CLC da Marinha Mercante participa da “Rio Pipeline 2023”

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

CLC da Marinha Mercante participa da “Rio Pipeline 2023”

CLC Fábio Guilherme Lima Torres na “Rio Pipeline 2023”.

A “Cidade Maravilhosa” recebeu a “Rio Pipeline 2023”, entre os dias 08 e 10 de Agosto, contando com a presença da Comunidade Marítima, entre elas, o Capitão de Longo Curso Fábio Guilherme Lima Torres (Foto). O evento realizado na EXPOMAG Rio de Janeiro apresentou as novidades de empresas do Brasil e internacionais relacionadas aos setores de Oil & Gas. Conforme o CLC Fábio, que comandou os grandes navios de bandeira brasileira e atualmente desempenha a função de Assessor Náutico em Suape (PE): “muito aprendizado nesse congresso aqui, onde teve a palestra do Presidente da Transpetro, Ségio Bacci”. Em sua volta a Recife (PE), ele participará das preparações do porto com o intuito receber o NAM “Atlântico”, que recentemente esteve em Belém (PA) e ganhou a simpatia dos paraenses. Boa sorte, Comando!

Tribunal Marítimo debate natureza jurídica das embarcações e reciclagem marítima

Ainda repercute positivamente o XIV Workshop de Direito Marítimo, capitaneado pelo Tribunal Marítimo no dia 09 de Agosto, com as tratativas de dois assuntos importantes para o setor marítimo e portuário. Para se ter ideia da importância do evento, diversas autoridades civis e militares estiveram presentes, seja como palestrante ou como público ouvinte. No total, registou-se 360 expectadores, entre eles, o Almirante de Esquadra (RM1) Ilques Barbosa , que proferiu durante as palestras. Para aqueles que não puderam presenciar esse brilhante evento, poderá rever o Workshop através da página do Youtube do Tribunal Marítimo. Assistam, vale a pena! (Foto: Marinha do Brasil).

Almirante de Esquadra (RM1) Ilques comentando no Tribunal Marítimo.

Publicamos mais fotos do 24º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEB-Brasil.

Ainda sobre o 24º Fórum Nacional de Concessão e Condecoração de Medalhas da AIEBBrasil (Associação Internacional dos Embaixadores da Paz no Brasil), mais algumas fotos com destaques para o público feminino que foi homenageado, além da Polícia Civil. Entre elas, destacamos as militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que foram condecoradas com as diversas medalhas da AIEB-Brasil, ABVIP e da Associação dos ExCombatentes do Brasil, Seção Rio de Janeiro (RJ). A Polícia Civil também teve seus méritos, recebendo a medalha que leva o próprio nome da instituição. Os agraciados, nos mais diversos cargos, entre eles Delegados, Inspetores, Escrivães e Investigadores. A coluna parabeniza a AIEB-Brasil por destaque em reconhecer os cidadãos de bem! (Fotos: Revista Rio Destaque).

Militares femininas do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro foram condecoradas

Personalidades civis e militares agraciadas.

A Polícia Civil teve grande destaque no Fórum.

Capitania dos Portos e a Camila Navegação unem forças contra o escalpelamento

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CAPOR), representada pelo seu Comandante, o Capitão de Mar e Guerra Ewerton Rodrigues Calfa, recebeu valiosa doação da Camila navegação representada pelo seu Diretor, o Sr. Dário Pantoja. Trinta e duas coberturas de eixos, equipamentos considerado essenciais para segurança de embarcações e seus ocupantes. Tudo isso para evitar os acidentes ocorridos, causando as lesões conhecidas como escalpelamentos. Os donos de embarcações do município de Breves (PA) serão contemplados com as doações. A parceria entre a Capitania dos Portos e a Camila Navegação é um exemplo inspirador de como a colaboração pode levar soluções práticas para problemas locais. Em 28 de Agosto se comemora o Dia do Combate ao Escalpelamento. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Capitão dos Portos da Amazônia Oriental CMG Calfa e Camila Navegação Sr. Dário Pantoja

MARÉ ALTA.

O Dia do Soldado vem se aproximando. E o glorioso Exército Brasileiro prepara uma série de atrações nas cidades em que possui Organizações Militares, tais como exposições de material bélico, ações sociais, encerrando com a Cerimônia Militar em 25 de Agosto. Temos ex-Soldados e ex-Oficiais que prestaram serviços na Força Terrestre e, hoje, estão na Marinha Mercante Brasileira.

MARÉ BAIXA.

Críticos das Forças Armadas. Tem gente que não se cansa de falar mal das instituições militares. Será que é banzo? Ou é por que não conseguiu entrar e leva uma frustração nas “costas”? É muito fácil apontar o dedo e falar mal. Porém não se pode esquecer que três dedos apontam para o acusador.

PASSADIÇO.

Durante a semana, o colunista manteve contato com o jornalista Antônio Catete da Rede TV. Muitos detalhes foram abordados sobre jornalismo. O capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, que comandou o CIABA e visitou o navio do colunista, enviou bela mensagem do Dia dos Pais, celebrado no último domingo. O Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Belém (CeIMBe), Capitão de Mar e Guerra Marco Antônio Souza de Assis, juntamente com sua tripulação, vem fazendo excelente trabalho nessa Organização Militar. O Capitão de Mar e Guerra Marcio Braga de Souza formará a primeira Turma da EFOMM sob o seu Comando no mês de Dezembro. Que seja uma bela formatura. O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo vem realizando excelente trabalho a frente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante (CCMM), com reuniões mensais. O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior participou da festa de comemoração na residência do Oficial Superior de Máquinas Pedro Martins. Vai tendo boa recuperação da cirurgia o nosso estimado mestre Capitão de Longo Curso Antônio Creão Filo Garcia. Expert em navegação astronômica e outras matérias. O Oficial Superior de Máquinas Sérgio Miranda Costeira, assim como o colunista, feliz com a vitória do Paysandu, com tendência para classificação à próxima fase da Série C. Nosso colega 1º Oficial de Náutica Rômulo Cardoso vai se recuperando, com boa saúde. Ele que atua como Imediato nos navios gaseiros. O Oficial de Máquinas Saymon Afonso demonstrou muita alegria ao ser elogiado pelo Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva.

NAVEGANDO

O Centro dos Capitães da Marinha Mercante é uma instituição não governamental que agrega os Capitães de Longo Curso e Capitães de Cabotagem. Tem tradição no setor. Inclusive possui Delegacia em Belém do Pará e outras regiões. O colunista faz parte da Diretoria de Comunicação Social. Esperamos na próxima passagem pelo Rio de Janeiro (RJ) ter reunião com o Presidente, CLC Calenzo. As leis que regem a Marinha Mercante Brasileira estão legisladas nas Normam’s (Normas da Autoridade Marítima), que no nosso país é a Marinha do Brasil, através da Diretoria de Portos e Costas. Recentemente houve atualização de algumas, principalmente relativas aos aquaviários. No primeiro semestre de 2023, a empresa “Log In – Logística Intermodal” teve crescimento de 11,7% em sua receita líquida, atuando na movimentação portuária e navegação de cabotagem. Essa comparação é maior em relação ao mesmo período do ano passado. O Navio-Sonda “ODN I”, da empresa Foresea, que atua no setor de perfuração offshore, retornou ao mar, após passar por manutenção em dique seco do Estaleiro Rio Grande, na cidade de mesmo nome, no Rio Grande do Sul. Após 66 dias de manutenção, finalmente no dia 10 de Agosto voltou a operar. A Emgepron lançou edital para revitalização do Navio-Tanque “Almirante Gastão Mota” da Marinha do Brasil. Essa unidade móvel atua no abastecimento de combustível em alto mar, mesmo navegando. A embarcação passará por plano de manutenção para modernização e aumento de sua vida útil. Em outubro ocorrerá aberturas dos envelopes. A Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) completou 10 Anos no dia 16 de Agosto de 2023, sendo uma das principais instituições no setor nuclear brasileiro. Seu atual Presidente é o dinâmico Vice-Almirante (RM1) Newton de Almeida Costa Neto, que passou pelo 4º Distrito Naval. O Navio-Veleiro “Cisne Branco” esteve aberto à visitação pública na cidade de Maceió (AL), entre os dias 12 e 13 de Agosto. Assim como Belém viveu as expectativas com o a chegada NAM “Atlântico”, essa capital do nordeste brasileiro pôde acompanhar de perto um dos navios mais operacionais da esquadra. A Marinha do Brasil se despediu do Submarino “Tapajó” que prestou décadas de serviços, marcando o fim de uma era e início de uma nova. Foi incorporado em Dezembro de 1999, desempenhando papel crucial no patrulhamento e defesa da costa brasileira. O nordeste vive a expectativa da construção da sede da Escola de Sargentos do Exército (ESSE), que se vinculará ao Comando Militar dessa região. A proposta dessa Organização Militar do nosso glorioso Exército Brasileiro é centralizar a formação em um único polo. Depois de navegar pela América do Sul, no lado do Oceano Pacífico, o colunista agora se prepara para passar pelos países da América Central, no mesmo oceano. Uma boa longada, como se fala na gíria marítima. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br