soldado de Caxias, e integrou o terceiro grupamento que seguiu de Belém para a Itália. Hoje, aos 98 anos, o Tenente Baltazar é sinônimo de sacrifício e bravura dos combatentes, na defesa dos ideais de liberdade e democracia.

Nos últimos meses, o eterno integrante da FEB recebeu homenagens do Comando Militar do Norte (CMN), que eternizou o seu nome no Memorial Pracinhas da Amazônia. O monumento está localizado na sede do Quartel General Integrado (QGI), no centro da capital paraense. O espaço é uma justa homenagem ao sacrifício de mais de setecentos ex-combatentes da FEB, oriundos da região amazônica, que lutaram pela liberdade e pela democracia durante a Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945.

A história do Tenente Baltazar e de outros militares da região amazônica integram ainda o “Pracinhas da Amazônia”, uma série de reportagens especiais produzida pela Seção de Comunicação Estratégica do CMN. Com três episódios na primeira temporada, a série está disponível no canal do Comando Militar do Norte (https://www.youtube.com/@ComandoMilitardoNorte) e do Exército Brasileiro (https://www.youtube.com/@exercitooficial/videos) no YouTube. 

Nesta sexta-feira (12), o CMN também celebra o Dia da Vitória com uma formatura marcada para às 9h, na sede do QGI, em Belém. Com a presença de autoridades civis e militares, a cerimônia é mais uma oportunidade para exaltar a coragem dos ex-combatentes da FEB.

Fonte: Ascom/CMN

Por: (LCN) Luís Celso News

contato@luiscelsonews.com.br