Galeão ‘Padre Eterno’ fez do Brasil potência naval

Coluna Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

Galeão ‘Padre Eterno’ fez do Brasil potência naval

Em 1663, um estaleiro do Rio de Janeiro inaugurava o galeão Padre Eterno, o maior em sua categoria, com 144 canhões, três mil tripulantes e capacidade para 3 mil toneladas de carga, na época, uma revolução na construção naval mundial. Seu principal mastro possuía quase 3 metros de diâmetro, e toda a madeira foi retirada da floresta serrana do Rio de Janeiro, sendo de qualidade e mais leve, tornando a embarcação fácil de manobrar e mais rápida na navegação, duas qualidades importantes para a época. Quando o galeão chegou a Portugal dois anos depois, foi motivo de notícias nos principais jornais locais e causou tanto “frisson” que as autoridades portuguesas impediram a construção naval brasileira de prosseguir em seus arrojados projetos náuticos. Alguns anos depois, o Padre Eterno naufragaria no Oceano Índico, sem que se saiba a razão.

PRATICAGEM DA BACIA AMAZÔNICA ESTÁ DE LUTO

Devido ao repentino falecimento do Prático Bruno Senna, ocorrido na noite da última sexta-feira (02), enquanto embarcado na função de Prático a bordo do navio “Viking Sea”, descendo o Rio Amazonas. O navio estava ancorado em frente à cidade de Parintins quando Bruno começou a passar mal, recebeu os primeiros socorros a bordo e, em seguida, foi transportado em uma UTI aérea com destino a Manaus, mas não resistiu e veio a falecer na chegada à capital amazonense. Bruno Senna era oficial da Marinha do Brasil, chegando ao posto de CMG. Ingressou na praticagem no concurso de 2006, sendo o primeiro de sua turma a ser habilitado como prático em 2008. Entrou para o quadro de Práticos da Empresa de Praticagem Bacia Amazônica Prático, destacando-se por sua habilidade negociadora e liderando o Conselho de Negociação da Cooperativa Unipilot. A partir de então, implementou uma nova abordagem nas cobranças dos serviços, resultando em considerável aumento nos valores respectivos. Na história da Praticagem da Bacia Amazônica, desde a sua fundação como Associação em 1970 e, posteriormente, como empresa a partir de 1997, muitos homens lideraram a categoria, deixando seu legado em diferentes épocas. Ao encerrar sua jornada nesta vida, Bruno Senna deixa registrado seu nome na história da Praticagem com letras de ouro. Em nome de todos os Práticos da ZP-01, do qual sou um deles, queremos agradecer por tudo de bom que você fez pela categoria. Vá com Deus e com a certeza de que você cumpriu com sucesso sua missão enquanto esteve entre nós.

MARES & RIOS

MAERSK  - A A.P. Moller Maersk, empresa global de logística integrada, anuncia Ricardo Rocha (foto) como presidente da área da Costa Leste da América do Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), com sede em São Paulo, Brasil. Com amplo conhecimento do mercado latino-americano, Ricardo, brasileiro nascido em Curitiba (PR), ocupava até então a posição de Head Regional de Logística e Serviços para a América Latina e Caribe na companhia, atuando em sua sede regional, no Panamá, desde janeiro de 2021. Profissional com cerca de 30 anos de experiência em logística, acumula experiências prévias em cargos de liderança sênior em empresas multinacionais como CEVA Logistics, Kuehne + Nagel, DHL Global Forwarding e UPS Supply Chain Solutions, com atuação em mercados de países como Colômbia, Argentina, Chile, Panamá e Peru.

ESTIVADORES - O Sindicato dos Estivadores Marítimos do Estado do Pará, presidido pelo amigo Moises Santiago, comemorou na última sexta-feira (02) 114 anos de fundação. Este centenário sindicato foi, durante anos, responsável por uma das homenagens mais bonitas para Nossa Senhora de Nazaré, durante a passagem do Cirio e da Transladação, na Praça do Pescador, realizando uma grande queima de fogos durante a procissão. Vale destacar que essa homenagem só era possível de ser realizada porque tinha a Chapa da Santa que corria em todos os ternos de estiva escalados para trabalhar.

UNIPILOT - Acaba de contratar mais um gerente para tratar dos interesses da Cooperativa e de seus associados. Trata-se do Capitão de Mar e Guerra Fabrício Fróes (RM1), ex-Capitão dos Portos de Santarém. Em sua primeira atividade representando a UNIPILOT, esteve presente, juntamente com o atual Gerente, Fernando Câmara, na assunção de Comando do Agente Fluvial de Itacoatiara pelo CT (T) Weydson, sendo a cerimônia presidida pelo Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental (CMG Carvalhaes). No mesmo dia, também participou da posse do novo Comandante da Flotilha do Amazonas CMG Sandir, em solenidade presidida pelo Comandante do 9º Distrito Naval Vice-Almirante Lobo. Já no dia 1º de fevereiro, Fróes e Câmara foram recebidos em uma audiência formal pelo Vice-Almirante Lobo.

Fernando Câmara, Vice Alte Lobo, CMG Sandir e Fabrício Fróes; CT

Weydson, Fernando Câmara, CMG Carvalhaes, Fabrício Fróes e CT Geovani

BANDA DOS FUZILEIROS - A Banda dos Fuzileiros já brilhou na cerimônia de abertura em três jogos realizados no Mangueirão este ano, sendo o último ocorrido na última quarta-feira (01) no emocionante confronto entre Flamengo e Sampaio Correia-RJ. O espetáculo encantou a grande torcida rubro-negra presente no estádio, levando todos à loucura. Foi uma apresentação de gala que deixou uma marca inesquecível. O Maestro Sub-Oficial Bitencourt (foto) está nos preparativos para uma surpresa especial, que será apresentada antes do jogo de hoje entre Remo e Paysandu. Aguardem por mais um momento memorável!

Fonte: (CNF) Navegação em Foco - Luiz Omar Pinheiro

Por: (LCN) Luis celso News

luiscelsonews@gmail.com