43ª Cerimônia da Abrammil condecora personalidades civis e militares

Coluna Convés principal - CLC Ricardo Monteiro

43ª Cerimônia da Abrammil condecora personalidades civis e militares

A Academia Brasileira de Medalhística Militar realizou a 43ª Cerimônia da ABRAMMIL no dia 30 de Junho, contando com a presença de grande público que prestigiou o evento no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), sendo presidida pelo Presidente, Acadêmico Benemérito Régis Lermen. Na ocasião, diversas personalidades, entre elas representantes das Forças Armadas, Forças de Segurança Pública, Sociedade Civil e Instituições foram agraciadas com as Medalhas da ABRAMMIL, em virtudes dos relevantes serviços prestados a Nação Brasileira e a Academia. Também ocorreram as Ascensões de Graus de Acadêmicos e a Premiação do 9º Concurso Literário da Instituição realizada no primeiro semestre. Os vencedores se emocionaram com o reconhecimento nessa tão nobre arte. Por motivo de saúde, o colunista não pôde comparecer ao brilhante evento, onde ascendeu ao Grau de Acadêmico Emérito da Academia, porém agradeceu a confiança depositada. Na próxima edição, postaremos mais fotos da brilhante Cerimônia. (Contribuição e Fotos: ABRAMMIL).

Personalidades civis e militares foram agraciadas com as Medalhas da ABRAMMIL.

Belo público prestigiou o evento

Aniversariante de 11 de Julho CLC Afonso de Almeida Corrêa

Aniversariou no último dia 11 de Julho o nosso querido Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa. Ele que aparece na foto ao lado do Vice-Almirante Valter Citavícius Filho, então Comandante do 4º Distrito Naval, no momento que recebia o Livro “O Mar como Destino” de autoria do Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior. O CLC Afonso por longos anos se dedicou à carreira no mar, tendo comandado navios de grande porte. Atualmente exerce a função de Diretor Administrativo do “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” (CCMM). A coluna parabeniza o CLC Afonso, desejando votos de felicidades, saúde, paz, fé e esperança.

CLC Afonso com o Vice-Almirante Valter Citavícius.

ANTAQ e Marinha do Brasil definem detalhes para Auditoria IMSAS-IMO

No dia 21 de Junho aconteceu importante reunião entre os Diretores da Agência Nacional de Transporte Aquaviário (ANTAQ) e Marinha do Brasil, com a finalidade de finalizar os detalhes relacionados à participação e contribuição da autarquia na Auditoria dos Estados-Membros da IMO (Organização Marítima Internacional). A reunião ocorreu no formato híbrido, contando com as participações de importantes autoridades representantes, dentre eles destacamos o Vice-Almirante (RM-1) Wilson Pereira de Lima Filho , tendo exercido várias funções no meio marítimo, como Diretor de Portos e Costas e Presidente do Tribunal Marítimo. O evento tambem abordou aspectos da implementação de alguns Códigos da IMO referentes às responsabilidades do Brasil como “Estado de Porto”, como IMSBC, IMDG e o Grain Code. (Contribuição e Foto: Marinha do Brasil).

Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper tem novo Presidente e Diretoria

Numa noite magistral, contando com as presenças de 103 convidados especiais, assumiu a Presidência do Rotary Club do Rio de Janeiro Vésper o confrade de Abrammil, Dr. José Cândido Gonçalves da Costa que, juntamente com sua nova Diretoria, conduzirão o timão dessa valorosa instituição pelo Período 2023-2024. O evento realizado no Clube Sociedade “Germânia Gávea” teve show da Sra. Renata Andrade, que debutou como Diretora de Protocolo do Período, e da Sra. Patrícia Magluta, aclamada por suas qualidades e liderança. Foram empossados os representantes do Conselho Diretor, as Comissões e Subcomissões, além de 7 novos associados. Parabéns ao Vésper e sucessos, são os desejos da coluna.

Mesa de Honra com os representantes do Rotary Club Vésper

MARÉ ALTA.

O Mês das férias escolares, também conhecida como férias de verão, nas regiões norte e nordeste têm as fiscalizações acentuadas pelos órgãos da segurança pública, tanto na esfera Federal, como Estaduais e Municipais. Tudo isso para coibir o abuso no trânsito, no meio aquático e aéreo.

MARÉ BAIXA.

O grande problema é que, ao ocorrer algum tipo de acidente, normalmente por falha humana, costuma atribuir a culpa pela falta de fiscalização e por aí vai. O único problema é que, antes da fiscalização, temos que ter a conscientização. Nesse aspecto, acontecem muitas faltas indevidas.

PASSADIÇO.

O atual Secretário de Ordem Pública de Maricá (RJ) será homenageado pela AIEB-Brasil com a Medalha de Mérito “Policial do Ano”. Parabéns ao militar.

Já o Comissário de Polícia Elmer Coelho Santos, atual Chefe da DEAM de Nova Iguaçu (RJ), será condecorado com a Medalha de Mérito da Polícia Civil. Com certeza uma grande homenagem pelo trabalho realizado.

Nem bem termina um Fórum, o Comendador Rodrigo Agostini, Presidente da AIEB-Brasil, já se prepara para novas cerimônias de níveis nacionais e estaduais.

Agradecimentos ao Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que lá da Suíça, enviou os votos de boa recuperação do colunista. Gente fina é outra coisa.

Na última quinta-feira, o colunista foi bem recebido pelo Gerente Marcus Fonseca, na Sede da Transpetro. De lá seguiu para embarque em sua próxima comissão.

O colunista deixa os sinceros agradecimentos aos familiares, esposa Cinthia Duarte e filha Marina Sophia, que entendem as obrigações do serviço prestado no mar para desenvolvimento da nação.

O grande mestre, Capitão de Longo Curso Antônio Garcia, vibrou com o retorno do colunista ao batente, desejando sucesso e recuperação 100% da saúde. Agradecimentos pelas palavras de incentivo.

O Capitão de Mar e Guerra Calfa, no Comando do Timão da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) vem realizado grande trabalho, com apoio a Segurança da Navegação. Também temos que fazer nossa parte para preservar vidas.

O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho, juntamente com sua tripulação a bordo do NT “Machado de Assis”, já navega pelo Oceano Atlântico Sul, apontando rumo para o Brasil.

Outro Comandante chegando é o CLC Conor, com o NT André Rebouças, onde recentemente o colunista comandou por alguns embarques. Boa chegada.

NAVEGANDO

A inclusão do Panamá na lista de observação pode ser devido a uma frota envelhecida, conforme relatado pela Autoridade Marítima desse país. No total, 374 detenções foram relatadas nos últimos três anos, onde 104 navios estavam com idade com mais de 30 anos e 35 com mais de 40 anos. O Panamá tem 8.500 navios registrados.

Em dados apontados pela ANTAQ, o Brasil transportou mais de 38 milhões de toneladas pela Navegação Interior no ano de 2022. O levantamento destaca as bacias hidrográficas Amazônica e Tocantins, responsáveis por 76% do transporte interior no país, representando um crescimento considerado.

Desde Maio, quando a PL 877/2022 chegou à Câmara dos Deputados para revisão, os parlamentares entraram com três pedidos para apensação de outras propostas que tratam da regulação da atividade. Têm deputado apresentado pedido de urgência para apreciação da PL. Como dizia o saudoso Mestre Alyrio Sabbá: Os práticos são anjos da guarda do setor marítimo.

No dia 29 de Junho começaram as retiradas de mais cinco embarcações abandonadas na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ), que estavam encalhadas na altura da Ilha da Conceição, em Niterói. A remoção levará 25 dias. O colunista passou próximo das sucatas, quando da saída do NT “Oscar Niemeyer” em 2015.  Assustador.

A partir de 1º de Dezembro, o Porto de Paranaguá (PR) receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque de passageiros em navios de cruzeiros da MSC. A previsão é que 2 mil pessoas passem pela região durante cada uma das escalas, injetando mais de R 1,5 milhão por semana, na economia local.

A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizou, com eficiência, as fiscalizações nas embarcações que estiveram a caminho do renomado Festival Folclórico de Parintins, entre os dias 26 de Junho a 02 de Julho. Como sabemos, nessa época um grande número de embarcações vão com destino ao município.

Grupo de Escoteiros do Mar visitaram o Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste no Mês de Junho. Vinte jovens integrantes do 17º GEMAR (Gaspar Lemos) participaram de eventos significativos, como o Cerimonial à Bandeira e ida ao Navio Hidrográfico Balizador “Comandante Manhães”.

Novos Marinheiros Auxiliares de Convés e de Máquinas foram formados pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA). Em Cerimônia realizada no dia 30 de Junho, os 79 alunos agora estão aptos para navegar nossas águas do mercado, engrandecendo a Marinha Mercante Brasileira.

Duzentos e sete novos Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) receberam os Espadins em Cerimônia realizada no dia 07 de Julho. Participaram do evento o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e o Comandante da Aeronáutica. Voltaremos com mais notícias.

O colunista já se encontra a bordo do NT “Dragão do Mar” onde, juntamente com sua tripulação, em breve realizarão sua primeira operação em Angra dos Reis (RJ). Que seja um grande embarque para todos nessa nova missão. (RM).

Fonte: (CCP) Coluna Convés Principal - CLC Ricardo Monteiro

ricardo.monteirobr@hotmail.com

Por: (LCN) Luis Celso News

luiscelsonews@gmail.com

contato@luiscelsonews.com.br