Colunista é convidado a participar do “Militium – Festival de Cinema de História Militar”

Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

Colunista é convidado a participar do “Militium – Festival de Cinema de História Militar”

Daniel Mata Roque (à direita) ao lado do CLC Ricardo Monteiro e do CLC Gondar

O colunista teve a grata satisfação de receber honroso convite do Sr. Daniel Mata Roque para participar do “Militium – Festival de Cinema de História Militar”, cuja primeira edição desse evento aconteceu em 2017 e a quinta edição ocorrerá na segunda quinzena de Setembro. A Sede será o Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e o Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx). As inscrições para os filmes estão abertas, dos quais a Comissão Organizadora escolherá até 15 para serem exibidos no Festival, onde concorrerão em 12 categorias. A Premiação Militium é o troféu “Apollo”, em homenagem ao Tenente Apollo Miguel Rezk, Herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), falecido em 1999. Os filmes serão premiados através da votação do Júri Oficial do Festival, a ser formado por profissionais de cinema, militares e historiadores/pesquisadores de associações, abrangendo assim a tríade de forma e conteúdo a que estas obras se propõem. O colunista aceitou o convite e fará parte do Júri Oficial do Festival Militium 2023 e que analisará em audiovisual, grande parte da história brasileira. O período de análise ocorre desde 1º de Agosto e se encerrará em 15 de Setembro. Na foto da Abrammil, o colunista aparece ao lado do Sr. Daniel Mata Roque e CLC Francisco Cesar Monteiro Gondar.

Navio-Escola “Brasil” parte para sua XXXVII Viagem de Instrução de Guardas-Marinha

No dia 12 de Agosto, o Navio-Escola “Brasil” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, dando início a 37ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), onde passará por vários portos de países amigos e que acompanharemos na coluna. O propósito da viagem é complementar a parte prática e os conhecimentos adquiridos pelos Guardas-Marinha, durante o ciclo escolar de 4 anos na Escola Naval, tais como navegação, meteorologia, marinharia e operações navais. O navio retornará ao Rio de Janeiro somente em dezembro, quando então os Guardas-Marinha serão promovidos ao posto de 2º Tenente da Marinha do Brasil. Desejamos sorte aos Oficiais recém-formados. (Foto: Marinha do Brasil).

Navio-Escola “Brasil” partiu da Base Naval do Rio de Janeiro.

Brasil tem uma das Marinhas mais poderosas do mundo em 2023

Uma ótima notícia circula nos meios sociais ultimamente e divulgada pelo Diretório Mundial de Navios de Guerra Modernos (sigla WDMMW): a nossa briosa Marinha do Brasil ocupa a 25ª colocação no ranking, ou seja, uma das mais poderosas no mundo. Pode parecer bobagem para muitos, mas esse resultado alcançado mantém a segurança de nossa soberania nacional intacta, bem como a certeza de que temos em mãos uma força militar de prontidão para qualquer invasão ou ataque. A instituição classificou as Marinhas mais poderosas em 2023. Esse levantamento usou como base o número de navios de guerra e submarinos, assim como a idade da frota, apoio logístico e capacidade de ataque e defesa. É um orgulho para a nossa nação e o povo brasileiro. Viva a Marinha do Brasil! (Foto: Marinha do Brasil).

Fragata da Marinha do Brasil disparando míssil.

Marinha do Brasil participa da Operação “Camex” na foz do rio Amazonas

Uma grande Operação ocorreu entre os dias 07 e 10 de Agosto na foz do Rio Amazonas, denominada “Camex Delta do Amazonas”, tendo a participação de navios da Esquadra Brasileira. O objetivo da missão foi desenvolver opções operacionais para a defesa da região e treinar a Esquadra e as Forças Distritais, executando várias ações como o controle marítimo e patrulha naval, garantindo a segurança e a soberania das águas brasileiras. Conforme noticiamos, essa operação teve a presença do NAM “Atlântico” em Belém do Pará, participando ativamente com os seus meios operacionais e o objetivo principal a Cúpula da Amazônia, um preparativo para a COP-30 que se realizará em 2025. O resultado não poderia ser outro. O treinamento se mostrou eficiente, dando a certeza de que a Marinha do Brasil estará pronta para atuar, em caso de conflitos nacionais e internacionais. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Esquadra da Marinha realizando exercício na Foz do Rio Amazonas.

MARÉ ALTA.

Exercícios Práticos a bordo dos navios. Os treinamentos eficazes têm demonstrado o preparo de tripulação ao enfrentar uma situação de emergência, seja abandono, incêndio, encalhe, etc. É o momento oportuno onde erros podem ser corrigidos e detalhes aperfeiçoados. Ao ocorrer situação real, como já presenciei, esse preparo e a confiança da tripulação envolvida, com certeza atuará no sentido de mitigar ou eliminar tal situação de emergência.

MARÉ BAIXA.

Traição de amigos. É a pior ação que pode ocorrer quando você menos espera. Sabe aquela pessoa que lhe chama de amigo? Pois é! E depois lhe trai pelas costas? Isso é um fato que temos na nossa vida terrena. O verdadeiro amigo sempre ajuda sem cobrar nada de volta. Pessoas que fazem o contrário são as mais perigosas, portanto, todo cuidado é pouco.

PASSADIÇO.

O Suboficial Francisco Mendessonh serviu com o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar em seu último navio, quando estava na Marinha. Ele exercia o cargo de Auxiliar do Oficial de Inteligência e o Jurídico da embarcação. O Capitão de Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade teceu altos elogios ao Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior: “excelente pessoa e profissional de altíssimo gabarito”. Também concordo com ele. O Capitão de Longo Curso Plínio Rodrigues Calenzo fez uma importante indicação do colunista. Voltaremos com mais detalhes na próxima edição. Agradecimentos ao nosso Presidente do CCMM. Os parabéns da coluna ao casal Suely Saad e Amado que completaram aniversário de 58 anos de casamento. Vida longa e felicidade aos dois. O Capelão Rodrigo, que é Jornalista e Gerente Geral de Comunicação da TV “Canção Nova”, esteve em Portugal, cobrindo importante evento da Igreja “JMJ”. O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar participará da Bienal do Rio de Janeiro com o livro “Marinheiras e Brejeiras IV – Mais de uma em cada porto”. Sucessos ao Comandante e escritor. O Capitão de Longo Carlos Alberto Costa é um verdadeiro gentleman, sempre enviando mensagens significativas ao colunista. Não é a toa que postamos algumas delas nas edições. O Chefe de Máquinas Hugo de Castro Pereira fez parte da primeira tripulação do NavioAeródromo “São Paulo”, ainda como marinheiro, sendo o único filho de Ponta de Pedras (PA). O Capitão de Longo Curso Fábio Guilherme Lima Torres está bastante felicíssimo com o seu Botafogo, líder absoluto do Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão em 2023. Já o amigo Capitão de Longo Curso Milton Imbiriba, mesmo com seu Flamengo cambaleando, não perde a esportiva. Futebol tem disso tudo!

NAVEGANDO

Muitos navios de Bandeira Brasileira retornaram com suas movimentações de tripulação no exterior, após ficar por mais de dois anos em regime de quarentena, devido pandemia de Covid-19. O exemplo disso é o NT “Garrincha”, que realizará suas rendições no período certo. Atualmente o Estaleiro “Mauá”, localizado em Niterói (RJ), conta com um efetivo de aproximadamente 1.000 profissionais, o que é suficiente para atender a demanda de reparos e manutenções. No momento não tem carteira de construção, o que poderá mudar a partir de 2024. Torçamos! Amanhã terá início a Navalshore 2023 – Feira e Conferência da Indústria Naval, sendo este um dos maiores eventos do setor. O encerramento será no dia 24 de Agosto e acontecerá no Rio de Janeiro (RJ). Cerca de 90 marcas expositoras representantes de toda cadeia do setor estarão reunidas durante os três dias. A empresa Svitzer, pertencente ao grupo Maersk, recebeu o novo rebocador, denominado “Svitzer Atanásio”, construído pelo poderoso Estaleiro Rio Maguari, em Belém do Pará. A nova embarcação atuará no Porto de Santos, no litoral paulista. Esse é o terceiro rebocador de uma frota de seis. O propósito principal da vinda do NAM “Atlântico” a Belém (PA) foi o de garantir a segurança da Cúpula da Amazônia, que discutiram as políticas e estratégias para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Também abriu suas portas para visitas do público paraense que foi só sucesso. O Comando do 4º Distrito Naval realizou belíssima Cerimônia de Homenagem aos Marinheiros Mortos em Guerra, conforme noticiamos na coluna do mês de Julho. Houve lançamento de flores ao mar na altura de Salinópolis (PA), por ocasião dos 80 anos do torpedeamento do “Pelotas Lóide” pelos nazistas. Para o próximo ano, planejam a presença de representantes da Marinha Mercante Brasileira. Ainda repercute, positivamente, a matérias publicadas nos meios de comunicação, incluindo a coluna, sobre a Marinha do Brasil estar entre as 25 melhores do mundo. Com certeza uma boa dose de motivação para àqueles que desejam ingressar na Força de Mar e tripular os navios de guerra. No dia 13 de Agosto, a população de Rio Grande (RS) teve chance única de conhecer o Poder Naval Brasileiro e a vida dos militares das Fragatas “Independência” e “União”. Além das instalações das embarcações, também visitaram os helicópteros embarcados, no período que foi das 13h às 17h. O Brechó Elegante 2023 realizado pelo Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper foi sucesso absoluto e incontestável. A luz brilhou mais uma vez de modo singular. Os corações dos rotarianos transbordam em gratidão àqueles que organizaram, contribuíram com doações e marcaram presenças com suas compras. Parabéns pela bela iniciativa. Ainda falando no Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper, recentemente recebeu Certificado Menção Presidencial conferido por ter atingido as metas propostas no período conduzido, com louvor, pela companheira Neide Benchimol. Esse Certificado é conferido a poucos clubes, já que a maioria não atinge as metas. Parabéns! (RM)

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luís Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br